sábado, 22 de março de 2008

Okatu: Brazilian Art & Culture. Um patrimônio cultural e artístico no SL

A partir de um diálogo com a antropologia, arquitetura, geografia cultural (paisagismo), história, museografia, sociologia e urbanismo, esses ambientes foram concebidos e construídos como "recriações" de "paisagens culturais brasileiras".

A aldeia e a vila fazem parte de um projeto de pesquisa apoiado pelo CNPq, intitulado Patrimônio histórico e cultural no Second Life: o caráter mnemônico da internet 3D como uma ferramenta a serviço da economia cultural. A partir de um diálogo com a antropologia, arquitetura, geografia cultural (paisagismo), história, museografia, sociologia e urbanismo, esses ambientes foram concebidos e construídos não tanto como réplicas de uma realidade particular, mas como "recriações" de "paisagens culturais brasileiras", tendo em vista representações de residentes entrevistados, bem como referências literárias e aquelas provenientes da cultura de massas (especialmente televisão e cinema).

A experiência consiste, portanto, na "recriação" desses ambientes/paisagens propriamente ditos e também na produção de eventos e atividades a serem desenvolvidas neles, com a participação de residentes, tais como performances, rituais e festas populares. Enfim, trata-se de um experimento no qual utilizando-se os recursos oferecidos pelo programa propõe-se um roteiro de questões sócio-antropológicas acerca da cultura brasileira e a identidade nacional no contexto digital e virtual. A pergunta básica que nos tem orientado é: quais são os horizontes, os desafios e os limites impostos pela internet 3D e, particularmente pelo programa do SL, enquanto dispositivo gerador de sociabilidade, de transmissão e reprodução do patrimônio cultural nacional.

Como sabemos, a religião e a religiosidade são uma dimensão fundamental da vida social brasileira, da mesma forma que as Igrejas, constituindo assim uma parte muito importante de nosso patrimônio cultural e artístico.

Sendo assim, vimos convidá-lo para o ato religioso de abertura oficial do Okatu Brazilian Art & Culture: dia 23/03/2008 as 18:00hs (RL), que terá lugar na Igreja de nosso vilarejo virtual. Acessível neste endereço: slurl.com/secondlife/Brunswick/26/190/26.

Equipe Okatu

Colete Jacobus (Laura Graziela Gomes) é Mestre e Doutor em Antropologia Social, além de Professor Associado do Departamento de Antropologia e do PPGA da UFF. O projeto ainda conta com o apoio de uma equipe composta por: Bruno Lisboa Oh (Bruno Lisboa), cenografia, direção de arte, fotografia e assistente de pesquisa; Marguerite Trenkins (Clarissa Quelhas), estudante de Ciências Sociais/UFF, bolsista; Case Imako (Wanderlei Moraes), estudante de Ciências Sociais/UFF, bolsista. Em sua fase inicial o projeto contou ainda com a participação dos construtores zeronight Wilber e Jacob Brenner.

Press release: Ananda Valeeva . Equipe Okatu.
Publicidade:
Momento fashion: Feliz Páscoa!

A cada semana, a parceria Mundo Linden e Mundo SL traz uma superdica de moda para você!


Clique aqui para ver mais fotos deste set.

Model/Modelo:
Lucyanni Writer
Look elaborado por: Lucyanni Writer

Vestido/Dress
Loja/Store: Sevda Gunes Designs
Model/Modelo: Dune Flexi Prim

Cabelo/Hair:
Loja/Store: Armidi Hair
Model/Modelo: Scarlett - Platinum

Sapatos/Shoes:
Loja/Store: Caliente Express
Model/Modelo: Strappy Sandals

Brincos e Pulseira/Earrings and Bracelets:
Loja/Store: Shiny Things
Model/Modelo: Braid hoop earring - brown
Hippie deluxe bracelets - brown

Coelho/Rabbit:
Loja/Store: Happy mood
Model/Modelo: SleepyRabbit S

Pele/Skin:
Loja/Store: Minnu Skins
Model/Modelo: MMSPale-Earth

Clique nos nomes das lojas para se teleportar.
Click in the name of the stores to teleport.

Contato:
Para montar o look de sua loja, ou sugestão, entre em contato com Claudia Poitier ou Lucyanni Writer:
e-mail: Claudia: claudiapoitier@gmail.com
MSN: Luciana: lucy-writer@hotmail.com
IM: add claudia Poitier (SL)
IM: add Lucyanni Writer (SL)

Clique aqui para acessar o perfil de Claudia no Orkut
Clique aqui para acessar o perfil de Lucyanni no Orkut

Série "Dicas Rápidas do Torley":
12 - O que é um 'prim' ou 'primitive'?


Todo dia, uma nova dica em vídeo para quem está chegando agora ao fantástico universo do Second Life. Confira:


Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

• 15,478 novas inscrições, levando a população a um total de 12,943,353 avatares;
• Pico máximo de 60,852 avatares logados ao mesmo tempo, às 17:35 horas (horário de Brasília), e um mínimo de 33,159 logados por volta das 05:40 desta madrugada. Média do dia: 49,596.
• Índice de estabilidade do grid ficou em 1.76 (quanto menor, melhor);
• O grid passou por diversas dificuldades técnicas no início da noite de ontem, inicialmente desapercebidas pela Linden. Horas mais tarde uma nota foi emitida relatando a natureza da questão;
• Sistema "Mono" foi atualizado no beta grid para o estágio '6';
• Mais um Release Candidate foi liberado para testes do Havok4, no beta grid. Sua efetivação no grid principal parece próxima;
• Segunda parte do episódio CSI:NY - "Down the Rabbit Hole" será exibida no canal americano CBS, no próximo dia 2 de Abril, fechando assim a história deste seriado que é ambientada no Second Life.

Origem: Massively.
Publicidade:
Há um ano, no Mundo Linden

Confira o que foi notícia no Second Life, em 22 de Março de 2007.

Windows Vista com placas ATI ainda não suportam o Second Life

DJ Ali Wilson no Second Life, nesta sexta-feira

Calvin Klein escolhe Second Life para apresentar novo perfume

Vídeo tutorial: aprenda a criar 'caixas de venda' no Second Life
As 'sell boxes' são um elemento importante para quem deseja vender algum produto que acaba de criar no mundo virtual. Saiba agora como construir uma.


sexta-feira, 21 de março de 2008

Torley: crie "texturas transparentes"

Vídeo postado pelo integrante da equipe de desenvolvimento da Linden Lab, mostra como preparar no Photoshop aquelas texturas profissionais, afim de tornar seus objetos bem mais elaborados e realistas. Confira:



Publicidade:
Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

• 14,093 novas inscrições, levando a população a um total de 12,927,359 avatares;
• Pico máximo de 60,811 avatares logados ao mesmo tempo, às 17:15 horas (horário de Brasília), e um mínimo de 33,185 logados por volta das 05:40 desta madrugada. Média do dia: 47,481
• Índice de estabilidade do grid ficou em 1.44 (quanto menor, melhor);
Release Candidate 2 da versão 1.19.1 acaba de ser lançada;
• Administrador e proprietário da ilha 'Playboy' concedeu entrevista in-world para o portal SLCN.TV, com o tema "negócios reais no mundo virtual";
• Boatos no mundo corporativo atestam que o Corey Bridges, fundador do Multiverse, está se beneficiando comercialmente com a suposta instabilidade administrativa na Linden Lab, devido ao anúncio da saída de Philip Rosedale do cargo de CEO da companhia;
• Enquanto isso, a Linden Lab continua a procura de um substituto para Rosedale;
• Portal Sourceforge.net está abraçando um novo projeto de sistema de voz para mundos virtuais abertos, como o OpenSim. A idéia é unificar a tecnologia em um padrão único. Uma das iniciativas foi substituir os códigos SL, antes disponibilizados e agora retirados da base do Sourceforge;
• Crescem rumores em cima da versão 2.0 do "Copybot" e de uma nova variante do "Elvis", que devem ser disponilizados em breve no Second Life.

Origem: Massively.
Publicidade:
Há um ano, no Mundo Linden

Confira o que foi notícia no Second Life, em 21 de Março de 2007.

'Ilha de Sparta' mostra à Hollywood o potencial de divulgação do Second Life

Nokia tem nova ação no Second Life

quinta-feira, 20 de março de 2008

Participar do Second Life implica plano de ação claro das empresas

Treinamento, interatividade com o consumidor e ações de marketing são algumas das razões plausíveis para se investir no metaverso da Linden Lab.

Em maio de 2007, o Second Life foi utilizado por 167 mil usuários, de acordo com o IBOPE. Entretanto, o aplicativo não apareceu na sondagem de outubro, uma vez que a pesquisa não inclui programas que não atingem um patamar mínimo de 50 mil usuários mensal, segundo informou a assessoria de imprensa da entidade. Isso significa que a popularidade do Second Life caiu significativamente.

Os dados não refletem a euforia demonstrada pelo mercado no ano passado, quando inúmeras empresas passaram a fazer marketing por meio do programa que, segundo especialistas, representa o que será a web 3.0, ou a Web 3D. As perspectivas do Second Life e a sua utilização por empresas foram tema de encontro promovido pelo Conselho Superior de Tecnologia da Informação da Fecomercio.

A conclusão a que chegaram os participantes foi de que, para participar do mundo novo criado pelo Second Life, é necessário que as empresas tenham um plano de ação que denuncie de forma clara os motivos para estar naquele ambiente, desconhecido para muitos. Treinamento, interatividade com o consumidor e ações de marketing são algumas das razões plausíveis.

Sobre o programa e seus usuários - As possibilidades com o Second Life são inúmeras. Por exemplo, o programa permite que os usuários manipulem objetos e conheçam suas características de uma forma muito mais empírica do que se os mesmos estivessem apenas ilustrando uma página na internet. Com isso, as empresas podem checar o nível de aceitação de seu produto.

Sobre o perfil do público presente no aplicativo, pesquisas indicam que ele é formado, principalmente, por pessoas com alto poder aquisitivo, uma vez que para participar do metaverso é necessário ter internet banda larga e computador com alto poder de processamento.

A coordenadora de conteúdo do Second Life, Margot Pavan, afirmou que é importante compreender que não são necessárias grandes ações para estrear no metaverso: anunciar em quiosques, outdoors e guarda-sóis são opções baratas para quem começa. Comprar ilhas e construir prédios são alternativas para empresas que já compreendem esse mundo lúdico.

Aspecto jurídico - No que se refere ao aspecto de segurança jurídica do Second Life Brasil, o CEO da KAIZEN Games (empresa que lançou o Second Life, em parceria com o iG), Maurílio Shintati, disse, por ocasião do evento, que já se colocou à disposição do Ministério Público no caso de serem registrados atos ilícitos no ambiente.

"Nossa preocupação foi de tentar estabelecer um relacionamento de abertura e de colaboração com as autoridades. No Brasil, ainda não temos registro de ocorrências envolvendo o Ministério Público", comentou.

O que é o Second Life - Para quem não conhece, o Second Life é um jogo que criou um mundo virtual tridimensional, que oferece a qualquer um que tenha acesso à internet a possibilidade de ter uma "segunda vida". Foi criado em 2003 e já conta com mais de 12 milhões de usuários cadastrados.

Origem: Administradores.com.br
Publicidade:
'The Sims 3' apostará na liberdade dos personagens

Jogador terá 700 milhões de combinações 'psicológicas' para seu 'Sim'. Nova versão do 'simulador da vida' deve ser lançada em 2009 para PC.

Quando "The sims" foi lançado, em 2000, os jogadores descobriram que era divertido viver no mundo virtual controlando personagens com os mesmos problemas de nossa vida real. Depois 98 milhões de cópias vendidas em todo o mundo, segundo a produtora Electronic Arts, "The sims 3" chega em 2009 com a missão de, pelo menos, manter sua base de fãs.

A interação entre vizinhos deve ser um dos pontos fortes de 'The Sims 3

A estrutura de jogo será a mesma: o jogador cria seus personagens, monta famílias, constrói casas e administra os aspectos mais cotidianos da vida virtual. Felizmente, as tarefas de sempre (levar o lixo para fora, procurar emprego, cuidar dos animais de estimação e manter as relações sociais em dia) devem ser automatizadas, livrando o jogador de se tornar uma babá de suas crias virtuais.

A criação de personagens, segundo a EA, será mais profunda. Além de aprimorar detalhes visuais, como tom de pele e cortes de cabelo, "The sims 3" vai oferecer ao jogador até 700 milhões de combinações de personalidades diferentes. Será o ponto de partida para que os personagens tenham mais iniciativa e interajam com moradores da vizinhança com mais liberdade que antes.

Origem: G1.
Publicidade:
Projeto da Mapfre lançado no Second Life

O ‘avatar’ que visitar o local pode optar em fazer o percurso com uma bicicleta ou com dois tipos de carros - o “sóbrio” e o “bêbado”, sendo que o segundo estará programado para não obedecer aos comandos dos usuários.

A Fundação Mapfre, instituição sem fins lucrativos que tem por objetivo a formação do cidadão e o desenvolvimento da área de seguros, acaba de entrar no Second Life, ambiente virtual onde os membros podem criar uma vida paralela à real.

A iniciativa visa a levar à comunidade o projeto “Na Pista Certa”, transmitindo aos ‘avatares’ (personagens que simbolizam as pessoas neste mundo virtual) valores e comportamentos importantes, como o respeito à sinalização e às normas de trânsito, além de relacionar a segurança viária a temas como meio ambiente e inclusão social.

Localizado na Ilha Brasil Corporativo, espaço que está entre os 10 mais visitados da comunidade, o Na Pista Certa possibilitará, assim como na sua versão “concreta”, que os participantes interajam e guiem veículos numa pista de circulação que contém cruzamentos, semáforos, sinalização e faixa de pedestres, recebendo “na prática” noções de prevenção de acidentes, cidadania e valores como o respeito ao próximo.

O ‘avatar’ que visitar o local pode optar em fazer o percurso com uma bicicleta ou com dois tipos de carros - o “sóbrio” e o “bêbado”, sendo que o segundo estará programado para não obedecer aos comandos dos usuários, colocando em risco a integridade física do condutor e de todos os “habitantes”, simulando os perigos de se conduzir um veículo sob o efeito do álcool.

Outro destaque é o ‘Espaço Diferente’, ambiente que também fará parte do terreno de oito mil metros quadrados da Fundação na Ilha. Neste local, um quiosque apresentará o grupo Mapfre aos ‘avatares’ e os participantes poderão obter informações gerais sobre a companhia.

Segundo o presidente da Fundação Mapfre no Brasil, Antonio Cássio dos Santos, trata-se de uma iniciativa que irá inserir no Second Life um projeto transformador que tem mostrado significativos resultados no mundo real e cuja principal característica é salvar vidas: “a idéia é atingir, sobretudo, os usuários mais jovens, transmitindo valores como ajuda mútua, integração e respeito e contribuindo, dessa forma, para a construção de uma sociedade ‘real’ muito mais segura com relação ao trânsito”, explica.

Origem. Portal SEGS.
Publicidade:
Série "Dicas Rápidas do Torley":
11 - O que significa o termo 'rez'?


Todo dia, uma nova dica em vídeo para quem está chegando agora ao fantástico universo do Second Life. Confira:


Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

• 15,875 novas inscrições, levando a população a um total de 12,913,266 avatares;
• Pico máximo de 59,720 avatares logados ao mesmo tempo, às 17:30 horas (horário de Brasília), e um mínimo de 31,805 logados por volta das 05:20 desta madrugada. Média do dia: 46,095.
• Índice de estabilidade do grid ficou em 3.14 (quanto menor, melhor);
• Diversos problemas técnicos observados, ao longo do dia, a partir das 7 da manhã de ontem. A maioria por conta de interrupção de serviço em alguns simuladores, mesmo tendo sido informado que o problema havia sido sanado depois de algumas horas. Mais tarde, foram observadas perdas de dados, devido a problemas de comunicação em rede;
• Problemas indeterminados abortaram a atualização do software dos servidores. Todas as 467 regiões afetadas tiveram que reverter as atualizações. Até que as anomalias sejam diagnosticadas, a atualização dos servidores está suspensa. Contudo, ilhas que receberam a inclusão do código Havok4 apresentam funcionamento normal.

Origem: Massively.
Publicidade:
Há um ano, no Mundo Linden

Confira o que foi notícia no Second Life, em 20 de Março de 2007.

Second Life nas salas de aula da Universidade do Porto

Antigo desenvolvedor do Second Life lança concorrente 'FlowPlay' em abril

Humor: O Retorno dos Mortos Vivos!

quarta-feira, 19 de março de 2008

Criador do Second Life entre os 100 mais poderosos do mundo

Phillip Rosedale está na lista da revista Time - “The Time 100″, composta por pessoas que possuem poder, talento ou moral, capazes de mudar o mundo como o conhecemos.

É muito importante ressaltar que a lista é composta de grandes nomes, em diversos segmentos e está organizada em 5 grupos principais:

Artists & Entretainers (artistas e personalidades do entretenimento)

Leader & Revolutionaries (líderes e revolucionários)

Heroes & Pioneers (heróis e pioneiros)

Scientists & Thinkers (cientistas e inventores)

Builders & Titans (construtores e "titans")


Rosedale está listado na categoria final “Builders & Titans” que é encabeçada por ninguém menos que Sir Richard Branson, fundador do grupo Virgin, um investidor compulsivo que atualmente desenvolve o turismo espacial privado.

Logo após Steve Jobs - criador da Apple (Mac, I-Pod, I-Phone, etc), está Phillip Rosedale, que leva méritos por ter criado o Second Life e assim ter colocado em prática o sonho de um mundo virtual, onde pessoas reais podem interagir através de uma rede de computadores.

Origem: Time
Publicidade:
Período de testes do Windlight é finalizado

A Linden Lab finalizou o período de testes do famoso viewer Windlight, que era um programa de testes para aperfeiçoamento do motor gráfico 3D.

O Windlight First Look foi finalizado, porque suas funcionalidades foram totalmente incorporadas na versão mais recente 1.19.1.0 do Release Candidate viewer. Portanto, agora os viewers oficiais da Linden Lab são apenas estes:

- Software Oficial - versão atual

Programa de instalação da Second Life (v..1.19.0.5) - Programa Oficial.

- Softwares de Teste

Candidate viewer v.1.19.1.1 - roda no grid oficial.
Dazzle First Look viewer v.1.19.0.82521 - roda no grid oficial e tem aperfeiçoamentos gráficos.
The Beta Test Grid v.1.18.6.77968 - roda no Beta Grid.


Muitos usuários estão reclamando da versão atual 1.19.0.5, que tem gerado muitos problemas principalmente com adaptadores gráficos (placas de vídeo). Entre os problemas constantes, estão os bloqueios inesperados, travamentos e expulsões súbitas do grid, renderização lenta de objetos e texturas, e também a dificuldade na movimentação dos avatares.

A versão Dazzle tem sido a preferida para os usuários do viewers oficiais. Além destes viewers da Linden Lab, existem opções de boa qualidade, como o ON REZ (nossa indicação) e o RealXtend (viewer base da plataforma OPENSL, ainda em desenvolvimento).

Origem: mundolinden.com

Publicidade:

Para 'jornalista virtual', Second Life não morreu

Autor de livro sobre o universo virtual diz que programa passa por fase de adaptação. 'Os Bastidores do Second Life' teve lançamento simultâneo no Brasil e nos EUA.

Pergunte por Wagner James Au aos usuários do universo virtual Second Life. A resposta mais provável à sua pergunta será um estrondoso “quem?”. No entanto, basta citar o apelido de Wagner – Hamlet Au – e com certeza a maioria das pessoas saberá de quem você está falando. Afinal, Hamlet Au – um avatar (representação virtual de um usuário) sempre vestido de branco - é uma verdadeira lenda do mundo cibernético.

Hamlet Au é um jornalista virtual que circula entre os personagens do Second Life escrevendo sobre suas histórias, guerras e relacionamentos. Inicialmente contratado pela Linden Labs – a desenvolvedora do programa – Wagner decidiu seguir carreira solo e contar o noticiário do Second Life em um blog chamado Notícias de um Mundo Novo.

Após vários anos viajando por todos os cantos do universo virtual, Wagner James Au – na vida real, um repórter americano com mais de dez anos de experiência na área de tecnologia - resolveu transformar em livro suas aventuras virtuais em um livro. O resultado é “Os Bastidores do Second Life: Notícias de um Novo Mundo”, lançado este mês simultaneamente no Brasil e nos EUA.

Na obra, Wagner mostra como muitas das funcionalidades do Second Life acabaram surgindo por puro acaso. A capacidade de voar, por exemplo, só apareceu porque os programadores da empresa acharam muito difícil fazer com que os avatares dos usuários galgassem colinas e encostas.

Na seqüência veio a explosão de popularidade, o surgimento de uma economia virtual que movimenta cerca de US$ 1 milhão por dia e o declínio, com a queda no número de usuários. No entanto, para Au, não é possível falar em crise e sim em adaptação. Confira abaixo as opiniões do jornalista mais famoso do Second Life em entrevista ao G1.

G1: Como começou o seu envolvimento com o ‘Second Life’?
Wagner James Au: Eu já havia visitado a Linden Labs algumas vezes, escrevendo reportagens para revistas de tecnologia. Eles sentiam que estavam criando alguma coisa extremamente diferente do que havia na internet até então, e resolveram contratar alguém para ser um repórter-avatar e documentar a origem desse novo universo. Foi então que nasceu o Hamlet Au, minha versão virtual.

Qual a diferença entre ser um jornalista no mundo real e no Second Life?
Nenhuma, além da presença de carros voadores, monstros, robôs e esquilos gigantes que falam (risos). Na verdade, os princípios da profissão são os mesmos, não importa o ambiente: citar corretamente as pessoas – não importando o avatar que usem – e mostrar todos os lados de uma história, caso haja um conflito. De certa forma, o Second Life é apenas uma nova ferramenta da profissão, como já foram o e-mail e o telefone celular. Hoje, são indispensáveis.

Porque você escolheu como avatar uma versão de Hamlet que se veste de branco?
(risos) É uma homenagem a dois grandes ídolos. Um deles do jornalismo, o escritor Tom Wolfe, que só se veste de branco. O outro da literatura e do teatro, o grande William Shakespeare (autor inglês do final do século XVI, criador do personagem Hamlet).

Havia a sensação que o produto era tão inovador?
Desde o início, em 2002, eles sabiam que aquele projeto – na época era chamado de Linden World (Mundo Linden) – era importante, mas eles não sabiam muito bem o que fazer com ele ou como ele poderia ser usado. Era mais como uma simulação do mundo real, uma espécie de ‘The Sims” em 3-D. A grande mudança veio com a ênfase na liberdade de criação de conteúdo, que transformou o Second Life em uma espécie de Lego virtual, onde você pode construir coisas – e até mesmo vendê-las. Isso gerou a percepção de que o Second Life realmente poderia ser a nova geração da web, como se fosse uma verdadeira internet em três dimensões. Na realidade, esse tipo de universo virtual tem potencial até para substituir os browsers (navegadores) tradicionais por um ambiente tridimensional, que insere o usuário dentro de seu conteúdo.

No livro você revela várias histórias sobre os bastidores do Second Life. Qual é a mais interessante em sua opinião?
Um momento marcante ocorreu no estágio inicial do produto, quando a Linden Labs ainda não sabia muito bem para o que iria servir o universo virtual. Eles receberam a visita de um grupo de investidores, que ficou assistindo aos funcionários usarem o programa. Em determinado momento, um deles criou um grande boneco de neve. De modo espontâneo, os outros usuários criaram versões pequenas do monstro e se ajoelharam em frente dele, começando a adorá-lo como se fosse um deus. Os investidores viram aquele esforço colaborativo e disseram: ‘é isso! É para isso que ele serve!’ Foi nesse momento que o Second Life ganhou sua cara atual.

Existe algo no Second Life que acabou ficando de modo totalmente diferente do que havia sido planejado inicialmente?
Sim. No início das operações, a Linden cobrava uma mensalidade dos usuários, como o fazem vários games do estilo RPG on-line. Também havia uma taxa em Linden Dollars (a unidade monetária do universo virtual) que era cobrada sobre os objetos criados pelos usuários. Um grupo de usuários protestou contra esse sistema lançando a chamada “Revolta das Taxas” – recriando um episódio da história americana, a Revolta do Chá, que terminou por dar início ao processo de independência do país. A revolta foi intensa: os usuários deixaram de pegar impostos, não recolheram as mensalidades, criaram bandeiras rebeldes e gritos de guerra. Isso mostrou à empresa que havia algo muito errado com o sistema das taxas, e logo elas foram removidas. O acesso se tornou gratuito, com exceção de algumas funções mais avançadas.

Após a euforia inicial, o número de novos usuários está caindo. Porque?
As estatísticas mostram que o número de pessoas que experimentam o Second Life é muito grande. E ainda há pelo menos 500 mil usuários que usam o programa mais de 40 horas por mês. Portanto, o problema está na transição. O sistema ainda é um pouco confuso e difícil de usar. Então, 90% das pessoas que experimentam desistem. Foi criada uma espécie de fosso: uma larga base de usuários fiéis, mas pouca reposição de sangue novo. É quase como a base de usuários do Macintosh, que representa apenas 5% do total de computadores, mas que representa a nata da inovação tecnológica. O que a Linden precisa fazer é facilitar a vida dos novos usuários.

O fato de Philip Rosedale (criador do universo virtual) ter deixado a presidência do grupo na semana passada é um sinal de crise?
Não vejo dessa forma. Eles precisavam de um executivo com perfil gerencial, com mais experiência no dia-a-dia de uma grande empresa. Quando eles começaram, eram apenas uns 20 caras; hoje, a Linden tem mais de 2.000 funcionários. Philip provavelmente vai seguir comandando a parte de criação do negócio, que é onde ele realmente brilha. Na minha opinião, ele é como um filósofo visionário.

O Second Life está morto?
Ele está longe de morrer. A própria mudança de comando mostra que os administradores estão procurando se adaptar a uma nova fase, após a explosão que ocorreu em 2005 e 2006. Eles também estão enfrentando uma concorrência maior – atualmente há pelo menos uma dúzia de novos universos virtuais. Mas continuam a haver centenas de empresas e alguns milhões de indivíduos fascinados pelo assunto. O Second Life ainda tem muito pela frente.

Como você vê o futuro dos universos virtuais?
Eles são a verdadeira internet 2.0. O Second Life mostrou que é possível criar novas formas de interação e relacionamento entre usuários, empresas, artistas, acadêmicos e toda uma ampla gama de profissões. Os universos virtuais chegaram para mudar a cara da internet.

Lançamento
Os Bastidores do Second Life: Notícias de um Novo Mundo
• Wagner James Au
• 288 páginas
• Idéia & Ação / Matrix Editora
• Preço: R$ 39,90

Escrito por Marcelo Cabral, para o G1.
Publicidade:
Há um ano, no Mundo Linden

Confira o que foi notícia no Second Life, em 19 de Março de 2007.

Google compra Adscape de olho nos games e no Second Life

Vídeo: 'Third Life'

Este aqui é para quem acha que perdeu a noção do real e do virtual.



Publicidade:

terça-feira, 18 de março de 2008

Tecnologia digital e educação ganham destaque no Centro Cultural Bradesco

Oficinas abordarão temas como o uso de ferramentas para distribuição de conteúdos e as formas de jornalismo científico.

O Centro Cultural Bradesco, no Second Life, tinyurl.com/2ax7xe, apresenta nova programação, transmitida em tempo real, possibilitando a participação dos internautas com perguntas, sugestões e até apresentação de projetos.

24/03, segunda-feira, às 19h – Web 2.0 e Práticas Pedagógicas
A oficina explora exemplos de criação e uso de wikis e podcasts para criar e distribuir conteúdos, além de trabalhar de forma colaborativa e melhorar o processo de comunicação entre veículos envolvidos na educação.

31/03, segunda-feira, às 19h – Jornalismo e Responsabilidade: Blogs e Qualidade da Informação
A oficina tem o objetivo de abordar novas formas de jornalismo científico, difusão cultural e uso de tecnologias digitais na formulação e implementação de projetos pedagógicos.

Centro Cultural Bradesco
Link: tinyurl.com/2ax7xe
Áudio disponível também na rádio online: tinyurl.com/28duq2

Press release: CLARA Comunicação
Neide Costa / Michele Vitor / Clarice Caldas
Tel 11 3667-9136, 3667-4065 . clara@claracomunicacao.com.br
Irlanda festeja Saint Patrick's Day no mundo virtual do Second Life

Autoridades usam o metaverso para atrair turistas estrangeiros.

Desde o fim de semana o metaverso está verde. Calma. Não é defeito nos gráficos. O humor dos residentes é que está verde. Tudo por conta do Saint Patrick’s Day - ou Dia de São Patrício -, que é comemorado hoje. O santo é padroeiro da Irlanda. Por conta disso, seu dia é uma das datas mais importantes e animadas do país. Em Dublin, há festas, paradas com gente fantasiada e espetáculos por toda parte.

Este ano, pela primeira vez, o Saint Patrick’s Day é celebrado oficialmente no Second Life. O Tourism Ireland, órgão que promove a ilha como destino turístico no exterior, é responsável pelo festival.

Segundo Mark Henry, diretor de marketing da entidade, este ano serão investidos 6,7 milhões de libras (pouco mais de 23 milhões de reais) em campanhas online para promover a Irlanda entre os internautas. “É uma forma interessante de apresentar a ilha da Irlanda como destino turístico a uma nova audiência”, diz. “Esperamos que esses potenciais visitantes venham ver a Irlanda de verdade, depois de experimentar o simulador virtual.”

A réplica de Dublin no metaverso recebe hoje a visita do navio de cruzeiro virtual SS Galaxy. A bordo dele, uma exposição de arte apresenta obras de artistas plásticos irlandeses. Às 13h30, será transmitida ao vivo, de Nova York para o metaverso, a apresentação musical Snakes & Ladders: New Irish Music Festival. Mais tarde, às 16h30 os residentes poderão acompanhar via Second Life as apresentações de música irlandesa tradicional, transmitidas direto da Dublin da vida real. Já às 17 horas, a banda World of Good subirá ao palco no mundo real para show que será transmitido para o Second Life.

O encerramento das festividades no mundo virtual será às 19 horas, com apresentações ao vivo de rock irlandês e celta e sessões de música com DJs. A ilha de Dublin no Second Life fica nas coordenadas Dublin (146, 105, 25). Clique aqui para teleportar.

Escrito por Marilu Araújo, para o Estadão.com.br.
Publicidade:
Série "Dicas Rápidas do Torley":
10 - Anexando os acessórios


Todo dia, uma nova dica em vídeo para quem está chegando agora ao fantástico universo do Second Life. Confira:


Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

• 12,639 novas inscrições, levando a população a um total de 12,882,615 avatares;
• Pico máximo de 61,320 avatares logados ao mesmo tempo, às 17:20 horas (horário de Brasília), e um mínimo de 32,687 logados por volta das 05:10 desta madrugada. Média do dia: 46,749.
• Índice de estabilidade do grid ficou em 1.57 (quanto menor, melhor);
• Problemas técnicos no grid, ao longo do dia de ontem, tiveram tal gravidade que a Linden Lab enviou duas notificações, aconselhando a todos não realizarem nenhuma transação;
• Linden Lab atualizou a navegabilidade do portal suporte do Second Life;
• Biblioteca "llMozlib2" foi liberada para domínio público. Seus códigos permitem explorar o recurso de visualização HTML em nível de mídia e textura no metaverso;
• Linden anunciou atualização de seus servidores para versão 1.19.2, em procedimentos que durarão aproximadamente três dias;
• O Rexviewer, navegador OpenSim da RealXtend foi oficialmente publicado no portal Sourceforge.net;
• Wagner James Au entrevistou Philip Rosedale para o programa GigaOm:



Origem: Massively.
Publicidade:
Há um ano, no Mundo Linden

Confira o que foi notícia no Second Life, em 18 de Março de 2007.

Lançada versão 'alpha' do primeiro cliente terceirizado do Second Life

O SLeek permite que os residentes acessem o grid sem o uso do motor gráfico 3D, para ações como checagem de inventário, mensagens IM, etc. A iniciativa só foi possível graças à liberação pública do código do navegador, por parte da Linden Labs.

Vídeo tutorial: dicas quentes para mudar a aparência do seu avatar


Você acha que já sabe tudo sobre mudança de aparência no Second Life? Então assista atentamente este vídeo tutorial.


segunda-feira, 17 de março de 2008

Gravadoras e independentes prosseguem investindo no Second Life

O Duran Duran podem nunca ter cumprido a promessa de viver em uma ilha do Second Life e oferecer concertos aos residentes. Mas o Iron Maiden, os Ramones e muitos outros já lá estão. As lendas do rock chegaram ao metaverso. Mesmo que em t-shirts virtuais. E não é só isso.

Claro como água. Os concertos que lembram Woodstock e outros festivais, as reuniões hippies ou as concentrações de solidariedade apontaram sempre nesse sentido: o rock devia estar presente no Second Life. E se o U2 nunca entrou a sério, apesar dos fãs da banda terem recriado um concerto dos irlandeses, a banda "Journey" comprou uma ilha, recentemente, e se instalou com armas e bagagens, mostrando todos os seus álbuns, as curiosidades e cenários que nos remetem para alguns dos velhos LPs, com aqueles imensos folhetos interiores, que permitiam ter fotos, textos das canções e mil outras coisas para ler, enquanto se escutava a música.

A Sony BMG criou um espaço especial para mostrar alguns dos seus artistas

A loja do rock

A ilha do Journey no Second Life é ainda o biblioteca das biografias de todos os membros que passarem pela banda, um lugar para apreciar os vídeos, escutar diversos temas e o lugar para alguns concertos "ao vivo", no palco criado especialmente para esse fim.

A decisão do grupo em fazer qualquer coisa importante dentro do Second Life não é, aparentemente, um caso único. Mesmo se as propostas são distintas, como acontece com a entrada recente de bandas como o Iron Maiden, Cradle of Filth ou mesmo os Ramones, no mundo virtual. Chegam não através da música, mas em t-shirts, que podem ser adquiridas para uso no mundo virtual ou, a partir dali, compradas para se vestir no mundo real. Ou em ambos.

Slipknot, Trivium, Bullet for my Valentine, Kings of Leon, Nickelback, StoneSour, Avenged Sevenfold, Funeral for a Friend, HIM, e as bandas já citadas acima preenchem este espaço, o Rock Vault, onde se é recebido por esqueletos e um táxi, formado por uma caveira e vértebras, nos leva às lojas virtuais de cada uma das bandas. O projeto foi desenvolvido pela The Sine Wave Company para a Bravado, a divisão de merchandising do Universal Music Group.

"Esta é uma excelente forma dbraos apreciadores das bandas verem e experimentarem os produtos que divulgam a imagem de cada um dos grupos" diz Mark Stacey, da Bravado. "Não só podem ter uma fantástica t-shirt, para o seu avatar, como podem ver tudo o que existe na loja virtual e comprar versões reais nas lojas dos artistas."

Para Rohan Freeman, presidente da The Sine Wave Company, a ilha é um lugar "que pretendemos tornar num espaço de reuniões da comunidade. Além de um pólo de desenvolvimento criativo de novos produtos para as bandas, pretendemos encorajá-las a virem até aqui falar com pessoas e, talvez, realizar alguns concertos ao vivo."

Anos 70 de volta

Todos os gêneros musicais estão hoje presentes no Second Life, seja através de concertos de intérpretes, mais ou menos conhecidos, seja através das muitas rádios que fazem "streaming" para dentro do metaverso. E existem mesmo clubes onde se pode escutar jazz, hip-hop, techno, blues... tudo o que se imagine. As pessoas se agrupam por preferências e é fácil fazer uma lista de locais para visitar, que oferecem exclusivamente o tipo de música que se pretende. Até os grupos de rock sinfônico e psicodélico, como o Yes, o Genesis (na fase Peter Gabriel) ou o Pink Floyd (fase Roger Waters) reuniram fãs, que continuam a cultivar aquele período da história, como se estivesse congelado no tempo.

A Sony BMG é um dos grupos do mercado fonográfico com maior presença dentro do Second Life. A ilha que possuem no Second Life reúne, em uma estrutura de aspecto futurista, artistas como Ben Folds, Justin Timberlake, Christina Aguilera, Bow Wow, Audioslave, Outkast, DMX e Cheyenne Kimball. Videoclipes, t-shirts e um leque de outros produtos, além de links para a web 2D são a regra do espaço que a gravadora criou para mostrar alguns dos seus artistas.

Apesar de tudo isso, o destino mais interessante até ao momento continua a ser o do grupo Journey, que soube traçar na sua ilha uma viagem interessante pela história que escreveu no rock progressivo, desde o começo dos anos 70. E para os saudosistas resta estar atento às listagens dos concertos no Second Life. Um grupo de avatares saudosos de outros tempos recriou bandas 'cover' do Pink Floyd (com Roger Waters), AC/DC, ELO, Fleetwood Mac, Queen, Rolling Stones, dentre outras. Quase se pode dizer que o melhor da música mundial está no mundo virtual.

Escrito por José Antunes, para o Expresso Clix.
Publicidade:
CURTAS DO SECOND LIFE

Fundador deixa cargo
Philip Rosedale, o fundador da Linden Lab e timoneiro da pioneira experiência do Second Life vai deixar o lugar de presidente executivo da companhia, para dar lugar a alguém mais experiente na gestão dos negócios da empresa, na próxima fase de vida do metaverso. Falta encontrar esse profissional, até porque não existe ainda uma data marcada para a sucessão.

Desafio dos foto-jornalistas no Second Life
A 2ª Conferência sobre Comunicação, Educação e Formação no Second Life, cef^sl 08 , que decorre na Universidade de Aveiro entre 26 e 28 de Junho de 2008, tem um desafio interessante no seu programa: um concurso de fotojornalismo, com prêmios reais para reportagens realizadas no mundo virtual. O 'In-World Foto Contest cef^sl 08' espera os talentosos da câmera fotográfica virtual. Saiba mais no site do evento.

Senhor dos Anéis ganha expansão
No segundo semestre, o game the Lord of the Rings Online vai levar seus usuários para uma nova área do mapa da Terra Média. Os criadores da adaptação da obra de Tolkien já anunciaram a primeira expansão paga do jogo, que introduz novas figuras, classes e a subida para nível 60 da opção de expansão dos personagens... algo que vem agradar àqueles que já atingiram o limite, atualmente em 50.

Sony Home: autoração ainda incerta
A Sony continua preocupada com a ideia de dar aos habitantes, do seu mundo virtual, ferramentas para criarem o que lhes der vontade. Apesar de entender que isso é um trunfo importante, a empresa não quer se arriscar, como sugeriu recentemente o diretor Ron Festejo, caso algum avatar se passeie pelo seu mundo com uma t-shirt ofensiva. Antes fosse apenas isso...

Escrito por José Antunes, do Expresso Clix.
Série "Dicas Rápidas do Torley":
09 - Navegando com o 'mouse scroller'


Todo dia, uma nova dica em vídeo para quem está chegando agora ao fantástico universo do Second Life. Confira:


Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

• 13,567 novas inscrições, levando a população a um total de 12,869,530 avatares;
• Pico máximo de 65,285 avatares logados ao mesmo tempo (novo recorde), às 17:50 horas (horário de Brasília), e um mínimo de 34,252 logados por volta das 05:55 desta madrugada. Média do dia: 49,326.
• Índice de estabilidade do grid ficou em 1.39 (quanto menor, melhor);
• Embora o grid tenha alcançado recorde de acessos simultâneos na tarde deste domingo, somente à noite começaram a surgir diversos problemas técnicos, que antigiram milhares de residentes;
• Uma entrevista com Kevin Alderman (Stroker Serpentine) foi ao ar no programa "Early Show", da rede americana CBS;
• O guru britânico dos games e metaversos, Richard Bartle, participou de uma conferência virtual no site Metanomics.

Origem: Massively.
Publicidade:
Há um ano, no Mundo Linden

Confira o que foi notícia no Second Life, em 17 de Março de 2007.

Second Life: Revolução nos designs arquitetônicos e construções

EUA cobrará Imposto de Renda também no Second Life

Linden Labs anuncia expansão de seus escritórios nos EUA e Europa

domingo, 16 de março de 2008

Experiência de inteligência artificial no Second Life

O Rensselaer Polytechnic Institute (universidade norte-americana), desenvolve no Second Life um verdadeiro “holodeck”, uma simulação da realidade como proposto na famosa série Jornada nas Estrelas (Star Trek).

Foi desenvolvido um programa que interage com o meio ambiente simulado 3D do SL, como se fosse uma criança. O sistema de inteligência artificial é tão complexo que adquire conhecimentos próprios através da integração com o mundo virtual e até mesmo com avatares de pessoas reais.

Ainda funciona de forma rudimentar, porém é o mais próximo que se chegou de um verdadeiro holodeck no mundo real e está em pleno desenvolvimento para aplicações educacionais e até mesmo para fins lúdicos.

A equipe de desenvolvimento do Rensselaer Polytechnic Institute conseguiu criar este programa, carinhosamente chamado de Eddie, que gosta de jogar Second Life e tem um nível mental de uma criança de 4 anos de idade. Eddie tem seu próprio conjunto de crenças, bem como, capacidade para raciocinar sobre suas crenças e tirar conclusões de um modo que corresponde a uma criança humana em sua idade.

Isso foi possível, graças ao desenvolvimento de uma técnica chamada Teoria da Mente, o que permite a Eddie compreender seu meio e prever ou manipular o comportamento de outras pessoas, incluindo humanos conectados ao Second Life.

O objetivo do projeto é levar Eddie para o mundo real, pois atualmente apenas consegue-se realizar a sua existência num mundo simulado como o Second Life. Mas no futuro pretendem-se ampliar as possibilidades de integração de Eddie e ampliar as áreas de atuação do projeto.

Origem: mashable.com
Publicidade:
Em entrevista, Kevin Alderman fala sobre sexo virtual no Second Life

A repórter Tracey Smith, da rede americana CBS, entrevistou o homem por trás do avatar Stroker Serpentine. No programa "Early Show", ele mostrou a seriedade e a objetividade com o qual lida com a sua profissão, em oferecer meios tecnológicos para proporcionar uma experiência sexual eletrônica "real". A matéria fala também sobre a prostituição virtual no metaverso. Confira:

Série "Dicas Rápidas do Torley":
08 - Observando limites dos terrenos


Todo dia, uma nova dica em vídeo para quem está chegando agora ao fantástico universo do Second Life. Confira:


Obra de arte no Second Life é vendida por 100 mil dólares

Uma chinesa vendeu um trabalho artístico que ocupava um grande espaço de terreno virtual.

A artista chinesa Cao Fei, que no SL se chama China Tracy, vendeu uma de suas obras recentemente por US$ 100.000. Não foi um quadro, uma foto ou um filme que deu a Fei esta alta quantia: foi uma propriedade, um terreno criado por ela que atraiu a atenção do comprador, um colecionador de arte que preferiu não se identificar.

Cao Fei deu uma entrevista recente ao NY Times em que conta sobre seu interesse no metaverso: "A princípio eu estava curiosa sobre este mundo", disse ela de sua casa em Pequim. "Comecei a navegar pelo espaço e me divertir me tele-transportando por ali,
antes de me sentir atraída por uma variedade de residentes, novas comunidades, locais para entretenimento e novos negócios. Então eu tentei viver uma vida completamente diferente da minha", diz Cao Fei.

A chinesa já criou documentários virtuais em que conta suas experiências no SL sem diálogos ou vozes: usando apenas seqüências de imagens. Na vida real, Fei já tinha feito alguns curtas metragens com estilo documental mas foi seu documentário "i.mirror" todo captado em machinima (filmado dentro do metaverso), que rendeu a ela notoriedade no meio artístico. Tanto que em meados do ano passado, o filme foi exibido na Bienal de Veneza.

Cao Fei discute em seus trabalhos o mundo complexo que vê na China: um país que vive sob regime comunista e seu embate com o ocidente. Sua obra explora a relação entre realidades e "virtualidades". O terreno que ela vendeu, ou melhor, a idéia de um terreno, é uma proposta de manter esta discussão cultural viva e interativa: a RMB City (uma abreviação da moeda chinesa renminbi, ou yuan) será erguida com réplicas de famosas contruções chinesas misturando fantasia e surrealismo. O local ainda está em construção e custará cerca de US$ 12.000 para ficar pronto. Todo o trabalho está sendo documentado para entrar futuramente em um projeto maior, que será exibido em galerias de arte do mundo todo.

Veja abaixo um vídeo que exibe o conceito do espaço de Fei:



Origem: Second Life Informa.
Publicidade:
Ontem, no Second Life

Estatísticas diárias e fatos mais relevantes que ocorreram no metaverso, nas últimas 24 horas. Acompanhe:

• 14,799 novas inscrições, levando a população a um total de 12,855,873 avatares;
• Pico máximo de 61,182 avatares logados ao mesmo tempo, às 17:25 horas (horário de Brasília), e um mínimo de 35,035 logados por volta das 06:05 desta manhã. Média do dia: 50,433.
• Índice de estabilidade do grid ficou em 1.02 (quanto menor, melhor);
• Robert Leatherwood foi indiciado no caso Kevin Alderman vs. John Doe (Volkov Catteneo), que diz respeito a apropriação de conteúdo intelectual e autoral no Second Life;
• Uma festa temática provocou um grande número de logins simultâneos, em um curto espaço de tempo. O fato gerou lentidão em certas operações do grid, por alguns minutos.

Origem: Massively.
Publicidade:
Há um ano, no Mundo Linden

Confira o que foi notícia no Second Life, em 16 de Março de 2007.

Elenco e equipe do filme 300 realizam coletiva de imprensa através do Second Life

Brasileiros ganham dinheiro no Second Life

Jovem tetraplégico de Sorocaba ganha a vida no Second Life