sábado, 21 de junho de 2008

Testamos o HiPiHi, o Second Life Chinês e não gostamos

Uma boa tentativa de simular o que já acontece no Second Life, porém, muito aquém do esperado. Restrições de processamento de dados, limitação de velocidade de internet e um firewall governamental muito chato, dificultam a vida no novo mundo 3D.

O mundo 3D chinês está longe de ser uma ameaça para o Second Life e outros metaversos ocidentais, pelo menos no que diz respeito a interface gráfica. Além disso não localizamos nenhum patch de tradução oficial para o inglês, o que dificultou ainda mais nossa experiência.

Conseguiram criar um motor 3D funcional. Aparentemente os servidores são estáveis, porém, ficou evidente uma grande dificuldade no envio de pacotes.

Navegamos com um PC robusto (2 GB de memória RAM, processador Intel 2.2 Ghz, placa de vídeo NVídia GForce 7600 de 256 MB dedicados e conexão AJato 2 MB no momento do teste estava entregando mais de 95% do serviço). Mesmo com uma configuração acima da média, sentimos dificuldades no recebimento de pacotes.

Pesquisamos o que poderia ser e ficou constatado que era um problema no upload do HiPiHi, que além de ter limitação tecnológica, precisa passar todo seu conteúdo tanto Up quanto Download por um firewall do governo chinês, o que atrasa ainda mais a troca de dados.

Podemos confirmar que o metaverso chinês está para o universo de mundos virtuais, como estava o Second Life a 3 anos. Não localizamos muitas construções e as que localizamos eram bem inferiores ao que se espera de um mundo virtual 3D. Baixa qualidade nas texturas e acabamento precário. Além disso nosso viewer travou muitas vezes durante o teste. E para complicar ainda mais, o software de instalação tem 70MB, é maior que o Second Life e seus viewers independentes.

De acordo com a empresa, o HiPiHi possuí mais de 700 mil registros, em média conectam-se 17 mil avatares por dia e nos últimos 30 dias mais de 50 mil avatares conectaram-se no sistema.

Acreditamos que os projetos OPENSIM são bem mais completos e com melhores construções, do que o HiPiHi, pois apresentam maior possibilidade de construção e pelo que vimos a interface de desenvolvimento/criação é muito mais intuitiva, deriva-se totalmente do Second Life.

Não acreditamos que o HiPiHi possa expandir-se pelo mundo ocidental, realmente deve se tornar uma mania chinesa, restringindo a utilização ao enorme mercado local.

Veja mais fotos de nossa experiência no HiPiHi no álbum Mundo Linden no Flickr.

Origem: mundolinden.com
Publicidade:

Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

Visite este local clicando aqui.

• 10.709 novas inscrições, levando a população a um total de 14.064.328 avatares;

• Pico máximo de 60.665 avatares logados ao mesmo tempo, às 18:55 horas (horário de Brasília) e um mínimo de 36.111 logados por volta das 08:15 da manhã. Média do dia: 49.743;

• Índice de estabilidade do grid ficou em 1,03 (quanto menor, melhor);

• Usuários logados nos últimos 60 dias: 1.193.192.

Origem: Massively

Publicidade:

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Linden Lab restringiu o acesso de usuários sem conta premium

Conforme noticiado pelo blog Second Life Herald, houve realmente um bloqueio para todos os residentes que não possuem conta premium, confirmado ontem pela Linden Lab.

Ao tentar conectar-se no sistema o usuário deparava-se com o aviso da imagem ao lado. A Linden Lab confirmou que testou o bloqueio no dia 12 de junho, mas que não pretende utilizar este recurso novamente.

"Bloqueamos o acesso de usuários gratuitos intencionalmente, por 7 minutos, para resolver problemas tecnicos". Disse a Linden Lab para a Agência Reuters.

"O sistema de bloqueio foi criado para evitar sobrecarga no sistema, porém hoje em dia ele não mais nos serve para os fins que foi desenvolvido, não pretendemos utilizar novamente este limitador de acessos, que beneficia usuários pagos". Finalizou a Linden Lab em sua resposta para a Reuters.

O problema foi identificado e publicado na semana passada pelo Second Life Herald, no dia 13 de junho. Apesar de tornar-se público agora, esta medida polêmica já havia surgido no ano passado, quando a Linden Lab declarou que iria apenas permitir acesso para residentes que houvessem feito alguma transação financeira no sistema, seja aquisição de conta premium, seja compra de terrenos, compra de L$ direto com a empresa ou ainda pagamento de anúncios.

Origem: Reuters Second Life
Publicidade:

Cine Mundo Linden: Brasil X Argentina, ao vivo no Second Life

Assista nosso vídeo com o final do jogo, transmitido ao vivo, na última quarta-feira.

O vídeo demonstra o funcionamento do sistema de transmissão ao vivo para dentro do Second Life, criado por Sylvio Runo e disponível para venda no NAT HOME Center. Muitos brasileiros que moram fora do Brasil elogiaram a iniciativa, tendo em vista que o jogo normalmente não seria transmitido onde estão.

Assista agora:


Se o vídeo não funcionar clique aqui

Origem: Equipe Mundolinden.com
Publicidade:

Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

Visite este local clicando aqui.

• 10.453 novas inscrições, levando a população a um total de 14.050.619 avatares;

• Pico máximo de 60.867 avatares logados ao mesmo tempo, às 18:20 horas (horário de Brasília) e um mínimo de 20.541 logados por volta das 06:25 da manhã. Média do dia: 48.080;

• Índice de estabilidade do grid ficou em 2,30 (quanto menor, melhor);

• Usuários logados nos últimos 60 dias: 1.194.960.

Origem: Massively

Publicidade:

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Foi um sucesso Brasil X Argentina ao vivo no SL, apesar do empate

Sylvio Runo, programador responsável pelo feito, está muito satisfeito com o resultado da primeira transmissão pública ao vivo no Second Life Brasileiro de um jogo oficial da Seleção.

Mais de 200 pessoas estiveram presentes ao evento, que foi gratuito, registrando pico máximo de ocupação da região (40 pessoas simultâneas) do início ao fim da transmissão.

Mesmo com o empate com um gosto de derrota para a Argentina, quem esteve presente se divertiu muito, com música ao vivo na voz de Priscila Coeyman antes da transmissão, bem como, com as apresentações de trechos do show do U2 no Brasil, nos intervalos e ao final da partida.

Cobrimos a transmissão e abaixo postamos os melhores momentos que rolaram ontem a noite no NAT HOME CENTER. Mande seu comentário e compartilhe sua experiência aqui em nosso blog.
Origem: mundolinden.com
Publicidade:
Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

Visite este local clicando aqui.

• 10.315 novas inscrições, levando a população a um total de 14.043.166 avatares;

• Pico máximo de 62.622 avatares logados ao mesmo tempo, às 18:55 horas (horário de Brasília) e um mínimo de 36.798 logados por volta das 06:05 da manhã. Média do dia: 48.859;

• Índice de estabilidade do grid ficou em 1,07 (quanto menor, melhor);

• Usuários logados nos últimos 60 dias: 1.187.419.

Origem: Massively

Publicidade:

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Hoje tem Brasil X Argentina ao vivo no Second Life

Graças ao desenvolvedor e programador Sylvio Runo, já é possível assistir a eventos ao vivo através de seu sistema de stream de vídeo.

Para lançar a novidade mundial, Sylvio e sua esposa Natashya Babii(conhecida como Nat), convidam a todos para experimentar o sistema de vídeo inovador, no evento de hoje, que contará além do jogo com um show ao vivo da cantora Priscila Coeyman, que trará números ao vivo e exclusivos para os participantes.

O sistema é uma inovação mundial e para nosso orgulho é uma tecnologia totalmente brasileira. Sylvio é na realidade uma programador de 39 anos de idade, que aproveita ao extremo a possibilidade de desenvolvimento proposta pelo Second Life. Uma de suas mais conhecidas obras foi a árvore de natal da Lagoa Rodrigo de Freitas na ilha Bradesco.

Também é reconhecido internacionalmente como um dos maiores programadores brasileiros, que detém plena capacidade e domínio sobre o LSL (Language Second Life). regularmente é contratado por grandes empresas para seus projetos no Metaverso.

Não perca o jogão de hoje e experimente mais esta novidade criada por um dos melhores programadores brasileiros no Second Life, participe hoje (18/06/2008) à partir das 19:00 horas de Brasília, na região Pioneer. Siga este link: NAT HOME CENTER. Mande seu comentário e compartilhe sua experiência aqui em nosso blog.

Origem: mundolinden.com
Publicidade:

Rita Lee recebe tributo de fãs no Second Life

O metaverso do Second Life mais uma vez provou que lá tudo é possível. Fãs da cantora Rita Lee recriaram no último final de semana o show 'Rita Lee Ao Vivo', de 2004.

Foi uma composição perfeita entre cores, texturas, efeitos de luz, animação e é claro, a criação fiel do avatar de Rita Lee.

"Foram meses de estudo", diz BrunoLisboa Oh, o avatar responsável pela direção geral e idealização do projeto. "Este é o primeiro projeto realizado inteiramente por fãs brasileiros para brasileiros. Queremos homenagear e levar grandes artistas da música brasileira aos residentes do Second Life."

BrunoLisboa também conta com a arte da designer gráfico e web Thereaver Barrymore.

Rita Lee in SL foi inspirado nos moldes do já consagrado U2 in SL, onde fãs também representam a banda irlandesa já há 3 anos. Rita Lee in SL é certamente um marco para a comunidade brasileira dentro do Second Life.

Os próximos shows estão planejados para Setembro e a comunidade de fãs dentro do Metaverso cresce a cada dia. Vale à pena assistir e conhecer este trabalho 100% nacional!

Origem: G1 (Globo)
Publicidade:

Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

Visite este local clicando aqui.

• 10.954 novas inscrições, levando a população a um total de 14.032.851 avatares;

• Pico máximo de 61.563 avatares logados ao mesmo tempo, às 18:20 horas (horário de Brasília) e um mínimo de 36.305 logados por volta das 06:15 da manhã. Média do dia: 49.346;

• Índice de estabilidade do grid ficou em 1,07 (quanto menor, melhor);

• Usuários logados nos últimos 60 dias: 1.195.545.

Origem: Massively

Publicidade:

terça-feira, 17 de junho de 2008

Cine Mundo Linden: Agência DRAFTFCB

Um vídeo de 2007, que atingiu mais de 840 mil visualizações no You Tube, sendo o 2º maior em audiência com temática Second Life (atrás apenas do clipe Doce Paixão da banda Babado Novo).

Bom humor e piadas inteligentes com as dificuldades técnicas do mundo virtual. Quem conhece o SL identificará logo coisas que só acontecem no Metaverso. A agência francesa marcou de forma criativa sua entrada no mundo virtual 3D da Linden Lab.

Assista agora:


Se o vídeo não funcionar cloque aqui

Origem: Equipe Mundolinden.com
Publicidade:

Nickelodeon, cria departamento de mundos virtuais

Seguindo a tendência do mercado, onde a Disney já fixou sua estratégia, outra grande marca do entretenimento, também investirá pesado na criação de mundos virtuais.

O canal infantil, contratou nesta semana Kyra Reppen, para liderar a empresa no novo segmento. Kyra é uma executiva que veio da Neopets, um mundo virtual infantil com temática baseada em bichinhos virtuais que se relacionam em um mundo repleto de jogos e quebra-cabeças.

Kyra será a nova vice-presidente da divisão de mundos virtuais da Nickelodeon, e tem como principal missão gerenciar o total de US$100 milhões que serão investidos neste segmento. Acredita-se que Kyra não tenha se desligado totalmente da antiga empresa, que pode assumir a produção deste conteúdo para a Nick.

Origem: Paidcontent.org

Publicidade:

Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

Visite este local clicando aqui.

• 10.219 novas inscrições, levando a população a um total de 14.021.691 avatares;

• Pico máximo de 61.942 avatares logados ao mesmo tempo, às 18:20 horas (horário de Brasília) e um mínimo de 36.426 logados por volta das 06:15 da manhã. Média do dia: 49.782;

• Índice de estabilidade do grid ficou em 1,32 (quanto menor, melhor);

• Usuários logados nos últimos 60 dias: 1.195.545.

Origem: Massively

Publicidade:

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Socio Town resolve questões de invasão de casas

De forma criativa, os desenvolvedores do único mundo virtual 3D que funciona à partir do browser de Internet; resolveram um problema comum, a invasão de casas e escritórios.

Um problema recorrente no mundo virtual, muitas vezes as casas dos avatares ficam desprotegidas quando estão ausentes. E são invadidas por intrusos que desejam utilizar os objetos do local.

Para resolver isto de forma muito criativa, os desenvolvedores do Socio Town criaram um sistema de proibição de acesso, que ao chegar no lugar, você pode simplesmente chutar ou arremessar os invasores, divertidamente.

Já falamos sobre o Sócio Town em Abril deste ano, quando testamos o sistema.

Assista ao vídeo:


Se o vídeo não funcionar, clique aqui
Origem: MundoLinden.com
Publicidade:


Projeto permite fazer música com amigos no SL

Imagine convidar seus amigos para fazer uma música, agora mesmo, com instrumentos fantásticos. É essa a idéia projeto Wikisonic elaborado dentro e fora do mundo virtual do Second Life.

O Wikisonic é uma construção 3D feita para se criar música em grupo. Uma série de amostras de som, como violinos e guitarras, podem ser ativadas pelo avatar dentro do ambiente online. Cada som está representado em uma escala em forma de ciranda e os avatares entram nestas e "tocam" nos acordes para ativá-los. As várias cirandas produzem diferentes sons e, além destes círculos, há marcos no piso e esferas flutuantes que também tocam melodias diferentes. A proposta é convidar amigos para fazer uma música a partir da combinação desses elementos criativos.


Se o vídeo não funcionar, clique aqui

Para Jon Buchard, o criador do projeto, a diversão está em ativar a criatividade: "É sensacional ver criancinhas explorando, fazendo diferentes acordes, trabalhando juntas para fazer uma música". O mais interessante é que o projeto de Buchard foi selecionado em um concurso onde seus ganhadores transformaram sua arte virtual em realidade. Pois então, o Wikisonic foi inteiramente reproduzido no mundo real e está exposto no Tech Museum, em San Jose, na Califórnia.

Origem: Second Life Informa (iG)
Publicidade:


Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

Visite este local clicando aqui.

• 11.019 novas inscrições, levando a população a um total de 14.011.358 avatares;

• Pico máximo de 63.550 avatares logados ao mesmo tempo, às 18:00 horas (horário de Brasília) e um mínimo de 38.502 logados por volta das 11:55 da manhã. Média do dia: 50.651;

• Índice de estabilidade do grid ficou em 1,18 (quanto menor, melhor);

• Usuários logados nos últimos 60 dias: 1.195.883.

Origem: Massively

Publicidade:

domingo, 15 de junho de 2008

Linden Lab abre caça aos produtos roubados

Com o franco interesse em defender-se de eventuais acusações futuras, por negligência, a empresa acaba de realizar uma caçada em massa aos produtos copiados sem autorização dos criadores.

Esta polêmica está no ar há mais de 2 anos e tomou força recentemente, quando alguns residentes mal intencionados roubaram texturas, scripts e objetos através de uma falha de segurança do sistema. Violando diretamente a lei norte-americana sobre propriedade intelectual na Internet, chamada DMCA.

O tema da vez é a atitude unilateral, sem aviso prévio, que a Linden encontrou como solução. Simplesmente apagou dos servidores todos os produtos suspeitos, sem aviso a ninguém. O alvo inicial foram dois avatares tiveram suas contas bloqueadas por comprovada fraude, envolvendo scripts e texturas.

Eva Capalini e Loni Arado, tinham enormes lojas de camas com script e outros produtos, que também serviam para investidores interessados na revenda destes objetos. Um mercado conhecido como Full Perms (objetos com permissão total, para modificar, revender e copiar).

De um dia para o outro, todos os objetos que constavam como criadores um dos dois avatares, foram deletados do sistema, causando grande impacto no mercado. Pessoas bem intencionadas que utilizavam os produtos destes dois falsos "criadores" foram afetadas diretamente, seus objetos simplesmente desapareceram do inventário. Estas pessoas que adquiriram direta ou indiretamente produtos dos dois envolvidos não sabiam dos problemas destes residentes , que haviam roubado scripts e texturas de outras pessoas para fazer os objetos.

A Linden Lab não se pronunciou oficialmente até agora, mas garantiu que em breve dará declarações.

Origem: Massively
Publicidade:


Cine Mundo Linden: Cocololo Island Resort

Mais um belo filme, produzido pelo mestre Torley Linden.

Torley visita a praia do fantástico resort Cocololo e produz um vídeo cheio efeitos visuais, tornando-o muito atraente e artístico.

Assista agora:


Se o vídeo não funcionar cloque aqui

Origem: Equipe Mundolinden.com
Publicidade:

Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

Visite este local clicando aqui.

• 10.977 novas inscrições, levando a população a um total de 14.000.339 avatares (ontem o Second Life atingiu a marca histórica de 14 milhões de cadastros);

• Pico máximo de 61.345 avatares logados ao mesmo tempo, às 18:25 horas (horário de Brasília) e um mínimo de 38.768 logados por volta das 06:20 desta manhã. Média do dia: 51.367;

• Índice de estabilidade do grid ficou em 0,94 (quanto menor, melhor);

• Usuários logados nos últimos 60 dias: 1.195.883.

• A Linden Lab deletará produtos roubados, sem aviso prévio, para evitar responsabilidade junto ao DMCA (lei de patentes da Internet nos EUA.

• O Second Life atingiu a marca histórica de 14 milhões de contas, nesta madrugada, aproximadamente às 0:45hs.

Origem: Massively

Publicidade: