sábado, 26 de abril de 2008

Esvaziado, Second Life quer uma segunda chance no Brasil

Quando o Second Life surgiu no mercado brasileiro, foi vendido como uma segunda vida digital onde é possível replicar no metaverso atividades corriqueiras, como dormir, namorar, fazer amigos e ver filmes.

Assim como a vida real, o Second Life Brasil também permitia investimentos de empresários que viam uma boa oportunidade de se aproximar de potenciais clientes em uma nova mídia.

Toda mídia, no entanto, seja ela uma revista de papel ou um metaverso digital, pressupõe massa crítica para criar um retorno financeiro que justifique um investimento de mais de três milhões de reais, cifra calculada por envolvidos no setor consultados pelo IDG Now!.

Não é o caso do Second Life Brasil. A explosão inicial de usuários, incitada pela febre de cobertura da imprensa, não se sustentou pelos meses seguintes, levando o número de internautas ativos da rede de 164 mil em maio para menos de 50 mil em outubro, segundo dados do IBOPE//NetRatings.

Pouco mais de um ano após sua inauguração pela parceria entre Kaizen e iG, o Second Life Brasil passa por um ajuste interno em uma espécie de adolescência para o metaverso no mercado brasileiro.

A maturidade vem representada tanto pelo crescimento lento e gradual de usuários como pela substituição dos empreendimentos, antes abertos aos montes com prédios suntuosos, a estratégias de médio prazo centradas no conteúdo.
Estaria o Second Life Brasil morto para investimentos 11 meses após sua inauguração? A resposta negativa é quase unânime e remete ao nascimento de outra mídia experimentada exaustivamente antes da sua maturidade financeira: a própria internet comercial.
“Percebemos uma mudança no Second Life, tanto que estamos tendo de nos reposicionar frente aos anunciantes”, explica Maurílio Shintati, CEO da Kaizen, responsável pela tradução e adaptação da rede social da Linden Labs para o Brasil.

O reposicionamento da empresa responsável por movimentar o mercado virtual dentro do Second Life passa mais pela educação de usuários e empreendedores do que propriamente por ferramentas que permitam novas abordagens.

O plano da Kaizen passa tanto pela criação de cases de referência sobre como o Second Life pode ser usado por empresas interessadas, como o clipe criado para a banda baiana Babado Novo ou a parceria com o projeto Cidade do Conhecimento - ligado à Universidade de São Paulo. A estratégia ainda envolve equipes de produção traçando estratégias para que clientes não encarem o investimento na rede como um fim.

“Quem não compreendeu o formato de mídia (presente no Second Life), deu a impressão que não teve uma presença estudada. Colocou casinha, não fez planejamento em longo prazo e acabou depois abandonado por outras mídias, sem se preocupar com uma saída honrosa”, explica Jeff Paiva, gerente de social media da Agência Click.

A metáfora de Paiva funciona bem – muitos empreendedores que investiram nos primeiros meses impulsionados pelo hype criado ao redor do Second Life deixaram construções como outdoors velhos na beira da estrada, decompondo com a ação do tempo.
As construções dentro dos espaços brasileiros no Second Life, como a MainLand e as Ilhas Jardins e Berrini, não se decompõem com o tempo, mas ajudam a formar uma visão fúnebre de um metaverso antes celebrado como meio de encontro de desconhecidos.

Uma simples caminhada no Second Life comprova o ponto: em visita a stands de empresas dos mais diferentes ramos, como Brasil Telecom, iG, SOS Computadores, COC, 89 FM, G1, MMartan, Unibanco e Fecomércio, todos os prédios, alguns além dos quatro andares, estão vazios, com bancadas para atendentes e salas de reunião abandonadas.

Bancadas pela própria Kaizen, reproduções de pontos turísticos brasileiros, como o hotel Copacabana Palace e o MASP, são exemplos desta atenção demasiada dada à casca em detrimento ao conteúdo, indica Paiva.

A partir do momento em que perceberam que a construção implicava também a manutenção, com atendentes contratados para fazer o papel de mestres de cerimônia aos avatares que procuram informações sobre a empresa real, muitos empreendedores deixaram de lado o Second Life.
Caíque Severo, diretor de conteúdo do iG, defende que, para determinadas empresas, uma ação pontual no metaverso que não justifique a manutenção de uma atividade constante, também pode ser considerada como um caso de sucesso, citando a fabricante Nokia que, perto da inauguração do Second Life, distribuiu celulares digitais aos avatares.

“Muitos exemplos (de empresas que supostamente abandonaram o Second Life) podem ter sido um sucesso, já que talvez a estratégia possa ter sido essa mesmo. Tudo esta aí para ser tentado e retomado. No começo da internet, quantos sites nós não vimos que voltaram”, cita Severo, se juntando a Shintati e Cezar Taurion, gerente de novas tecnologias da IBM, na comparação do Second Life com o nascimento da web comercial.

“Muitas iniciativas foram atabalhoadas, como se fosse uma brincadeira de marketing desconectado de estratégia”, resume Taurion. “Uma empresa área inaugura um vôo para um lugar X e faz festinha no Second Life em que até 30 avatares aparecem. Depois disto, ninguém mais aparece por lá. O objetivo é falar que se está no Second Life? É como, no início da internet comercial, ter um site e colocar seu nome só pra falar que está online.”

Tradicional defensora do Second Life como um ambiente em crescimento voltado para o estudo, a IBM tem cerca de 50 ilhas no metaverso onde realiza reuniões internas e oferece ambientes como o Virtual Health Care e o Business Center, onde avatares têm acesso a conteúdos sobre futuras tecnologias ou cursos ministrados pela empresa.

“Estamos dando os primeiros passos certos agora sem o oba-oba”, afirma Taurion, comparando as etapas do metaverso no Brasil.

Enquanto o “Second Life 1.0” envolve prédios suntuosos que apostavam em uma massa de usuários que não voltariam a aparecer depois, o “Second Life 2.0” é focado em um público mais restrito e com qualidade melhor, com interação centrada em conteúdo.

Seja pelas exigências (tanto de hardware como de banda) ou pelo interesse de determinados nichos, o Second Life é uma mídia que pede campanhas e métricas de medição diferentes das empregadas na internet convencional, defendem eles.

“Imagine que, das 35 mil pessoas que acessem o Second Life, 700 seja brasileiros. Destes, imagine que 20 vão entrar na sua ilha. Tem que pensar realmente se vale a pena criar um mundo virtual ou contratar um vendedor pra visitar este grupo”, defende Taurion. “O Second Life não é para todo mundo”, ecoa Severo.

Ainda assim, o valor do investimento, quando feito corretamente, não é tão alto se comparado com outras mídias frente ao retorno bem qualificado, com uma projeção de branding interessante, defende Paiva.

Ao invés da superexposição apostada por muitos dos primeiros empreendedores, o Second Life mais maduro volta suas atenções para um grupo restrito de usuários que terão maior contato com a marca por experiências individuas.

“Pelo Second Life, dá pra saber quantas pessoas ficaram expostas, quanto tempo interagiram, onde clicaram, o que falaram. (A medição do estilo) Google Analytics é uma métrica que não funciona. A mais valiosa é a experiência que aquela empresa pode proporcionar àquele avatar”, resume Roberta Alvarenga, diretora da Cafeína, estúdio de modelagem com cerca de 35 clientes no metaverso.

Shintati afirma que a Kaizen está em negociações com consultorias brasileiras para implementar uma ferramenta de medição mais poderosa para o Second Life que deve atender a proposta de profissionalização do metaverso.

A plataforma registrará métricas conforme o objetivo da empresa, seja ele distribuir brindes ou atrair avatares à sua construção.

A profissionalização envolverá também uma incubadora digital, que deve tirar do foco do Second Life Brasil apenas para o usuário final – são os microempreendedores que se tornarão alvo da Kaizen, alçados do anonimato por cursos e treinamentos de incentivo.

Mesmo com a queda de usuários e a “corrida ao ouro” que caracterizou a primeira encarnação do Second Life Brasil, Maurílio garante que “a Linden Labs está satisfeita com os resultados”.

Sem oba-oba, é provável que a satisfação atinja também outras empresas interessadas no Second Life além da criadora do metaverso.

Origem: IDG Now!
Publicidade:
Esta semana na Expo Money: "A bolsa de valores para mulheres"

A escritora Sandra Blanco explica no artigo desta semana por que dentro de um universo de 310 mil investidores pessoas físicas, as mulheres são apenas 22%.

Sandra, que é autora do livro "A bolsa para mulheres" fala dos pontos fundamentais para as mulheres que pretendem investir na Bolsa de Valores.

O tema estará em debate no stand da Expo Money na Ilha Búzios na semana de 28/04 a 02/05.

Os interessados podem conversar no stand com especialistas em finanças no horário comercial.

Para chegar lá, clique aqui.

Press Release:
Meta Mídia Digital SL: Digo Hynes / Beto Mochi
contato@metamidiadigital.com.br
(21) 8884-0562

Publicidade:
Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

• 11.981 novas inscrições, levando a população a um total de 13.392.473 avatares;

• Pico máximo de 58.560 avatares logados ao mesmo tempo, às 19:05 horas (horário de Brasília), e um mínimo de 10.428 logados por volta das 14:10 desta tarde. Média do dia: 47.257.
• Índice de estabilidade do grid ficou em 4,73 (quanto menor, melhor);

• Problemas sérios durante o dia na rede do Second Life provocaram quedas de todos usuários que estavam logados naquele momento, inclusive deixando o grid offline por algum tempo ;

• Problemas no setor de pagamento do site da Liden Lab esta impedindo temporariamente que seja realizada mudanças referente a cartão de crédito e Paypal, ainda não existe previsão para a solução destes problemas ;

• Microsoft declara mais uma vez sua entrada no Second Life, e mesmo não sendo sua primeira iniciativa dentro do Metaverso notíciam como o primeiro projeto da marca neste meio ;

Origem: Massively

Publicidade:

sexta-feira, 25 de abril de 2008

HiPiHi, abre seu servidor Beta novamente.

Após algum tempo em manutenção, os chineses reabrem seu mundo virtual. Uma cópia do SL, porém, que promete ser dirigido totalmente ao mercado chinês. Cindy Jiang, responsável técnica pelo desenvolvimento do HiPihi, anunciou ontem que a versão de testes está aberta para o público. Existem novos e antigos usuários de Second Life que já participam do novo mundo virtual.

A grande diferença em relação ao mundo da Linden Lab será um menor foco no monetarismo. Pelo menos é o que os chineses informam até agora. A idéia dos criadores do HiPiHi é fornecer um metaverso com foco na cultura chinesa, principalmente para auxiliar a formação de cidadãos nas escolas públicas e junto da imensa população superior a um bilhão de pessoas.

Em testes que realizamos, encontramos muitos problemas.

O software de acesso (viewer) demora muito para ser baixado. A conexão entre o cliente e o servidor é problemática, talvez pelo controle de tráfego feito por firewalls estatais que controlam o fluxo de navegação na Internet chinesa.

Mesmo com processadores poderosos de imagem (placas de vídeo profissionais superiores a 1 GB), não conseguimos rodar totalmente o sistema.

As imagens jamais carregaram completamente e a navegação estava muito prejudicada. Nossa avaliação é ruim e esperamos algo um pouco melhor após a esta abertura da fase de testes. Mas quem quiser pode experimentar.

Baixe o cliente aqui: http://www.hipihi.com/index_en.html

Assista ao vídeo oficial:



Origem: Equipe Mundolinden.com

Publicidade:

Feira de Livros começa nesta sexta-feira no Second Life

Uma feira de livros virtual, com a presença de autores e editoras oficiais, acontecerá no Second Life nos próximos três dias. A SL Book Fair começa hoje, na Book Island, e vai até domingo, dia 27 de abril.

A feira, que teve sua primeira edição ano passado, reunirá 50 expositores e terá dezenas de eventos para divulgar a leitura. Além disso, 100 lojas de itens relacionados à literatura estarão expondo seus produtos.

Os convidados reúnem os mais variados profissionais da palavra: escritores, editoras e até blogueiros que participação de palestras, grupos de discussões e festas.

Para os fãs de livros, especificamente aqueles que dominam a leitura em inglês, é um programa imperdível. Os interessados podem entrar no grupo oficial da feira - Book Island Events and Discussion Group - e receber informações em tempo real dos eventos da feira.

Origem: Second Life Informa (iG)

Publicidade:
Nova técnica em servidores permite rodar o SL em celulares

A israelense Vollee trabalha há algum tempo em uma das soluções mais curiosas para viabilizar o Second Life em um telefone celular. Usando uma tecnologia de "streaming", ela desenvolveu uma versão do programa do SL com apenas 100 Kb para rodar em aparelhos 3G e esta deverá entrar em fase de testes em maio. Para os curiosos ou para aqueles que duvidam da viabilidade técnica desta iniciativa, a companhia divulgou um vídeo da proeza.



O vídeo mostra que o metaverso será reproduzido com alguma lentidão das animações, algo que é bastante comum na maioria dos computadores mas é notável quando se considera os desafios que a tecnologia contornou. Explicando: o programa (o client do SL) rodará em um servidor da Vollee e este transmitirá tudo para o telefone 3G do usuário, como um vídeo, porém ainda permitindo receber comandos de volta. Para tanto, o usuário precisará do telefone com a tecnologia de banda larga 3G e um plano da operadora que permita download de grandes volumes de dados, uma vez que o SL roda como um filme na telinha do celular.

Por enquanto a Vollee oferecerá o programa como um teste gratuito e não informa se cobrará para o uso posteriormente. Os usuários poderão usar suas mesmas contas existentes para fazer o login e aproveitar a exploração pelo celular.

Para participar da fase de testes, os interessados que têm um celular 3G podem solicitar seu acesso no site da Vollee.

Origem: Second Life Informa (iG)

Publicidade:
Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

• 12.082 novas inscrições, levando a população a um total de 13.380.492 avatares;

• Pico máximo de 60.023 avatares logados ao mesmo tempo, às 18:00 horas (horário de Brasília), e um mínimo de 34.742 logados por volta das 05:15 desta manhã. Média do dia: 47.590.

• Índice de estabilidade do grid ficou em 1,33 (quanto menor, melhor);

• Está reaberta a venda de ilhas pelo sistema de compras no site da Linden lab ;


Origem: Massively
Publicidade:

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Índices e estatísticas de Março/2008 no SL

Com base nas informações oficiais da Linden Lab, apresentamos um resumo exclusivo com as principais estatísticas, sobre o Second Life.

Total de horas gastas pelos usuários: pouco mais de 30,7 milhões de horas, um crescimento aproximado de 9,5% em relação a Fevereiro/2008;

Aumento da população total: foram abertas
408.499 novas contas, incremento de 3,22%, elevando para 13.080.137 residentes (marca histórica, acima de 13 milhões). Porém em termos percentuais, foi a a pior marca de todos os tempos;

Contas Premium: em Março registrou-se uma queda de quase 1656 contas, de 91.531 em Fevereiro/2008 para 89.975 em Março/2008 (-1,81%).

O Brasil registrou uma queda de avatares ativos de -2,22% (cerca de 575 residentes a menos), finalizando o mês de março com 25.236 avatares ativos,mantendo a 6ª posição mundial (com uma representação de 4,64% da população ativa mundial no SL).

Em nível mundial o mês de março registrou uma alta no total de usuários ativos (quebrando a sequência de queda do mês passado), cerca de 17.375 usuários ativos a mais, o que corresponde a um aumento de 3,29%. O mês de Março/2008 fechou com um total de 544.290 usuários ativos no mundo.

Os TOP 10, representam mais de 80% da atividade no SL. E são os seguintes países:

1º EUA (194.899 usuários ativos) - manteve a posição
2º Alemanha (44.908) - subiu 1 posição
3º Reino Unido (43.859) - caiu 1 posição
4º França (27.130)- subiu 1 posição
5º Japão (27.081) - caiu 1 posição
6º Brasil (25.236) - manteve a posição
7º Itália (23.577) - manteve a posição
8º Canadá (18.279) - subiu 2 posições
9º Espanha (17.868) - caiu 1 posição
10º Holanda (17.202) - caiu 1 posição

• A área total do grid (mapa mundial do SL) cresceu cerca de 5,24% e atingiu a marca de 1.093,42 km2.

• O total de regiões (ilhas) chegou a mais de 16.600.

• O total de L$ em circulação no sistema subiu 4,9%, atingindo a marca total de L$4,8 bilhões (novo recorde histórico, batendo o mês anterior), equivalentes a US$18,4 milhões ativos no sistema financeiro do metaverso.

• Houve um aumento no volume total de negociações em L$ no mercado oficial (LindEx-Linden Exchange), de US$8,4 milhões para US$9,1 milhões (um crescimento de 8,33%).

• A Linden Lab faturou US$ 884.000 no mês de março/2008, apenas com a venda direta de L$ (Linden Dollares), fora do mercado LindEx.


Análise:
Realmente o Second Life é um sistema interessante. Se comparado com um país do mundo real, estaria dentre aqueles que mais crescem. Mantém sua projeção de crescimento de 40% somente para este ano. Isso desconsiderando os usuários de um único acesso, aqueles que abrem contas e nunca mais se conectam.

Trata-se de um crescimento real, superior a muitos países e em termos de faturamento em USD$ é algo assustador. Pois o retorno destes 40% em apenas um ano é líquido e imediato.

O crescimento nos índices da economia virtual demonstram cada vez mais solidêz perante os usuários. Que confere ao sistema um status de banco, pois, matém ativos dentro do metaverso mais de USD$18 milhões! Este dinheiro movimenta uma economia forte equivalente a um PIB de USD$215 milhões/ano, com projeção de crescimento de 40% ao ano! Métricas de um país em desenvolvimento com muito potencial para captação de recursos. Um cenário excelente para quem sabe investir no mercado interno do próprio Second Life (comércio, terrenos e projetos de intermediação de negócios, são os ramos indicados para investimento).

As mudanças no board da Linden Lab, foram confirmadas, contratando Mark Kingdon, um executivo de carreira na área de tecnologia e negócios, com passagem pela agência de mídia digital Organic e participante de um mega fundo de investimentos criado por seu pai. Um nome de peso, para conduzir mudanças internas críticas na empresa.

Inicialmente, pelo perfil do novo C.E.O. da Linden Lab, aposta-se numa gestão coorporativa forte, afastando a possibilidade de um I.P.O. (venda de ações).

No Brasil notamos estabilidade. Ficamos estagnados em cerca de 25 mil usuários ativos, o que demonstra falta de investimentos na divulgação do sistema (ainda por uma certa morosidade nas ações estrategicas da Kaizen Games). Mas aparenta uma melhora, no que diz respeito a retenção de novos usuários.

Aliás, o problema de retenção de novos usuários é crítico no Second Life como um todo. Se não fosse pelo crescimento constante de usuários norte-americanos, o sistema teria uma considerável queda neste mês.

As constantes instabilidades não foram suficientes para derrubar o volume de horas utilizadas, que cresceu cerca de 10%. E cresceria ainda mais, se não ocorressem tantos problemas nos servidores da Linden Lab no mês que encerrou-se. Especula-se que por conta da instalação do novo sistema gravitacional Havok 4.

Em termos gerais, a perspectiva é boa em nível mundial; porém no Brasil aguardamos novidades, ainda mais no que diz respeito ao conteúdo.

Organização e comentários:
*Jean Liberato (consultor em web, especialista em redes sociais).
SL Guru – Consultoria Full Service em estratégias e negócios no Second Life
(11) 8400.9116/(11) 4129.2072


Origem: mundolinden.com
Publicidade:
Conheça alguns nomes personalizados no Second Life!

Em alguns casos o Second Life permite a criação de alguns avatares com nomes personalizados , dentre eles alguns artistas , "Bono Vox" por exemplo e também empresas como Dell , Reuters entre outras. Basta o pagamento de uma taxa de exclusividade para o nome que você deseja (normalmente esta taxa não é nada baixa).

Veja abaixo os 10 segundos nomes personalizados mais utilizados:

Nomes/Quantidade
McFly 201
SunMicrosystems 117
Millionsofus 98
CiscoSystems 87
Schomer 69
Playahead 69
Kirktown 52
Garmouth 51
Northolt 50
Umbram 49

*Quantidade: Indica quantos avatares personalizados foram criados para estes segundos nomes.


A empresa brasileira Kaizen Games conta atualmente com 42 avatres criados com o segundo name "KaizenGames". Os avatares mais recentes criados pela Kaizen (Abril/08) são até curiosos , e chamam-se VirtualCam01 KaizenGames , VirtualCam02 KaizenGames e VirtualCam03 KaizenGames.

Provavelmente estes avatares foram criados apenas para monitorar as Ilhas da Mainland Brasil, como se fosse uma webcam.

Origem: BRSecondLife.blogspot.com


Publicidade:
Participe de práticas de meditação ao vivo!

Numa iniciativa inovadora, o Centro Cultural Bradesco, no Second Life - tradicionalmente visitado por interessados em sua vasta programação de cultura e negócios, abre seu auditório virtual para práticas de meditação e terapias orientais, todos os domingos, das 20h às 21h.


Para proporcionar ao internauta o clima adequado, o espaço ganha, neste horário, nova ambientação, com cores, elementos cenográficos e sons que remetem a estados de relaxamento. As sessões são conduzidas por psicoterapeuta corporal e transpessoal, com técnicas reais.

As sessões combinam técnicas de meditação, música, ensinamentos de do-in, shiatsu, entre outras atividades destinadas a colaborar com a busca pelo equilíbrio.

As práticas são conduzidas pela psicoterapeuta corporal e transpessoal, Ana Micaela, também especialista em cinesiologia psicológica, cura e dinâmica energética do psiquismo, massagem circulatória e corretiva, toques sutis e meditação, entre outras terapias.

Sua participação é gratuita, basta se cadastrar no Second Life e realizar o download da plataforma, através do site http://www.mainlandbrasil.com.br/ e na seqüência, acessar o Centro Cultural Bradesco no http://tinyurl.com/2ax7xe .

Centro Cultural Bradesco
Link: http://tinyurl1.co/2ax7xe
Áudio disponível também na rádio online: http://tinyurl.com/28duq2
Para conferir a programação completa do Centro Cultural Bradesco acesse o site:
www.fl2.com.br/bradesco

Press Release: CLARA Comunicação
Daniele Merola / Neide Costa / Clarice Caldas
Tel:11 3667-9136, 3667-4065
E-mail: clara@claracomunicacao.com.br
Publicidade:
Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

• 9.924 novas inscrições, levando a população a um total de 13.368.410 avatares;

• Pico máximo de 60.560 avatares logados ao mesmo tempo, às 17:55 horas (horário de Brasília), e um mínimo de 34.654 logados por volta das 05:45 desta manhã. Média do dia: 47.494.

• Índice de estabilidade do grid ficou em 2,43 (quanto menor, melhor);

• Novo Release Candidate 1.20 disponível para download ;

• Foi lançado pela Paramount Pictures um concurso para as melhores criações de imagens ou machinima com o tema Iron Man dos quadrinhos Marvel, o prêmio é de L$ 100.000 . Algo considerado muito interessante como forma de publicidade usando o metaverso ( mais detalhes );

Origem: Massively

Publicidade:

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Economia em debate no Centro Cultural Bradesco

O auditório virtual do Centro Cultural Bradesco apresenta oficinas que destacam temas atuais de economia e negócios. Transmitidos em tempo real, os programas possibilitam a participação do internauta com perguntas, propostas e até apresentação de projetos.

Para participar, basta acessar o Centro Cultural Bradesco, http://tinyurl.com/2ax7xe.
Antes, é necessário se cadastrar no Second Life e realizar o download da plataforma, através do site http://www.mainlandbrasil.com.br/. Grátis.
Agenda:

24/04, quinta-feira, às 19h - Arte e dinheiro: Tendências no mercado nacional e internacional de arte, com Ana Cristina Carvalho, curadora do acervo artístico-cultural do Palácio do Governo do Estado de São Paulo.

25/04, sexta-feira, às 19h – Economia dos Mundos Virtuais

Especialistas comentam as tendências e modelos de negócios em redes digitais, no Brasil e no mundo, e analisam a conjuntura desse mercado.


25/04, sexta-feira, às 21h – Mobilidade e Negócios Digitais

Oficina sobre tendências no uso de telefonia celular para gerar negócios, produtividade e inovação, com participação de consultores e lideranças empresariais no mundo móvel.

28/04, segunda-feira, às 18 horas – ABC da Crise Financeira

Num momento de turbulência financeira internacional, o diretor de Pesquisas Macroeconômicas do Bradesco, Octavio de Barros, e o Curador do Centro Cultural Bradesco, Gilson Schwartz, recebem especialistas para discutir as conseqüências da crise global nas finanças pessoais e das empresas. Um ciclo para avaliar impactos nos mercados de capitais, nas Bolsas e no crédito, no Brasil e no mundo.

29/04, terça-feira, às 19h – SL.EDU: Second Life, Educação e Web 2.0

A convergência entre a imersão no Second Life e a web 2.0 faz de 2008. Conheça os melhores usos da internet colaborativa, dos blogs à imersão em metaversos, dos celulares e das mídias locativas a IPTV.

Centro Cultural Bradesco

Link: http://tinyurl.com/2ax7xe.

Áudio disponível também na rádio online: http://tinyurl.com/28duq2.

Para conferir a programação completa do Centro Cultural Bradesco acesse o site: www.fl2.com.br/bradesco.

Press Release: CLARA Comunicação
Neide Costa / Daniele Merola / Clarice Caldas
Tel:11 3667-9136, 3667-4065

E-mail:
clara@claracomunicacao.com.br.
Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

• 9.581 novas inscrições, levando a população a um total de 13.358.227 avatares;

• Pico máximo de 60.873 avatares logados ao mesmo tempo, às 18:00 horas (horário de Brasília), e um mínimo de 34.938 logados por volta das 05:50 desta manhã. Média do dia: 47.569.

• Índice de estabilidade do grid ficou em 1,92 (quanto menor, melhor);

• Mark Kingdon ex-diretor da AT&T é apresentado como o novo CEO da Linden Lab , e será chamado por M Linden dentro do metaverso ;

• Versão do software 1,21 continua não funcionando corretamente, mais uma vez a Linden Lab não consegue colocar em uso o novo código ;

• Depois de muita especulação sobre o Second Life rodando em celulares começa finalmente a ser testado por usuários com celulares que tenham a tecnologia 3G .


Origem: Massively, Equipe Mundo Linden

Publicidade:

terça-feira, 22 de abril de 2008

Exclusivo: novo C.E.O. da Linden Lab é contratado

Trata-se de Mark Kingdon ex-diretor da AT&T (gigante das telecomunicações e tecnologia nos E.U.A.) e participante de um mega fundo que investe também em empresas de tecnologia, com carteira superior a USD$ 5 Bilhões.

Kingdom chega em um momento muito propício para desenvolver um trabalho de credibilidade e mudança de cultura, com foco em produtos e atendimento que circulam os negócios do Second Life.

O executivo é formado pela Universidade de Columbia, tem vasta experiência no mercado, principalmente por ser o ex C.E.O. da agência web Organic. Sua rede de relações será de vital importância para que a Linden Lab inicie o segundo processo de expansão.

Certamente é uma contratação de peso e de respeito, que traz para o cenário dos universos simulados (metaversos) e jogos massivos on-line (MMORPG), um executivo de primeira linha do mercado de T.I. nos E.U.A., contrariando as expectativas de alguns especialistas e PhDs que torciam contra a Linden Lab e principalmente criticam seu produto Second Life.

Trata-se de um momento estratégico na empresa e pelo perfil do novo comandante contratado, a hipótese de uma IPO (lançamento de ações no mercado) está um pouco mais distante.

dentro do metaverso seu avatar será conhecido por "M Linden".

Origem: mundolinden.com
Publicidade:
Aaron é o nome mais usado no Second Life e Allen o sobrenome mais popular

A Linden Lab divulgou quais os nomes mais utilizados no sistema, segue abaixo a listagem dos nomes de avatares mais populares.

Na contagem foram contabilizados um total de 2.548.504 avatares que estiveram ativos e fizeram login nos últimos 6 meses.

Top 5 First Names (Primeiros Nomes)
1. Aaron (1486)
2. Charles (1379)
3. Pablo (1104)
4. Rob (1092)
5. Adam (1051)

Top 5 Last Names (Segundos Nomes)
1. Allen (22466)
2. Oh (17835)
3. Aeon (16404)
4. Beck (13788)
5. Hax (13230)

Origem: Blog Oficial da Linden Lab
Publicidade:
Escola + Colaboração sem fronteiras = Skoolaborate

O Skoolaborate Program é uma iniciativa que coloca em contato e forma uma rede de relacionamento, estudantes pré-universitários, através do ensno da língua inglesa dentro do Second Life.

Os alunos da English Language School de Kaohsiung, Taiwan, produziram um vídeo que explica o funcionamento do Skoolaborate dentro do Teen Grid (grid exclusivo para adolescentes no SL).

David Cox, professor na ELS, confessou que, "inicialmente, estava um pouco preocupado com a dificuldade dos alunos terem que aprender vários programas necessários para produzir o vídeo. No entanto, os alunos aprenderam rapidamente", o que foi surpreendente. "Mostraram que são mais capazes do que eu imaginava", conclui Cox.

Este projeto demonstra um excelente resultado na utilização séria dos 'mundos virtuais' e em especial do Second Life em tarefas colaborativas, quebrando fronteiras geográficas da primeira vida e permitindo intercâmbio e partilha de conhecimento multicultural muito interessantes.

Assista ao vídeo (obs.: os avatares apresentadores não foram feitos no SL):




Origem: Discursos de Outro Mundo (Paulo Frias - Portugal)
Publicidade:
Opensim - Informações e dicas

Informações e dicas sobre os projetos Opensim no Brasil e no mundo .

Hoje vou falar um pouco sobre as principais equipes que estão encarregadas em tempo integral de aperfeiçoar o código do Opensim, neste artigo apenas vou apresentar cada equipe e seus respectivos sites e nos próximos dias vamos analisar detalhadamente o que cada uma delas está fazendo com o uso do código Opensim .

Opensim - quem são os pioneiros ?

Openlife - http://openlifegrid.com/

Uma das principais equipes de colaboradores do código Opensim, seu principal integrante é Sakai Openlife que é responsável pela maioria das atualizações tanto do site quanto do código .

O projeto Openlife já tem um grid que é utilizado tanto por usuários normais como para testes em geral, quase tudo do opensim é testado primeiramente neste grid .

Dados do grid :
regiões : 158 regiões - 10,354,688m2
usuários : 19140


Central Grid - http://www.centralgrid.com/

O maior grid existente usando a tecnologia Opensim, o administrador Maltos Sosa ( nome do avatar Second Life ) é responsável por toda administração e negócios deste grid .

O Central Grid tem uma equipe que ajuda nos testes das novas funcionalidades do sistema, sendo administrado de forma mais comercial . Apesar do maior número de regiões em seu mapa, o número de usuários ativos é menor, pois o projeto esta sendo preparado para o mercado e seu uso é mais restrito a donos de ilhas que estão ainda projetando e construindo estas .

Dados do grid :
regiões : 319 - 20,915,235m2
usuários : 1318


Central Grid Brasil ( LIFESIM ) - http://www.lifesim.com.br/

Primeiro grid brasileiro administrado pela empresa Studio Grafics .
Lifesim é uma das iniciativas pioneiras no Brasil para criação de um grid totalmente local com visual diferenciado dos demais, sua equipe no momento está criando diversas ilhas para acomodar os novos usuários brasileiros e pretende em pouco tempo disponibilizar o seu site e grid para inscrições de usuários .

Diferente dos outros grid´s foi resolvido que este apenas será aberto quando já existir o mínimo de estabilidade e recursos para os usuários, mas já está sendo preparado algumas ilhas para testes exclusivos de brasileiros no sistema, logo pronto para testes teremos o prazer de comunicar a todos aqui do fórum, para que tenham a oportunidade de testarem as novidades implementadas nos códigos do Opensim .

Dados do grid :
regiões : 60 - 3,932,160m2
usuários : apenas equipe Lifesim

Realxtend - http://realxtend.net/


Equipe da Finlândia que apresentou os mais revolucionários componentes adicionais que estão sendo incorporados ao código Opensim, uma equipe de mais de 30 profissionais que fazem parte de duas empresas locais ( Admino & Ludocraft ) responsáveis por projetos de games .

O pessoal da Realxtend começou a trabalhar o código com uma visão diferenciada, eles não queriam apenas fazer com que o sistema funcionasse perfeitamente , eles apostaram antes disso na criação de novas ferramentas e funcionalidades para o sistema, criando assim novas e incríveis funcionalidades para o código Opensim, transformando o projeto para muitos em algo superior ao que temos hoje no Second Life .

Hoje a equipe Realxtend trabalha em conjunto com as equipes americanas ligadas ao aparecimento do Opensim, fazendo com que o código se desenvolva muito mais rápido nos levando a um novo nível de desenvolvimento dos grid´s com tecnologia Opensim .
Realxtend não possui um grid próprio mas em compensação já está começando a ser utilizado em todos os grid´s Opensim .

Origem: mundolinden.com

Publicidade:


segunda-feira, 21 de abril de 2008

Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

• 13.683 novas inscrições, levando a população a um total de 13.336.110 avatares;

• Pico máximo de 65.040 avatares logados ao mesmo tempo, às 17:50 horas (horário de Brasília), e um mínimo de 36.863 logados por volta das 15:55 desta tarde. Média do dia: 50.153.

• Índice de estabilidade do grid ficou em 1,01 (quanto menor, melhor);

• Aconteceu apenas alguns problemas no sistema no inicio da tarde e fim da tarde novamente, mais felizmente problemas que não afetaram muito as operações ;

• Manutenção no sistema de leilão de terras, adiaram os leilões que venceriam neste dia ;

• Centro Cultural Bradesco todos os domingos abre espaço a práticas de relaxamento, com ambientes projetados especialmente para uma experiência tranquila .

• Equipe responsável pelo aperfeiçoamento do Opensim avisa o lançamento nesta semana de uma nova versão com suporte a malhas 3D ( Openlife ), mais informações durante a semana nos artigos sobre Opensim .

Origem: Massively, Equipe Mundo Linden

Publicidade:

domingo, 20 de abril de 2008

Opensim - Informações e dicas

Informações e dicas sobre os projetos Opensim no Brasil e no mundo .

Apartir desta semana estarei trazendo a todos mais informações e dicas sobre este grande projeto, apresentando dicas e como anda todo o desenvolvimento deste sistema que com certeza se tornará um dos elos na criação de uma internet totalmente tridimensional .

Opensim - em que ponto estamos ?

Depois do grande alvoroço no início de seu desenvolvimento aconteceu o esperado, muitas pessoas que acreditavam que seria simples o uso do software liberado de forma não muito simpática pela Linden Lab, percebeu que havia na verdade um grande desavio pela frente, pois os códigos eram de versões muito inferiores aos usados atualmente pela Lindens, ou seja, teríamos que começar quase do zero este trabalho .

Além disso existia o problema técnico para muitos, pois todos acharam que era só fazer o download de um software pronto, onde tudo já estaria instalado e funcionando, bastando apenas linkar a uma rede de internet e sair vendendo ilhas e serviços . Infelizmente isso foi um grande engano, pois o sistema não é nada simples e apenas aqueles com uma boa bagagem em programação seriam capazes de montar um projeto profissional .

Depois disso foram se firmando no desenvolvimento deste software apenas equipes mais técnicas, que trouxeram nos últimos meses avanços impressionantes no código, atestando que esse desenvolvimento será feito apenas por profissionais da área e que a criação de novos grid´s não é tarefa simples, apenas terá sucesso quem realmente estiver disposto a investir um capital considerável para ter um serviço estável e avançado como é hoje o Second Life .

Nos próximos dias vou trazer informações sobre as principais empresas e equipes que estão trabalhando de forma integral no desenvolvimento deste software, e apresentar as novidades que estão despontando pelo mundo, dicas de como começar a trabalhar com Opensim, sobre seu funcionamento e sobre projetos em andamento no Brasil .

Publicidade
Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

• 13.770 novas inscrições, levando a população a um total de 13.322.427 avatares;
• Pico máximo de 60.811 avatares logados ao mesmo tempo, às 19:15 horas (horário de Brasília), e um mínimo de 37.920 logados por volta das 6:05 desta manhã. Média do dia: 49.181.
• Índice de estabilidade do grid ficou em 1,08 (quanto menor, melhor);
• Apenas uma falha no sistema pela manhã e em alguns horários de pico ,mas felizmente um dia com o sistema mais estável ;
• Foi lançado um novo beta grid com algumas atualizações da física ;
• Anunciado para semana que vem a abertura da Bay City que faz parte de um conjunto de 12 ilhas ( inicialmente apenas 12 ) construídas e administradas pela própria equipe da Lindens Lab .

Origem: Massively.


Publicidade: