sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

SLEx + Linden Lab + OnRez

O mercado virtual do Second Life nunca mais será o mesmo. No último dia 20 a Linden Lab anunciou a aquisição e fusão dos dois maiores mercados on-line para produtos virtuais do SL - XStreetSL, antigo SLExchange e o seu maior concorrente OnRez que era da famosa Rezzable.


A partir de agora tudo o que era vendido separadamente por duas empresas distintas, será controlado pela Linden Lab, que assume praticamente o controle total do mercado externo de objetos e produtos virtuais. Aparentemente a transação foi milionária, pois, ambos os sites eram visitados diariamente por milhares de pessoas.

O XStreetSL é ainda hoje um dos 9000 websites mais visitados do mundo (de acordo com o índice Alexa.com) , chegando muito próximo do site oficial do SL SecondLife.com. Já o OnRez era o maior concorrente do XStreetSL, estando entre os 50 mil mais visitados do mundo. Em termos financeiros, de acordo com o New York Times, o mercado de produtos virtuais, para jogos e mundos virtuais, movimenta cerca de 1,5 bilhões de Dólares por ano. O Second Life responde por cerca de 360 milhões de Dólares por ano (mais de 20% deste nicho), apenas em vendas de objetos virtuais e recursos, muito dos produtos criados e vendidos pelos próprios participantes (avatares).

Com a operação de compra a Linden Lab assume controle sobre os dois principais comércios de recursos externos ao metaverso. Ambos sistemas funcionam baseados na compra on-line com a entrega da mercadoria imediatamente ao comprador, que deve estar logado no sistema Second Life. Eram praticamente o eBay ou Mercado Livre do mundo virtual, mas estavam sob controle privado, até dia 20 de janeiro.

Deste dia em diante o comércio virtual, fora do metaverso será realizado apenas no endereço XStreetSL, sendo o OnRez totalmente absorvido pelo maior concorrente. Maiores informações podem ser lidas nos sites oficiais de cada mercado.

Tudo indica que esta preocupação de Linden Lab vem da necessidade de controlar de forma mais efetiva o conteúdo comercializado no metaverso, pois, a onda de clonagens voltou, preocupando demais os desenvolvedores e criadores de objetos. Com este movimento, a empresa sinaliza que irá agir mais efetivamente. Em breve podemos ver objetos copiados e clonados sendo removidos do sistema XStreetSL, pois, a partir de agora seus vendedores também serão controlados pelas regras do T.O.S. (Termos de Serviço) da Linden. Antes não eram, ficavam livres para vender o que quisessem, sem comprovar origem ou confirmar sua criação.

Apesar de dominarem 99% do mercado mundial de vendas fora do metaverso XStreetSL e OnRez não são os únicos mercados. Um programador brasileiro recentemente desenvolveu um sistema semelhante, com um adicional diferenciado, que permite a criação de franquias. Ricardo Nascimento, criou o REZZOR que é um sistema inspirado nos já existentes, mas acrescentou a possibilidade de comissionar as vendas para parceiros, ampliando ainda mais as possibilidades. Atualmente o REZZOR responde por apenas 1% do mercado mundial, mas tem planos de ampliação. Vale a pena conferir.

Origem: http://www.mundolinden.com/

Publicidade:

Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no Metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

• 17.212 novas inscrições, levando a população a um total de 16.785.531 avatares;

• Pico máximo de 73.233 ao mesmo tempo, por volta das 20:00 hora (horário de Brasília) e um mínimo de 44.190 logados por volta das 08:00 da manhã. Média do dia: 58.342 (logados por hora);

• Índice de estabilidade do grid ficou em 1.68 (quanto menor, melhor);

• Usuários logados nos últimos 60 dias: 1.444.530

• Usuários logados nos últimos 30 dias: 940.855

• Usuários logados nos últimos 14 dias: 673.827

• Usuários logados nos últimos 07 dias: 522.526

Origem: http://www.mundolinden.com/

Publicidade:

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Estou de volta!

Olá amigos do MundoLinden.com, após tirar uns dias de descanso, bagunçar demais com meus filhos e descançar a cabeça dos problemas do dia-a-dia estou de volta, para trazer informações e gerar debates interessantes, sobre nosso tema, que é o Second Life e outros mundos virtuais.

por Jean Liberato

Assim que cheguei, percebi que muitas coisas aconteceram nos últimos dias.

1 - NOVO RECORDE de residentes simultâneos, registrado ontem, domingão 18/01/09. O grid fritou com mais de 81.000 residentes conectados. Fritou mesmo, pois foi também um dos maiores momentos de instabilidade do SL.

2 - na última semana problemas com o grid que há muito tempo foram superados, voltaram para assombrar todos os residentes. Teleportes não funcionaram, saldos financeiros zerados, inventários inativos, construção de objetos problemática, etc. De acordo com a Linden Lab, tudo já era previsto, pois estão realizando uma grande manutenção nos servidores. Será?

Sejamos todos bem vindos ao ano de 2009 dentro do metaverso. E este ano promete ser outro que "bombará" na vida digital. Uma enxurrada de noobies é esperada, pois, o SL será tema da nova novela das 8 na Rede Globo.

Particularmente acho que a Glória Peres é fraquíssima como autora e muitas vezes cria esteriótipos grotescos encarnados em seus personagens. Já vimos isso acontecer com vários segmentos sociais, onde ela cria uma vaga imagem da pessoa ou do grupo e transforma em um "monstrinho" que é explorado no horário nobre da Globo. Peões de Rodeio, Rockers Topetudos, Góticos, Caminhoneiros, Árabes, entre outros grupos já tiveram o "prazer" de passar pela experiência.

Pelo visto não nos resta muita esperança, pois, a personagem que será uma viciada em Second Life, segue firme como uma pessoa não muito bela na vida real que cria uma avatar gostosona no SL e vive uma "ilusão" entre os dois mundos. Como se isso fosse a realidade de todos os residentes.

Por que ela não colocou como personagem uma pessoa que venceu? Um investidor que fez do Second Life algo rentável? Temos vários exemplos, brasileiros que hoje administram continentes gigantes (com mais de 100 ilhas), lojas famosas que vendem milhares de dólares por mês, jogos de RPG que faturam rios de dinheiro virtual e geram lucro real. Mas deve ser melhor para a audiência criar o estereótipo de uma pessoa frustrada, feia que encontra paz no mundo simulado. Eu particularmente discordo desta fórmula derrotista.

Agora é esperar e ver como isso será recebido pelo público. Certamente muitos novos brasileiros vão querer experimentar o mundo virtual por causa da novela. Teremos a partir de hoje uma nova invasão de noobies brazucas e como somos os mais velhos nossa obrigação é ajudá-los para que não caiam nas mãos de golpistas, de griefers e de grupos mal intencionados.

Ainda nesta semana, publicarei a já famosa análise do ano de 2008, comparando-o com 2007. E adianto que ao contrário do que dizem os "profetas do apocalipse" de plantão, o SL cresceu, amadureceu e continua crescendo e muito, com uma taxa de 40% ao ano. Em época de crise econômica este número é impressionante.

Grande abraço e nos vemos no Second Life!