sábado, 5 de abril de 2008

Falta de energia elétrica derruba o Second Life por quase 24 horas

Jack Linden informa que o sistema de logins foi fechado até que se resolvam problemas aparentemente graves na comunicação entre os datacenters da Linden.


Usuários do Second Life estão há várias horas sem poder se conectarem ao metaverso. Segundo nota de Jack Linden, no blog oficial, a Linden Lab começou a observar grandes perdas de pacote de dados na comunicação entre os data-centers, que abrigam simuladores do SL, em virtude de um aumento considerável no volume de tráfego de dados, nas últimas 24 horas.

Por isso, foi necessário suspender temporariamente todos os logins, pelo menos até a solução do problema. Aparentemente, a Linden está tendo dificuldades em efetivar os reparos necessários, assumindo inclusive que as falhas na comunicação da rede são mais graves do que eles imaginavam. Até o momento, não há previsão de retorno de disponibilidade do grid.

[Atualização : 14h53] Ainda tentando contornar a situação, a Linden informou que foi necessário desconectar TODOS os usuários que ainda conseguiram se conectar através de algumas portas de sua rede. Oficialmente ainda não foi indicada a causa do problema. A empresa prossegue sem oferecer previsão de horário para reabertura do grid.

[Atualização : 15h32] Teeple Linden informou agora a pouco no blog que toda equipe da Linden Lab está neste momento empenhada em isolar e resolver o mal funcionamento em sua infra-estrutura de rede.

[Atualização : 16h55] GRID REABERTO. Finalmente a Linden informou que uma falha no fornecimento de energia elétrica, em parte de sua infra-estrutura, provocou a pane na rede por onde percorre o grid do Second Life. Os serviços de login foram reabertos, mas pacialmente. Ainda levará algumas horas até o sistema voltar ao normal. Neste período, diversas regiões estarão inacessíveis e o serviço de login poderá sofrer alguns abalos momentâneos.

OPINIÃO MUNDO LINDEN: Já passou a hora da Linden Lab descentralizar a hospedagem de suas ilhas e servidores. Mesmo que a companhia já esteja liberando seu software servidor, para empresas como a IBM, esta descentralização poderá demorar pelo menos 1 ano.

Com informações do Second Life Blog.
Publicidade:

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Celular da Samsung já possui tecnologia para rodar Second Life

Os usuários também poderão usar seus celulares para atualizar seus blogs no mundo real e virtual, sem atrasos.

Acessar o metaverso do Second Life de um telefone celular já é uma realidade. A Samsung Eletronics conseguiu desenvolver uma versão do "client" do Second Life que permitirá o acesso ao metaverso em sua nova linha de celulares. A empresa anunciou que fará demonstrações do aparelho e de seus aplicativos com tecnologia wireless na feira de tecnologia de telecomunicações em Las Vegas, CTIA, que acontece esta semana.

Os usuários também poderão usar seus celulares para atualizar seus blogs no mundo real e virtual, sem atrasos. A Samsung ainda colocou no aparelho a função "Mixed Contract", que permite que os usuários contatem seus amigos virtuais diretamente por ligações ou SMS.

O aparelho deve sair no mercado nos próximos meses: "Planejamos comercializar telefones celulares equipados com soluções wireless inovadoras, provavelmente a partir da segunda metade deste ano", disse um porta-voz da Samsung ao site do jornal coreano Korean Times.

Origem: Second Life Informa.
Mouse especial para utilização no Second Life

A empresa 3D Connexion acaba de anunciar a criação de seu novo produto, chamado de Spacenavigator 3D. Trata-se de um mouse desenvolvido exclusivamente para facilitar a navegação no Second Life.

O 3D Connexion Spacenavigator além de melhorar muito a experiencia de navegação no SL é compatível totalmente com softwares como Maya, 3D Stúdio Max, Google Earth, Photoshop CS3, entre outros.

Surge como uma ferramenta que facilita demais a criação de machinimas (vídeos feitos através do Second Life ou de outros simuladores de realidade virtual). As funções de movimentação dos avatares e da câmera foram facilitadas com a intuitividade apresentada pelo novo apetrecho.

Além de ser útil, aparentemente torna a experiência no metaverso muito mais divertida, possibilitando uma navegação tranquila com uma postura muito mais relaxada em relação a utilização usual do mouse anexado ao PC.

Assista ao vídeo abaixo para perceber o quanto é interessante este novo "brinquedinho", que também pode facilitar a vida dos construtores e desenvolvedores dentro do Second Life.



Origem: mundolinden.com
Publicidade:
Há um ano, no Mundo Linden

Confira o que foi notícia no Second Life, em 4 de Abril de 2007.


FBI investiga jogatina no Second Life

A onda do jogo no Second Life coincide com uma onda de repressão aos cassinos da vida real nos EUA, onde foram presos executivos de sites de jogos sediados em outros países..

Leia na íntegra.

Linden promete personalização dos nomes de avatares até o final do ano

Novidade já existe para celebridades, principalmente do mundo dos negócios e da política, que acessam o mundo virtual com seus nomes 'reais'. No entanto, Linden pretende oferecer o recurso a todos os residentes, ainda em 2007. Mas não será de graça.

Leia na íntegra.

Série "Dicas Rápidas do Torley":

24 - Opções avançadas para anexar prims e objetos


Todo dia, uma nova dica em vídeo para quem está chegando agora ao fantástico universo do Second Life. Confira:


Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

• 14.968 novas inscrições, levando a população a um total de 13.122.717 avatares;
• Pico máximo de 59.344 avatares logados ao mesmo tempo, às 18:05 horas (horário de Brasília), e um mínimo de 26.970 logados por volta das 05:10 desta madrugada. Média do dia: 46.813.
• Índice de estabilidade do grid ficou em 1,35 (quanto menor, melhor);
• No iníco do dia ocorreram alguns problemas de estabilidade no grid, como consequência disso a Linden Lab anunciou que haveria 30 minutos de recarga inesperada e testes, alguns serviços não funcionaram durante este processo. Infelizmente não temos como distinguir se foi uma manutenção inesperada por falhas nos processos ou uma manutenção de rotina;
• A grande notícia do dia é que a IBM iniciou a instalação de servidores privados, com base no código fonte oficial do SL, que serão ligados ao grid principal. é a primeira vez que um grid externo será ligado ao principal.
• Está em observação o sistema de colisão de objetos nos sistemas Havok 1 e 4.
• A empresa 3D Conection está desenvolvendo um mouse para uso exclusivo no SL.

Origem: Massively.
Publicidade:

quinta-feira, 3 de abril de 2008

IBM estréia hospedagem externa de ilhas ligadas ao Second Life grid

Para conter o avanço do OpenSIM, a Linden Lab criou um novo foco de negócios, fornecendo oficialmente o software de seus servidores para criação de grids corporativos e privados. Ilhas externas da IBM serão o piloto da nova proposta.

A IBM disse nesta quarta-feira que será a primeira empresa a hospedar em seus servidores uma região privada do mundo virtual Second Life. O projeto está em teste e será lançado em algumas semanas. Ele marca o novo foco da matriz do Second Life, Linden Lab, oferecendo softwares e serviços para empresas que querem usar o mundo virtual para reuniões e teleconferências.

Os funcionários da IBM poderão se mover livremente entre áreas públicas do Second Life e áreas privadas que são hospedadas atrás do firewall corporativo da IBM. Isso irá permitir que a empresa possa discutir e divulgar informações prioritárias sem ter que passar os dados pelos servidores da Linden Lab.

A IBM tem sido uma das empresas mais engajadas com o Second Life, um mundo virtual popular com centenas de milhares de usuários que possui seu próprio sistema monetário e economia. Mais de 6 mil empregados da IBM criaram personagens do Second Life chamados de avatar, e a empresa assinou um acordo com a Linden Lab no ano passado para explorar a compatibilidade entre os diferentes mundos virtuais. O projeto é estruturado como um acordo de desenvolvimento conjunto, e não haverá troca de dinheiro entre as partes, afirmou o vice-presidente de conversão digital da IBM, Colin Parris, em entrevista por telefone.

"Nós vemos uma necessidade para uma solução pronta que oferece a mesma capacidade de criação de conteúdo mas dá novos níveis de segurança e avanços", disse ele. O Second Life tendo sido cada vez mais usado por corporações e outras organizações ao invés de teleconferência e reuniões, mas a adoção tem sido contida por preocupações com a estabilidade e segurança da plataforma.

Escrito por Adam Pasick, para a Reuters.
Série "Dicas Rápidas do Torley":
23 - A vegetação oficial da Linden


Todo dia, uma nova dica em vídeo para quem está chegando agora ao fantástico universo do Second Life. Confira:


Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

• 13,449 novas inscrições, levando a população a um total de 13,107,749 avatares;
• Pico máximo de 59,926 avatares logados ao mesmo tempo, às 16:00 horas (horário de Brasília), e um mínimo de 29,107 logados por volta das 05:40 desta madrugada. Média do dia: 47,131.
• Índice de estabilidade do grid ficou em 1.85 (quanto menor, melhor);
• Mais um dia com vários transtornos técnicos no grid principal do Second Life;
• O grid principal também sofreu uma reinicialização geral, em suas ilhas, para implementar correções em bugs considerados críticos;
• O sistema de leilão de terras, no portal SL, foi suspenso na noite de ontem, para manutenção técnica previamente programada;
• O projeto Windlight foi, enfim, encerrado ontem e agora faz parte do navegador oficial;
• Prosseguem os debates e a polêmica sobre a nova política de marcas da Linden Lab.

Origem: Massively.
Publicidade:
Há um ano, no Mundo Linden

Confira o que foi notícia no Second Life, em 3 de Abril de 2007.

Linden libera versão 1.14.1(1) do navegador Second Life, no beta grid

Vídeo tutorial: administre e organize seu inventário de forma eficiente

Perdido no meio de tantos objetos? Disponibilizamos um vídeo com dicas quentes para deixar seu inventário 'enxuto', sem perder ítens importantes.


quarta-feira, 2 de abril de 2008

Especialistas defendem que mundos virtuais não precisam de "polícia"

Vários especialistas em universos virtuais, dentre os quais o fundador do Second Life, Philip Rosedale, defenderam no Congresso dos EUA que estes sites não necessitam de entidades externas para se "policiarem".

Especialistas em mundos virtuais foram à uma audiência, no Congresso dos EUA, com o propósito de explicar às autoridades norte-americanas que a comunidade on-line sabe tomar conta de si mesma. Citado pela Reuters, o fundador do Second Life, Philip Rosedale, defendeu que "é provável que as atividades dos mundos virtuais sejam de certa forma mais policiáveis e a lei seja melhor cumprida dentro destes metaversos".

Durante a audiência, que contou com a presença de vários avatares em telas LCD, os especialistas foram questionados sobre o que estes mundos fazem para evitar que sejam palco de crimes que possam ser transpostos para o mundo real.

"Eu não estou defendo a censura. Mas pergunto o que poderemos fazer para que algumas destas ferramentas gloriosas não sejam alteradas para ferramentas que possam facilitar a organização de ataques terroristas contra civis inocentes", defendeu Jane Harman, uma representante Democrata da Califórnia. Ela se referiu a um artigo publicado na imprensa britânica, no ano passado, em que se apresenta possibilidade de grupos de extremistas islâmicos utilizarem o Second Life (e outros metaversos) para atraírem adeptos.

Philip Rosedale foi claro na resposta ao afirmar que "nós nunca vimos nenhuma prova da existência deste tipo de atividade". O fundador do Second Life realçou que sua empresa proibiu algumas atividades, como a jogatina, e todas as transações não-oficiais feitas com a moeda virtual deste mundo, os "lindens", que pode ser trocados por dólares ou outras moedas reais, sem qualquer monitoramento. Vários dos especialistas presentes na audiência defenderam também que a realidade virtual será o próximo grande passo na evolução da Internet.

Origem: Sol.
Linden Lab cria regras polêmicas para uso de suas marcas

Muitos sites e blogs sairão prejudicados com a decisão, que foi imposta aos usuários como uma cláusula obrigatória assim que estes se conectavam ao SL durante a semana passada.

Usuários do Second Life foram surpreendidos por uma decisão legislativa da Linden Labs no último dia 23 de março que veta o uso de suas marcas. Usar termos registrados como "Second Life", "Linden" ou "Linden Lab", imagens como a famosa mão que se transforma em olho ou até o slogan "Your world. Your imagination" ficam proibidos se não passarem pelo crivo dos novos termos de uso criados pela própria Linden Labs.

Muitos sites e blogs sairão prejudicados com a decisão, que foi imposta aos usuários como uma cláusula obrigatória assim que estes se conectavam ao SL durante a semana passada. São dezenas de regras que proíbem ou limitam o uso dos termos e imagens registradas pela Linden, o que interfere muito em nomes registrados de blogs, portais, jornais e sites por todo o mundo.

A decisão se mostrou impopular entre muitos usuários, que se sentiram lesados ao serem obrigados a pedir permissão para usar nomes que se referem ao metaverso como marcas registradas. Antes o uso era livre por isso o nome da Linden Lab e seus produtos ficaram amplamente conhecidos nos meios de comunicação em massa. Os usuários se consideram responsáveis por esta expressividade e estão com medo do que a Linden imporá com estas novas regras.

A principal preocupação são os processos legais que podem acarretar prejuízos financeiros aos proprietários de blogs e sites. Apesar de toda a discussão, o fato pode ser apenas uma medida da Linden para policiar o uso das marcas e evitar sua implicação em recentes crimes virtuais, envolvendo de golpes bancários a pedofilia. Na comunidade do SL, aqueles que mantém sites ou publicam informações associadas ao metaverso ainda estão confusos em relação às novas regras e aguardam por um esclarecimento mais detalhado por parte da Linden Lab.

A longa lista de proibições inclui também adaptações como "SL" ou "LL" bem como "2nd Life". Além disso, um guia de utilização da logomarca também foi imposto pela Linden para assegurar que ela não seja modificada.

Origem: Second Life Informa.
Série "Dicas Rápidas do Torley":
22 - Iniciando conferências via IM


Todo dia, uma nova dica em vídeo para quem está chegando agora ao fantástico universo do Second Life. Confira:


Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

• 11,593 novas inscrições, levando a população a um total de 13,094,300 avatares;
• Pico máximo de 60,138 avatares logados ao mesmo tempo, às 16:20 horas (horário de Brasília), e um mínimo de 31,488 logados por volta das 04:35 desta madrugada. Média do dia: 45,870.
• Índice de estabilidade do grid ficou em 1.87 (quanto menor, melhor);
• Grid apresentou diversas falhas de funcionamento na manhã de ontem, por volta das 8 horas;
• Suporte telefônico da Linden também não funcionou regularmente;
• O motor Havok-4 já se encontra implantado em todo grid principal. Porém, correções de bugs e manutenções relacionadas estão previstas para a próxima semana;
• Vivox está expandido seus serviços VoIP virtuais para outros metaversos conhecidos;
• A Linden Lab tentou esclarecer publicamente sua nova política de uso de logomarcas SL. No entanto, as explanações foram consideradas insatisfatórias pela comunidade;
• Wagner James Au publicou sem seu blog, um mapa populacional do Second Life;
• Finalmente, a Linden Lab contratou um assessor de comunicação para a companhia;
• Philip Rosedale testemunhou para o subcomitê do Congresso dos EUA. Assista em vídeo.

Origem: Massively.
Publicidade:
Há um ano, no Mundo Linden

Confira o que foi notícia no Second Life, em 2 de Abril de 2007.

Corrida presidencial americana prossegue a todo vapor no Second Life

Talent prepara a estréia da Semp Toshiba no Second Life

Empresas disputam vantagens dos mundos virtuais

1º de Abril: Site de notícias é vendido por 50 mil euros

Os Pampas no Second Life

terça-feira, 1 de abril de 2008

Pesquisadores desenvolvem avatar com inteligência artificial no SL

Aplicações incluem desde jogos até sistemas domésticos de segurança.

Um grupo de pesquisadores do Rensselaer Polytechnic Institute, no Estado de Nova York, Estados Unidos, trabalha no desenvolvimento de um avatar dotado de inteligência artificial e capaz de ter opiniões e de reagir às idéias de outros avatares controlados por humanos. Segundo os pesquisadores, o personagem virtual será capaz de aprender e avaliar situações a partir do relacionamento com humanos no metaverso.

Em recente conferência sobre inteligência artificial, os pesquisadores apresentaram o primeiro avatar criado pelo projeto. Batizado de Eddie, o avatar tem a aparência e o raciocínio de uma criança de 4 anos. Ele é capaz de avaliar e de tirar conclusões baseadas em seu conhecimento de forma muito semelhante ao que faz uma criança de 4 anos na vida real.

“Os avatares existentes em mundos virtuais, como o Second Life, são controlados diretamente por seus usuários e apenas nos dão a ilusão de mentalidade própria”, disse durante apresentação Selmer Bringsjord, chefe do departamento de ciência cognitiva de Rensselaer e líder da pesquisa. “Personagens autônomos com desempenho realmente convincente devem ter memórias, crenças e desejos.”

Segundo Bringsjord, o objetivo do projeto não é construir uma teoria computacional que explique e antecipe o comportamento humano, mas sim desenvolver agentes, dotados de inteligência artificial, mais interessantes e úteis por conta de sua capacidade de reação a estímulos externos. “As aplicações incluem desde entretenimento e jogos até aplicações educacionais e sistemas domésticos de segurança.”

A equipe espera desenvolver uma versão do holodeck - um sistema de realidade virtual visto na série Jornada nas Estrelas, no qual os personagens interagem com hologramas de outros indivíduos. Para Bringsjord, o sistema permitiria que avatares com inteligência artificial avançada interagissem diretamente com humanos. Na página http://tinyurl.com/2vjt59, há vídeos de demonstração das habilidades de Eddie.

Escrito por Marilu Araújo, no Estadão.com.br.
T-Systems do Brasil usa Second Life para recrutamento de novos funcionários

Atualmente a T-Systems está recrutando pelo Second Life arquitetos de solução, consultores de TI, gerentes de projeto, dentre outras categorias de profissionais.

A T-Systems do Brasil criou uma área de recrutamento e seleção no Second Life. A intenção da empresa, pertencente ao grupo Deutsche Telekom, é usar o universo 3D para atrair profissionais apaixonados por TI. A seleção e contratação não será feita no Second Life. O canal será usado somente para buscar possíveis candidatos e encaminhá-los para um processo real de seleção.

Um espaço da T-Systems no SL reproduz as unidades da empresa em São Paulo e em São Bernardo do Campo. Lá, a funcionária virtual do RH Pink Spirit recebe as visitas e fornece informações sobre a companhia. Além de apresentar as vagas disponíveis e os benefícios oferecidos, Pink Spirit convida o visitante para uma mini-entrevista.

Atualmente a T-Systems está recrutando pelo Second Life arquiteto de solução, consultor de TI, gerente de projeto, analista de desenvolvimento, analista de suporte, além de oportunidades para estágio nas áreas técnica e administrativa da empresa. O endereço para acessar a área virtual da empresa á slurl.com/secondlife/Brasil%20Corporativo/128/128/0.

[Atualização . 02/04/18:08] O espaço da T-Systems no Second Life foi desenvolvido pela VM2 Agência Digital, tendo como foco atrair profissionais de TI, pós-graduados, recém-formados e um público que utilize a ferramenta como forma de conhecimento do metaverso.


Escrito por Silvia Balieiro, para a INFO Online.
Publicidade:
Mitch Kapor: "Linden não venderá ações na bolsa (ainda...)"

Sobre os rumores de que a Linden Lab estaria para lançar ações da companhia na Bolsa de Valores Nasdaq, o vice-presidente Mitch Kapor, em entrevista in-world exclusiva para o canal SLCN.TV, desmentiu o fato e descreveu a perspectiva que os investidores tem sobre a empresa, o que não descarta totalmente esta possibilidade.

Série "Dicas Rápidas do Torley":
21 - Compartilhando objetos com o grupo


Todo dia, uma nova dica em vídeo para quem está chegando agora ao fantástico universo do Second Life. Confira:


Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

• 13,600 novas inscrições, levando a população a um total de 13,082,547 avatares;
• Pico máximo de 62,584 avatares logados ao mesmo tempo, às 16:00 horas (horário de Brasília), e um mínimo de 33,810 logados por volta das 06:05 desta manhã. Média do dia: 47,373.
• Índice de estabilidade do grid ficou em 1.11 (quanto menor, melhor);
• Grid apresentou baixa performance em alguns horários, nesta segunda-feira;
• Suporte via chat da Linden parou de funcionar momentaneamente;
• Linden Lab anunciou que havarão mudanças nos fóruns públicos de seu portal;
• Call center da Linden passou por uma manutenção preventiva nas últimas horas;
• Linden reformulou equipe de análise dos 'abuse reports' (indicações de violação de regras);
• O avatar Blackthom Hare recebeu graduação de "Mestre" em criação no Second Life;
• Em breve, teremos novidades sobre avatares com números telefônicos relacionados. Ou seja, cada avatar poderá ter, no futuro, um número telefônico fixo de atendimento, para receber chamadas de telefones e celulares de qualquer parte do mundo;
• Um especialista está para finalizar ampla pesquisa sobre práticas religiosas no Second Life;
• Aos poucos, o grid principal já está recebendo a inclusão de código do motor Havok-4;
• Linden Lab prometeu rever aspectos referentes aos têrmos de uso de suas marcas, e anunciar mudanças para breve. Só não informaram quando.

Origem: Massively.
Há um ano, no Mundo Linden

Confira o que foi notícia no Second Life, em 1º de Abril de 2007.

Brasileira vence o Second Life Face of L'Oreal Contest

Ilustrador brasileiro abre exposição no Second Life

Japoneses anunciam aquisição de L$ 150 milhões, de uma só vez... será?
Índices e estatísticas de Fevereiro/2008 no SL

Com base nas informações oficiais da Linden Lab, apresentamos um resumo com as principais informações estatísticas, sobre o Second Life.

Total de horas gastas pelos usuários: pouco mais de 28 milhões de horas, sem crescimento significativo em relação a Janeiro/2008;

Aumento da população total: incremento de 3,53%, para 12.671.638 residentes. É a pior marca histórica em termos percentuais;

Contas Premium: em Fevereiro registrou-se uma queda de quase 600 contas, de 92.096 em Janeiro/2008 para 91.531 em Fevereiro/2008 (- 0,61%).

O Brasil registrou uma queda de avatares ativos de -14,7% (cerca de 4450 residentes a menos), finalizando o mês de fevereiro com 25811 avatares ativos, caindou da 5ª para a 6ª posição mundial.

Em nível mundial o mês de fevereiro também registrou uma queda no total de usuários ativos, cerca de 16.600 usuários a menos, o que corresponde a (–) 3,00%. O mês de Fevereiro/2008 fechou com um total de 526.915 usuários ativos no mundo.

Os TOP 10, representam mais de 80% da atividade no SL. E são os seguintes países:

1º EUA (182.698 usuários ativos)
2º Reino Unido (48.342)
3º Alemanha (43.284)
4º Japão (28.279)
5º França (27.217)
6º Brasil (25.811)
7º Itália (22.405)
8º Espanha (17.619)
9º Holanda (16.886)
10º Canadá (16.805)

• A área total do grid (mapa mundial do SL) cresceu cerca de 3,6% e atingiu a marca de 1.038,97 km2.

• O total de regiões (ilhas) chegou a 13.000.

• O total de L$ em circulação no sistema subiu 4,8%, atingindo a marca total de L$4,6 bilhões (recorde histórico), equivalentes a US$17,4 milhões.

• Houve um aumento no volume total de negociações em L$ no mercado oficial (LindEx-Linden Exchange), de US$8,2 milhões para US$8,4 (um crescimento de 2,40%).

• A Linden Lab faturou US$ 720.000 no mês de fevereiro, apenas com a venda direta de L$ (Linden Dollares), fora do mercado LindEx.


Análise:
Considerando os números apresentados, identificamos que o Second Life, está próximo de um ponto de equilíbrio, necessitando de alguma mudança mais profunda em seus conceitos ou até mesmo nos princípios que mantém sua base de interesse.

Talvez por isso mesmo, ocorreram alterações no quadro diretivo da Linden Lab, bem como, preparam-se algumas mudanças significativas em relação ao produto Second Life.

O Second Life é ainda um excelente negócio e mantém-se como um dos maiores sistemas de relacionamento via Internet.

Comenta-se que a melhor saída, seja, realmente o IPO (lançamento de ações no mercado) com finalidade de capitalizar a empresa e realizar lucros para os primeiros investidores.

Os investimentos e aquisições de moeda virtual continuam em franco crescimento, apesar da estagnação do sistema. Isso demonstra que existe e está em ampliação à confiança na moeda virtual (L$) e na economia simulada pelo metaverso da Linden Lab.

A projeção de crescimento da economia simulada no Second Life para este ano é superior a 40%. Um índice que causa inveja aos países reais com os maiores taxas de crescimento no mundo.

Colaboração:
*Jean Liberato é consultor especialista em redes sociais.
SL Guru – Consultoria Full Service em estratégias e negócios no Second Life
(11) 8400.9116/(11) 4129.2072


Origem: mundolinden.com

Publicidade:

segunda-feira, 31 de março de 2008

Linden Lab proíbe utilização de suas marcas

Em uma atitude controversa e muito questionada pelos usuários do Second Life, ainda mais, pelos mais antigos e ativos avatares; a Linden Lab cria um novo conjunto impeditivo de regras para uso de suas marcas.

A utilização de termos como "Second Life", "Lindens" ou "Linden Lab" entre outros, bem como a utilização de imagens oficiais desses termos, está sujeita a aprovação prévia da Linden Lab, à partir do último dia 26 de março de 2008.

Todos os usuários foram obrigados, ao se conectar, a aceitar a nova cláusula de utilização de marcas e nomes que referem-se a Linden Lab e ao Second Life. Esta nova cláusula cria o "The Second Life Brand Center", que nada mais é que um complexo de regras, muito burocrático, para uso de marcas e termos que referem-se ao metaverso Second Life.

Tal medida vai de encontro à política livre que permitia a utilização dentro de regras de conduta prévias, destas mesmas marcas, com a finalidade de ampliar a presença de mercado das marcas da Linden Lab.

Assim, utilizou-se de espaços gratuitamente em sites, portais, blogs, jornais entre outros canais de comunicação em massa, permitindo que a sua marca e seu produto Second Life atingissem números expressivos, ocupando excelentes posicionamentos nas ferramentas de busca ou em rankings como Google ou Alexa.

Esta medida tem sido muito criticada, pois, afronta diretamente aqueles que ajudaram a criar o que hoje é o Second Life e atinge diretamente sites, portais, blogs, dentre outros, que tenham os termos da Linden Lab ou do Second Life em suas marcas, domínios e até mesmo em seu conteúdo.

Não se sabe quais serão as reais intenções da Linden e de seus diretores; se irão atacar financeiramente sites, blogs e locais que lucram à partir do conteúdo do Second Life ou se apenas estão tentando controlar ainda mais o uso da marca, para evitar problemas com os recentes casos de pedofilia, roubos e golpes que ocorrem no seu metaverso.

Acesse o "The Second Life Brand Center" e cadastre-se aqui.

Origem: mundolinden.com
Publicidade:
São Paulo no Second Life é tudo de bom!
Por Bironet Blanco*

As aventuras de uma avatar na São Paulo virtual.

Olá, pessoal! Hoje tenho uma história meio louca pra contar. Tudo começou quando eu recebi um convite para ir a um show da Ilha Bradesco às 21 horas, era um show com uma cantora de voz linda chamada Laura, e como estava em casa sem ter nada pra fazer, resolvi pegar meu mochilão e ir à festa para prestigiar a cantora e, claro, conhecer um pessoal só pra variar.

Como estava na Avenida Paulista, corri para o metrô Consolação e, chegando lá, achei tudo meio estranho porque o metrô estava completamente vazio, mas isso não me preocupou muito porque estava com muita vontade de ir ao show e já estava atrasada. Como estava na Avenida Paulista, corri para o metrô Consolação e, chegando lá, achei tudo meio estranho porque o metrô estava completamente vazio, mas isso não me preocupou muito porque estava com muita vontade de ir ao show e já estava atrasada.

Fui ficando desesperada, porque o metrô não vinha e eu estava sozinha, poderia estar à mercê de algum maníaco do metrô. Em um ato de desespero pra ver se o metrô estava vindo acabei caindo nos trilhos e entrei em pânico total lá embaixo. Tentei me acalmar, raciocinar, foi quando lembrei de uma técnica kung fu que havia aprendido com um mestre de kung fu em uma de minhas viagens por São Paulo. Me concentrei e dei um mortal pulando para a plataforma do metrô com perfeição.

Logo em seguida o metrô chegou, pulei pra dentro dele e segui para Ilha Bradesco, para ver se pegava ainda uma parte do show da Laura. Cheguei lá correndo, ainda tinha a maior galera por lá, liguei a steam pra escutar a Laura e só consegui ouvir “Valeu galera, obrigada! Foi demais cantar pra vocês!”.

Bom, não posso negar minha decepção por ter chegado tão atrasada, mas pelo menos consegui escutar a voz dela que era bonita mesmo. Tudo bem, vai. Eu ainda fiquei um tempo por lá, conversei com um pessoal e dei uma volta pra conhecer melhor a Ilha Bradesco. É isso aí pessoal! Até a próxima aventura do Mochilão com Bironet Blanco! Beijinhos, beijinhos e tchau, tchau!

*Bironet Blanco é avatar correspondente do São Paulo Convention & Visitors Bureau, no Second Life.


Origem: Blog Visite São Paulo . SPCVB

Publicidade:
Parecer do TSE proíbe campanhas eleitorais no Second Life e na internet

Segundo documento, que será votado pelo tribunal e requer aprovação para vigorar, os candidatos não poderão usar ferramentas eletrônicas. Parecer é resposta à consulta feita pelo deputado federal José Aparecido (PV-MG), em Outubro de 2007.

Um parecer técnico da assessoria especial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proíbe que os candidatos às eleições municipais deste ano se valham das várias ferramentas da internet para angariar votos. O documento veda a publicação de blogs, o envio de spams com as propostas dos candidatos, o chamado e-mail marketing, a participação do político no Second Life, o uso do telemarketing, o envio de mensagens por celular e a veiculação de vídeos em sites como o You Tube. A razão central para a proibição dessas tecnologias, de acordo com o parecer, é a falta de legislação específica para tratar do assunto.

“Certo é que, conforme senso comum, se algo não é proibido, em tese, deveria ser facultado. Contudo, se a lei não proíbe determinadas práticas de propaganda eleitoral, também não as autoriza”, diz o parecer. “No campo da propaganda eleitoral, o que não é previsto é proibido”, concluiu o documento do Tribunal Superior Eleitoral.

A resolução do TSE para as eleições deste ano define somente que o candidato deve registrar no tribunal uma página na internet para sua campanha. O endereço desse site deve conter o nome e o número do candidato. A lei eleitoral, por sua vez, trata apenas da campanha em sites mantidos por empresas de comunicação social e para eles dá o mesmo tratamento dispensado às emissoras de televisão, rádios e mídia impressa, como jornais e revistas. As multas para o descumprimento da lei são, inclusive, as mesmas para todos os meios - em alguns casos, pode chegar a R$ 106.410,00.

Sobre blogs, e-mail marketing e telemarketing não há legislação. Por isso, a manifestação do TSE poderá ser determinante. Mas, para que essas proibições tenham efeito, esse parecer, em resposta a uma consulta do deputado federal José Aparecido (PV-MG), precisa ser incluído na pauta do tribunal e aprovado pelos ministros. Ainda não há previsão quando isso será feito. Se a consulta não for considerada pelo tribunal, por fazer muitas perguntas de uma vez ou porque uma resolução do próprio TSE tratou do assunto, mesmo que de forma superficial, os candidatos repetirão as práticas da campanha passada. Caso contrário, a propaganda na internet ficará restrita ao site oficial do candidato a partir de 6 de julho deste ano.

RAZÕES

Em alguns pontos do parecer, os técnicos do TSE afirmam que as tecnologias poderiam até ser liberadas, se existisse alguma lei sobre o tema. No caso dos spams, por exemplo, o parecer informa que a tendência seria liberá-lo, assim como são legais as cartas enviadas pelos políticos às casas de eleitores em época de eleições.

Entretanto, até que um projeto que tramita na Câmara sobre o assunto não seja aprovado, essa modalidade de propaganda deveria ser proibida, de acordo com a avaliação da assessoria do tribunal. O mesmo vale para o Second Life, mas, para essa tecnologia recente, não há sequer projeto tramitando no Congresso. Em relação aos blogs, o parecer permite a publicação, desde que o candidato opte por não ter outra página na internet. Os dois, diz o documento, não seria permitido, já que o site precisa ser registrado com antecedência no tribunal.

Escrito por Felipe Recondo, para o Estadão.com.br
Publicidade:
Série "Dicas Rápidas do Torley":
20 - Anexando objetos aos 'notecards'


Todo dia, uma nova dica em vídeo para quem está chegando agora ao fantástico universo do Second Life. Confira:


Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

• 12,943 novas inscrições, levando a população a um total de 13,068,947 avatares;
• Pico máximo de 66,429 avatares logados ao mesmo tempo (novo recorde), às 17:50 horas (horário de Brasília), e um mínimo de 35,938 logados por volta das 03:55 desta madrugada. Média do dia: 49,102.
• Índice de estabilidade do grid ficou em 1.58 (quanto menor, melhor);
• Da mesma forma que o índice de acessos simultâneos bateu seu novo recorde ontem, o grid principal do Second Life desabou, provocando desconexão súbita para mais de 30 mil usuários. Esta instabilidade provocou os já comuns problemas com transações financeiras. Para piorar, o suporte telefônico da Linden operou em seu menor nível de dispobilidade;
• Hospital universitário de Liverpool abre réplica no Second Life;
• Philip Rosedale participará hoje de evento governamental de telecomunicações, sediado em Washington D.C., onde falará sobre os mundos virtuais na internet;
• ONG "Global Kids" realiza projetos de ciência no Teen Grid;
• Prossegue polêmica com as restrições da Linden Lab impostas ao uso de suas logomarcas "Second Life" e "inSL".

Origem: Massively.
Publicidade:

domingo, 30 de março de 2008

Nova tecnologia implementa expressão labial aos avatares do Second Life

Com o "LipSync", os sons captados no sistema de voz do metaverso influem diretamente na animação dos lábios dos personagens.

Voz no Second Life pode ser algo um tanto quanto complicado, quando se lembra que é preciso pressionar um botão 'talk' para conversar. Geralmente o avatar tem que parar o que está fazendo. E quanto se está conversando, a face do personagem virtual permanece estática como uma escultura, sem nenhum realismo.


Clipe feito com o uso do "Lipsync"

Mas uma nova tecnologia pode acrescentar um novo nível de imersão e realismo ao 'voice chat'. O "Lipsync", através do download de um navegador próprio para o Second Life, permite que avatares deste metaverso movam seus lábios de acordo com o ritmo das suas conversações. "Qualquer um com o nosso navegador instalado, não só poderá ver seu avatar 'conversando' mas também outros avatares ao seu redor", disse Brigit Lichtenegger (aka. Evo Szuyuan), diretora da Creativa Machinery, companhia baseada em Rotterdam que produziu o sistema e hospeda o navegador especial para download. A princípio, o Lipsync não permite exata sincronia dos lábios com o discurso proferido. A sensação, ainda, é a de se estar assistindo um filme 'dublado'.

A tecnologia Lipsync foi originalmente criada pelo avatar Mm Alder, em comunhão com a IBM. Porém, recentemente foi colocada em domínio público (open source), com licenciamento GNU. Lichtenegger disse ainda que funcionários da Linden Lab estão interessados em aplicar o Lipsync aos navegadores oficiais do Second Life. Entretanto, a reportagem não conseguiu contactar ninguém da empresa para confirmar esta informação.

Clique aqui para baixar o navegador SL compatível com o Lipsync.

Escrito por Eric Krangel, para a Reuters.
CURTAS DO SECOND LIFE

Second Life®
A partir de agora Second Life tem de se escrito assim: "Second Life®". Como acontece com muitos produtos comerciais e nomes de empresas, a exigência saiu da própria Linden Lab, para uma comunidade que agora se volta para os proprietários do mundo e pergunta se essa é a retribuição por tudo o que fizeram disseminando, gratuitamente, o nome do mundo virtual. Alguns acham que a Linden exige que se escreva o nome sempre daquela forma. Trata-se, porventura, de um mal-entendido? Em uso regular, com marcas, só na primeira vez é necessário seguir a norma. Vejam-se os livros e a história da publicidade.

Deputado volta ao Second Life
O deputado europeu Paulo Casaca voltou ao Second Life para a sua terceira conferência virtual, agora sobre o tema "Minorias Étnicas no Médio Oriente". Para Catalina Streeter, uma das responsáveis pelo Babel Project, estrutura associada ao deputado, o uso do Second Life é importante para chegar a outras pessoas, mas também "para a promoção dos mundos virtuais, enquanto ferramenta legítima de trabalho, educação e 'network' - uma imagem que, após o entusiasmo inicial, praticamente deixou de ser transmitida pela imprensa (apesar de serem cada vez maiores os projetos que, tanto em qualidade como em quantidade, contrariam esta idéia".

Um novo portal SL em português
Portugal já tem o seu novo portal sobre Second Life. Uma equipe de entusiastas do mundo virtual concebeu o Portal Second Life, o primeiro portal da comunidade de língua portuguesa do SL. Um espaço para visitar, se inscrever e ficar por dentro das novidades. Socializar e cooperar, coisas dos mundos virtuais.

A volta de Gandhi
A Marcha do Sal, caminhada de quase 400 quilômetros de Mahatma Gandhi, em protesto contra a proibição da extracção de sal imposta pelos ingleses, se repete 78 anos depois no Second Life. Joseph DeLappe, professor de arte da Universidade de Nevada, decidiu recriar o evento, que pode ser acompanhado no mundo virtual ou através do blog do artista.

Escrito por José Antunes, do Expresso Clix.
Publicidade:
Série "Dicas Rápidas do Torley":
19 - Obtendo informações de sistema


Todo dia, uma nova dica em vídeo para quem está chegando agora ao fantástico universo do Second Life. Confira:


Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

• 12,966 novas inscrições, levando a população a um total de 13,056,004 avatares;
• Pico máximo de 62,711 avatares logados ao mesmo tempo, às 19:35 horas (horário de Brasília), e um mínimo de 36,085 logados (recorde) por volta das 06:05 desta manhã. Média do dia: 52,029.
• Índice de estabilidade do grid ficou em 1.08 (quanto menor, melhor);
• Por algum motivo não aparente, o grid bateu ontem um recorde de acessos simultâneos mínimos. Entretanto, problemas técnicos comuns não deixaram de se manifestar, principalmente nas transações financeiras;
• Linden Lab anunciou o lançamento do I-World, um conjunto de sims que será mantido e administrado pelos funcionários do companhia. Este anúncio faz parte do novo programa estratégico de marketing do Second Life, denominado "InSL";
• Segundo nota de Qarl Linden, em breve teremos avatares "virgens" (também conhecidos como "Ruthies") totalmente reformulados;
• Rumores dão conta que o Windlight e o Havok-4 serão oficialmente efetivados dentro de uma semana, tendo em vista o lançamento inesperado de um novo 'release candidate' na manhã de ontem;
• Ensino de linguagens, à distância, é um dos ramos de atividade que continuam em franco crescimento no Second Life.

Origem: Massively.
Publicidade:
Há um ano, no Mundo Linden

Confira o que foi notícia no Second Life, em 30 de Março de 2007.

Adesões ao Second Life estão na Semana Tech Info Exame

Artigo: A real do Second Life

Cyrela garante seu espaço no Second Life

Site aponta empresas reais em mapa virtual do Second Life

Em evento, Governo dos Estados Unidos admite seu ingresso no Second Life