sábado, 12 de julho de 2008

Depois de "bolha" do Second Life, Google lança programa de realidade virtual

Cinco anos após o lançamento do Second Life, que já não tem o mesmo vigor, o Google lançou nesta semana o seu aplicativo de realidade virtual na internet, chamado ‘Lively’. O programa on-line permite que as pessoas interajam em ambientes e com outros objetos que imitam a vida real.

No programa é possível criar espaços virtuais em sites, personalizar avatares e decorar o "mundo on-line" com fotos e vídeos em streaming do YouTube, do Picasa e outras fontes. Também se pode construir ambientes como apartamentos, ranchos e terraços com cenários de cidades ao fundo.

Os usuários podem convidar outros amigos cadastrados no jogo para uma "visita" por meio de convites enviados por e-mail ou mensagens instantâneas.

Para o Google, o Lively vai atrair mais interesse porque não está "preso" a apenas um sistema, como o Second Life, e não cobra nada dos usuários. Depois de instalar o aplicativo, é possível usar o Lively por meio de outros portais, como redes sociais e blogs.

O Lively já funciona em redes sociais como o Facebook e o Google está trabalhando na adaptação para o MySpace. "Nós sabemos que as pessoas já gastam muito tempo em socialização na internet, então nós queremos apenas tentar tornar isso mais divertido", afirma Niniane Wang, que desenvolveu o sistema.

A empresa não tem planos de vender publicidade no jogo, mas o serviço poderia ajudar nos negócios da empresa, caso estimule as pessoas a ficarem mais tempo na internet, ficando mais "suscetíveis" a clicar nos links patrocinados da empresa espalhados pela rede.

Com o Lively, o Google entra na disputa com o Second Life, uma comunidade on-line com uma moeda própria e uma economia em crescimento, na qual os usuários se teletransportam e voam pelo mundo virtual usando avatares.

O crescimento do mundo virtual da Linden Lab perdeu impulso após o período de rápida expansão. Especialistas apontam que o caráter sexual de grande parte do conteúdo e o controle frágil de propriedade intelectual dentro do SL esvaziaram o produto. Empresas que investiram na brincadeira começaram a sair da empreitada de fininho.

O novo sistema funciona com Windows Vista e XP e com o Internet Explorer ou Firefox. É preciso ter ao menos 13 anos para participar.

Visite no Lively os lugares brasileiros vinculados ao Second Life (basta ter uma conta Google e instalar um pequeno plugin):

Bar Mundolinden.com

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Origem: Folha On Line
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Cine Mundo Linden: Second Life e o mundo corporativo

Um vídeo simples, mas interessante pela análise bem feita pelo consultor empresarial Cacau Guarnieri, que verifica quais os potenciais de utilização séria do metaverso.

Assista agora ao vídeo:


Caso o link não funcione, clique aqui

Origem: Mundolinden.com

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Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

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• 13.612 novas inscrições, levando a população a um total de 14.313.529 avatares;

• Pico máximo de 60.996 avatares logados ao mesmo tempo, às 18:40 horas (horário de Brasília) e um mínimo de 30.200 logados por volta das 06:10 da manhã. Média do dia: 50.055;

• Índice de estabilidade do grid ficou em 1.28 (quanto menor, melhor);

• Usuários logados nos últimos 60 dias: 1.205.307.

Origem: Massively
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sexta-feira, 11 de julho de 2008

Cine Mundo Linden: Gilberto Gil, fala sobre sua experiência no Second Life

Antes de encerrar sua apresentação no Second Life, o ministro da cultura, Gilberto Gil dá sua opinião sobre a experiência no Second Life.

Assista agora ao vídeo:


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Origem: Mundolinden.com

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Cine Mundo Linden: Lively - o novo mundo virtual do Google

Complementando nossas postagens de ontem, localizamos mais vídeos do novo lançamento Google. Que tornou-se um mega sucesso, com mais de 500 mil usuários cadastrados em menos de 3 dias.

Em breve faremos uma matéria com nossa avaliação completa, sobre o novo mundo virtual, porém, por enquanto postamos vídeos e dicas das melhores Rooms para você. Hoje é a vez do vídeo produzido pela Meta Mídia Digital, empresa que administra as ilhas do grupo Búzios no Second Life e gerencia os projetos do Bradesco no Metaverso, através de contratos com a Agência Click.

Visite no Lively nossos lugares (basta ter uma conta Google e instalar um pequeno plugin):

Bar Mundolinden.com

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Ilha Brasil

Assista agora ao vídeo da MetaMídia no Lively:


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Origem: Mundolinden.com

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Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

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• 13.644 novas inscrições, levando a população a um total de 14.299.917 avatares;

• Pico máximo de 61.861 avatares logados ao mesmo tempo, às 18:10 horas (horário de Brasília) e um mínimo de 36.273 logados por volta das 05:55 da manhã. Média do dia: 49.215;

• Índice de estabilidade do grid ficou em 2.59(quanto menor, melhor);

• Usuários logados nos últimos 60 dias: 1.205.301.

Origem: Massively
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quinta-feira, 10 de julho de 2008

Cine Mundo Linden: Lively - o novo mundo virtual do Google

Complementando nossa postagem anterior, onde publicamos uma matéria do portal G1 (Globo.com), pesquisamos no You Tube e localizamos o vídeo do novo lançamento Google.

Para quem conhece outros mundos virtuais, o novo Lively se parece muito como metaverso There.com. A empresa respónsável pelo There, detém a tecnologia chamada Forterra e vende a tecnologia para projetos corporativos. Apesar de não confirmado pelo Google, aparentemente a tecnologia que move seu novo metaverso é Forterra.

Visite no Lively nossos lugares (basta ter uma conta Google e instalar um pequeno plugin):

Bar Mundolinden.com

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Assista agora ao vídeo promocional do Lively:


Caso o link não funcione, clique aqui

Origem: Mundolinden.com

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Google cria mundo virtual no estilo 'Second Life'

Usuários podem acessar o ‘Lively’ de outros sites, como redes sociais e blogs. TVs espalhadas no universo paralelo exibem clipes do YouTube.

O Google disponibilizou nesta semana o acesso a um mundo virtual chamado “Lively”, que segue o estilo de “Second Life”: nele, o internauta cria um avatar (personagem) para interagir com outros habitantes desse universo. A ferramenta em inglês é gratuita e dividida em salas (rooms) temáticas: ilha, descanso, velho oeste, World of Warcraft, ficção científica e utopia, entre outras. Para participar, o internauta deve ter mais de 13 anos.

O Google, diz a agência Associated Press, acredita que a novidade encoraja muitas pessoas a mergulharem em diferentes realidades, porque o programa não está amarrado a um site como o “Second Life”. Depois de instalar um pequeno pacote de software, diz a agência, o usuário pode acessar o ‘Lively’ de outros sites, como redes sociais e blogs.

O programa já é compatível com o site de relacionamentos Facebook e o Google trabalha para associá-lo ao MySpace. “Sabemos que as pessoas já passam muito tempo socializando, então queremos tornar essa experiência mais divertida”, disse Niniane Wang, engenheiro do Google que coordenou o projeto. A empresa tem planos de vender anúncios nesse mundo virtual.

Os usuários podem criar avatares do sexo feminino, masculino ou até espécies diferentes. Esses personagens assumem identidades novas, mudam de roupa e também expressam emoções. Além disso, é possível criar salas temáticas, que vão de cafeterias a ilhas exóticas: qualquer um desses ambientes comporta aparelhos de TV que exibem clipes do YouTube, selecionados pelo próprio usuário.

Visite no Lively os lugares brasileiros vinculados ao Second Life (basta ter uma conta Google e instalar um pequeno plugin):

Bar Mundolinden.com

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Origem: G1 (globo.com)
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Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

Compre este carro, aqui.

• 15.340 novas inscrições, levando a população a um total de 14.285.811 avatares;

• Pico máximo de 61.810 avatares logados ao mesmo tempo, às 18:10 horas (horário de Brasília) e um mínimo de 30.846 logados por volta das 07:10 da manhã. Média do dia: 49.760;

• Índice de estabilidade do grid ficou em 1.33 (quanto menor, melhor);

• Usuários logados nos últimos 60 dias: 1.168.422.

Origem: Massively
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quarta-feira, 9 de julho de 2008

Cidade do futuro é atração para os amantes de sci-fi do SL

Há poucas semanas foi inaugurada no Second Life a Insilico, uma cidade Cyberpunk inacreditável. A princípio, a criadora de Insilico, Skills Hak, teve a idéia de fazer apenas um shopping temático para produtos futuristas, mas com o tempo seu projeto foi crescendo e acabou virando uma cidade inteira.

Primeiramente o visitante deve notar que a cidade está localizada a quilômetros de distância do solo. A primeira parada é uma plataforma na qual o visitante deve tocar na notificação de landmark e depois usá-la para se teletransportar. Finalmente assim, ele chegará a Insilico.



A enorme metrópole lembra muito cenários como os do filme Blade Runner ou Quinto Elemento. Pudera, a inspiração é essa mesma. Tanto que as pessoas que circulam por ali parecem ter saído de um filme de ficção científica, no qual andróides e alienígenas são tão comuns quanto seres humanos. O espaço é inacreditavelmente detalhado: uma cidade que não vê a luz do sol há tempos, erguida em metal e cercada por luzes ofuscantes de neons e telas de TV. O visitante passará bons momentos investigando cada cantinho das construções e depois pode se sentar no simpático bar e tomar um drink com vista para os arranha-céus iluminados.






As lojas do shopping local vendem roupas, naves, armas e tudo mais o que um avatar precisa para entrar no clima cibernético-futurista. Prédios altíssimos são rodeados por naves brilhantes que atravessam o céu. O local em breve se tornará um espaço para jogar RPG (role-playing game) baseado obviamente no universo sci-fi. Nas gangues da cidade, eco-terroristas, ciborgues rebeldes e alienígenas farão parte da aventura. As regras do jogo ainda estão sendo programadas e, por enquanto, a cidade recebe visitantes para fazer compras e admirar um dos lugares de visual mais fantástico do metaverso. Imperdível.



Origem: Second Life informa (iG)
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Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

Compre este carro, aqui.

• 12.919 novas inscrições, levando a população a um total de 14.270.471 avatares;

• Pico máximo de 68.870 avatares logados ao mesmo tempo, às 15:45 horas (horário de Brasília) e um mínimo de 37.384 logados por volta das 06:10 da manhã. Média do dia: 50.119;

• Índice de estabilidade do grid ficou em 1.04 (quanto menor, melhor);

• Usuários logados nos últimos 60 dias: 1.201.342.

Origem: Massively
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terça-feira, 8 de julho de 2008

IBM e Linden Lab anunciam finalmente interoperabilidade entre OPENSIM e grid oficial

As empresas anunciaram em conjunto ontem, que as suas equipes de desenvolvimento realizaram uma operação de teleporte oficial, partindo do mundo oficial da Linden (grid oficial) e chegando em um mundo de testes, hospedado em outro servidor, externo ao oficial.

Apesar de não parecer uma novidade, pois no mês passado tal fato já havia ocorrido através de desenvolvimento livre, conforme noticiamos em 08 de junho de 2008, o fato chama atenção por ser uma experimento oficial, envolvendo a Linden Lab e a poderosa IBM.

Em breve, todos os mundos virtuais estarão unidos, através do OPENSIM.

"Na verdade a Linden Lab começará um Open Grid Público Beta, no mês de julho, fazendo com que o Second Life Preview Grid (Beta Grid) tenha suporte para login e teleporte, no protocolo Open Grid (projeto Open Source oficial da empresa)", explicou Hamilton Linden, no blog oficial da empresa. "Esta primeira fase do Open Grid Público Beta foi criado para desenvolvedores que queiram testar a interoperabilidade de seus grids OpenSim com o grid oficial do Second Life.

Inicialmente apenas será permitido o teleporte entre os mundos, os objetos em inventário e valores em dinheiro (Linden Dollares ou dinheiro dos outros mundos) não serão permitidos ainda.

A IBM tem parte importante no projeto, pois, já contribui no desenvolvimento do projeto OpenSim e será a principal intermediária entre a comunidade de desenvolvedores e a Linden, facilititando ainda mais o processo de integração dos sistemas, que permitirá aos grids privados (outros mundos virtuais), conectarem-se ao protocolo do grid oficial da Linden - o metaverso Second Life.

Para as duas empresas, este é um passo no sentido da segurança, pois é inevitável que mundos virtuais comuniquem-se no futuro e a IBM deseja ser a garantidora da base de segurançpa neste processo. Já a Linden Lab terá sua plataforma distribuida livremente ampliando ainda mais o universo de utilizadores do Second Life.

Colin Parris da IBM, afirma que a principal característica deste processo é garantir a segurança na interoperabilidade de bens e valores (objetos e dinheiro virtual) entre os mundos virtuais, tendo como base o mundo virtual da Linden Lab (Second Life).

Finalizada a integração, um projeto iniciado no Second Life poderá ser concluído ou transferido para qualquer outro mundo virtual que tenha compatibilidade com o protocolo OpenSim.

A Linden Lab vê a chance de ter seu sistema adotado como padrão, para a futura navegação 3D on-line,"nós acreditamos que a interoperabilidade entre mundos virtuais hospedados em servidores distintos, é essencial para que nosso projeto atinja seu potencial pleno", explicou Hamilton Linden.

No Brasil, está em desenvolvimento o LifeSim (da StudioGrafics), um mundo virtual que utiliza o protocolo OpenSim e busca uma forma de permitir aos brasileiros explorar todo o potencial do Second Life, com custos acessíveis, bem como, customizar plenamente seus projetos, inclusive garantindo a segurança sob seu próprio firewall corporativo (hospedando o projeto nos servidores da empresa cliente). O projeto brasileiro está em fase de finalização e será aberto para testes até o final do mês de julho.

"Agora estamos certos que o OpenSim vá deslanchar, pois, com o apoio oficial da Linden Lab e da IBM, temos a certeza que nosso projeto está no caminho certo. A participação oficial da Linden, demonstra que eles desejam realmente descentralizar os servidores que fornecem acesso ao metaverso Second Life, desafogando a necessidade de manterem um data center gigantesco, pulverizando o acesso através de investidores privados pelo mundo. Este passo vai revolucionar a navegação 3D no mundo", afirma Rubiano Oliveira, CEO da StudioGrafics.

Origem: MundoLinden.com
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Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

Compre este carro, aqui.

• 15.158 novas inscrições, levando a população a um total de 14.257.552 avatares;

• Pico máximo de 64.138 avatares logados ao mesmo tempo, às 15:10 horas (horário de Brasília) e um mínimo de 37.533 logados por volta das 06:10 da manhã. Média do dia: 50.803;

• Índice de estabilidade do grid ficou em 1.05 (quanto menor, melhor);

• Usuários logados nos últimos 60 dias: 1.199.833.

Origem: Massively
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segunda-feira, 7 de julho de 2008

Second Life e CLub Penguin estão entre os 10 sites que mais cresceram no Reino Unido

O resultado foi divulgado na nova pesquisa da Nielsen, onde a consultoria acompanha os 10 melhores sites do Reino Unido em média mensal de minutos em uso.

Não existem outros mundos virtuais na lista, que envolve gigantes como MSN Search, eBay e Facebook, mas o desempenho do Club Penguin e principalmente do Second Life, chamou muito a atenção.

Visite Londres no SL. Teleporte-se aqui.

O monitoramento do uso dos sites em minutos, no período de maio de 2007 a maio de 2008, demonstrou que o Club Penguin cresceu 82%, passando de 23 milhões para 42 milhões de minutos, enquanto o Second Life cresceu espantosos 137%, subindo de 125 milhões para a excelente marca de 296 milhões de minutos dedicados ao uso do site oficial em todo o território da "Rainha".

Mas o interessante não é o número de horas dedicadas ao site, mas o número de horas gastas pelos britânicos na utilização do mundo virtual (o que não foi apurado pela consultoria), este dado certamente seria muito maior que o resultado apresentado pela Nilsen. Outro dado importante é que cerca de 52% dos britânicos, nunca tinham nem ouvido falar no Second Life e que a taxa de aprovação do site era de apenas 6%.

Ou seja, se apenas 6% aprovam o site e mesmo assim produzem um efeito capaz de colocar-lo entre os 10 maiores em crescimento, imagine o que seria possível caso sejam implementadas mudanças na relação com o consumidor e facilitadores para manter os novos residentes ativos no sistema.

Websites/incremento total por utilização em minutos - Reino Unido:

Maio 2007 – Maio 2008

Rank




Website



Total UK minutes (millions) May 07



Total UK minutes (millions) May 08

Increase in total minutes (millions)

% increase in total minutes

1




Facebook



462



2,249

1,787

387%

2




YouTube



392



588

196

50%

3




Second Life



125



296

171

137%

4




Google Search



769



885

115

15%

5




Google Maps



63



121

58

91%

6




Wikipedia



116



146

30

26%

7




ASDA



12



37

25

208%

8




iTunes



514



536

22

4%

9




Club Penguin



23



42

19

82%

10




Veoh



9



27

18

195%


Origem: netimperative.com
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Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

Compre esta moto linda, aqui.

• 18.493 novas inscrições, levando a população a um total de 14.242.394 avatares;

• Pico máximo de 65.732 avatares logados ao mesmo tempo, às 18:00 horas (horário de Brasília) e um mínimo de 39.790 logados por volta das 07:10 da manhã. Média do dia: 51.958;

• Índice de estabilidade do grid ficou em 0.97 (quanto menor, melhor);

• Usuários logados nos últimos 60 dias: 1.189.401.

Origem: Massively
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