sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

A propaganda no Second Life


Hoje temos mais um tema polêmico, mas realista na estreia de nossa nova colunista Lidighost Kira. Lidi escreve sobre o impacto da publicidade e da promoção na vida dos avatares do Second Life. Boas e más práticas que devem receber atenção.



No Second Life, a propaganda é tão importante quanto na vida real, como já dizia o ditado: "A propaganda é a alma do negócio". E no mundo virtual a propaganda desempenha o mesmo papel que na RL, tendo reações positivas ou negativas.

Infelizmente, a publicidade vem despertando certas polêmicas, pois ela é feita através das conferências, notícias de grupos e até mesmo por teletransportes, em sua maioria. Essas tarefas são executadas pelos profissionais conhecidos como promoters, que são contratados para levar pessoas a determinados lugares no Second Life.

Qual é o limite para esta propaganda? Quando a propaganda ultrapassa os limites e passa a ser considerada um spam? O spam é uma infração contra o artigo de número 6 do big six podendo causar até mesmo o banimento do autor caso sofra o famigerado "report abuse".

É muito importante respeitar os direitos de cada indivíduo, o que ultimamente não tem acontecido. Hoje em dia, as pessoas deixaram de lado o ‘bom costume’ e não procuram conhecer  quem estão adicionando. Ao chegar em um local, várias pessoas, a maioria promoters, mandam convites de amizade sem  ao menos lhe dizer um ‘oi’,  gerando muito constrangimento nos usuários importunados.

Outra tática utilizada pelos promoters é a importação de suas listas de amigos. Alguns residentes vêem como falta de respeito tal ação, pois eles acabam sendo importunados por outros usuários  que se quer conhecem. 

No SL, foram criados vários grupos de propaganda  exatamente pensando em quem precisa utiliza-los para divulgação como meio de trabalho. É sempre bom lembrar que, ao enviar um convite de amizade o promoter está  lidando com pessoas que, se souber cativar, poderá exercer qualquer profissão que seus amigos serão mantidos. Com respeito e educação é possível manter a profissão sem perder as amizades.

Nos vemos no Second Life!!!


Lidighost Kira (http://ghostdream-sl.blogspot.com/)
Colunista
Origem: www.mundolinden.net
"Second Life Fácil"

Nenhum comentário: