sexta-feira, 15 de maio de 2009

Facebook bane conta de avatares

A principal rede social nos EUA e na Europa não quer habitantes de mundos virtuais, povoando seu serviço. Muitos avatares do Second Life perderam sumariamente suas contas neste serviço.

Por Jean Liberato

Ao que tudo indica, a empresa deseja apenas contas de pessoas reais, com nome e endereços reais, pele e ossos. Ninguém feito de "bits & bytes", vivendo em metaversos tridimensionais, on-line, terá espaço no Facebook.

Um grupo de protesto, dentro do próprio Facebook, composto por pessoas contrárias à medida arbitrária da empresa foi criado, chama-se "Avatars & Humans United" e pode ser acessado AQUI, que já conta com mais de 230 pessoas.

Provavelmente a decisão de colocar barreiras para pessoas virtuais, vem da investida comercial que a rede social tem adotado recentemente. Muitos serviços e produtos estão em desenvolvimento na empresa de Mark Zuckerberg, o que aponta para o distanciamento de dados imprecisos ou pessoas inexistentes. Porém negar que um avatar é de fato uma pessoa real, passa a ser um erro estratégico, mas dentro de sua política autoritária, parece-nos que o Facebook não enxerga ou não quer enxergar isso.

Enquanto o Facebook proibe e descadastra avatares dos diversos mundos virtuais e em especial do Second Life, muitos perfís de avatares existem em outras redes sociais, como o Orkut, MySpace, Flickr, YouTube, Twitter, entre outros. O que indica que o Facebook escolheu seguir na contra mão do mercado.

Origem: http://www.mundolinden.net/