sábado, 16 de fevereiro de 2008

Banco gigante da Holanda encerra suas atividades no Second Life

O ING Bank alega que a decisão foi tomada devido à mudança de foco do conglomerado: a compra de um banco menor em seu país. Especialistas acreditam, contudo, que o banco ainda não "se encontrou" na Web 2.0.

Aparentemente, o gigante bancário holandês ING Bank está se juntando a outras instituições menores ao anunciar o encerramento de suas ações estratégicas no Second Life. No entanto, ao contrário do que alguns "anti-metaversos" pregam, a saída do grupo não ocorre por conta dos resultados financeiros insatisfatórios. Pelo contrário, a ING diz que sua decisão foi tomada devido a uma mudança de foco do grupo, que agora se concentra na aquisição de um outro banco menor, o Postbank.

O ING estará fechando suas portas, oficialmente no Second Life, em 1º de Março, após um ano de funcionamento no metaverso. Segundo um post do site Our Virtual Holland, o desenvolvimento de mídias no mundo virtual nunca esteve, efetivamente, nos planos de expansão da ING. Mas nada impede que no futuro o banco possa retomar o Second Life.

A saída da ING pode ser uma indicação de que as tradicionais instituições bancárias estão ainda tentando descobrir uma verdadeira compreensão dos serviços Web 2.0 na internet. Um conceito ainda complicado e uma área relativamente nova para os bancos. Existem outros esforços considerados de muito sucesso no Web 2.0, como a explosão das redes sociais MySpace e Facebook. O Second Life, contudo, era uma promessa neste sentido, mas que agora deixou de ser assistida pela mídia. De todo modo, os bancos ainda não sabem exatamente qual destas ferramentas utilizar para promover suas ações na internet.

Pessoalmente sou cética, hoje, quanto ao uso das novas ferramentas sociais por parte dos bancos e outras instituições financeiras. Qual a necessidade? Atrair uma nova geração de clientes? E a grande massa aquisitiva, com faixa etária acima dos 35 anos. Irão em grupo ao Second Life ou Facebook fazer algum tipo de reclamação? Realmente, desde que um gênio do marketing possa torna a home page de um banco, no MySpace, uma página "super-cool" o suficiente para torná-la um destino fundamental para quem realmente investe muito dinheiro nestas instituições. Opine.

Escrito por Maria Bruno-Britz, para o Banktech.com
Publicidade:
"Tornado" pode ser nova arma griefer

Boatos sobre a existência de um novo HUD que simularia os efeitos de um tornado no Second Life, circularam ao longo desta semana pela internet. O fabricante resolveu postar um vídeo no YouTube indicando que seu produto já estaria à venda, na ilha Dejavu, mas ainda em estágio beta. Este vídeo mostra o tornado destruindo as construções por onde passa, com efeitos áudio-visuais muito realistas, tudo confirmado pelo fabricante. Confira agora e tire suas conclusões:


Publicidade:
Momento fashion: Happy Valentine's Day

A cada semana, a parceria Mundo Linden e Mundo SL traz uma superdica de moda para você!
Clique aqui para ver mais fotos deste set.

Models/Modelos: Claudia Poitier e Junior Szaberwick

Claudia veste/ Claudia wears

Roupa/Clother
Loja/Store: Sensual Mistery
Model/Modelo: Knitwear feminino

Cachecol/scarf
Loja/Store: caLLie Line
Modelo/Model: knitted neck scarf by caLLie cLine

Cabelo/Hair
Loja/Store: Armidi
Model/Modelo: Armidi Hair - The Milano - Midnight I

Pele/Skin
Loja/Store: Minnu model
Model/Modelo: MM-Pale SkinGloss(Freckles)

Junior veste/ Junior wears

Roupa/Clother
Loja/Store: Sensual Mistery
Model/Modelo: Conj. Raiw

Olhos/Eyes
Loja/ Store: FNKY!
Modelo/Model: Eyes #G02-01 Baby Brown

Pele/Skin: Minnu model
Model/Modelo: MM-TanSkin-h-shaved

Clique nos nomes das lojas para se teleportar.
Click in the name of the stores to teleport

Contato:
Para montar o look de sua loja, ou sugestão, entre em contato com Claudia Poitier:
MSN: claudiapoitier@hotmail.com
IM: add claudia Poitier (SL)
Clique aqui para acessar o perfil de claudia no Orkut

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Música e cultura popular na Ilha Bradesco

O grupo Palavra Cantada e o músico Vitor da Trindade se apresentam neste mês no lounge da "Conta Universitária", sempre a partir das 21 horas.

Os visitantes da Ilha Bradesco, no Second Life (tinyurl.com/2ax7xe) ganham programação especial nas noites de sextas-feiras. Às 21h, o lounge da Conta Universitária torna-se palco para apresentações de shows musicais e performances relacionadas à cultura popular brasileira. Para completar, a platéia ainda concorre a sorteios de vale-presentes da Livraria Cultura, que podem ser trocados por livros, CDs, DVDs e outros objetos da marca Cultura.

Próximas atrações:

15/02, às 21h – Palavra Cantada
Formado pelos músicos Sandra Peres e Paulo Tatit, o grupo Palavra Cantada irá mostrar o seu mais novo trabalho. Lançado em 1994, com o objetivo de produzir músicas infantis modernas, o Palavra Cantada acabou conquistando também um enorme público formado por adultos, graças à qualidade com a qual as canções são produzidas, em termos de letras, melodias e arranjos. Sua carreira é pontuada por dez CDs autorais e concorridos espetáculos.

22/02, às 21h - Vitor da Trindade Compositor, percussionista e violonista, Vitor da Trindade traz a herança artística do avô Solano Trindade - poeta, pintor, teatrólogo, cineasta e folclorista, conhecido por celebrar a cultura e a luta dos negros no Brasil. O ano de 2008 marca os 100 anos do nascimento do poeta, um destaque entre os pioneiros que transformaram a cidade de Embu das Artes (SP) em pólo de produção artística. Com esta bagagem, Vitor da Trindade faz uma releitura sonora de suas influências e apresenta um belíssimo repertório , baseado em ritmos das tradições afro-brasileiras, incluindo maracatu e côco, entre outros.

Centro Cultural Bradesco
Link: tinyurl.com/2ax7xe
Áudio disponível também na rádio online: tinyurl.com/28duq2

Press release: CLARA Comunicação
Neide Costa / Michele Vitor / Clarice Caldas
Tel 11 3667-9136, 3667-4065 . clara@claracomunicacao.com.br

Publicidade:
Gato Linden da Semana !

O Mundo Linden abre espaço para divulgação de seu maior patrimônio: nossos leitores. Residentes brasileiros no Second Life terão um espaço permanentemente aberto para se apresentarem à comunidade nacional. Meninas e meninos podem participar.

No 'Gato Linden da Semana' de hoje, vamos falar de Wagner23 Bekkers, que tem 24 anos na vida real e sempre marca presença no Second Life. Através da matéria do Fantástico, se interessou pelo metaverso e faz parte do grupo desde então. Wagner23, que adora conhecer pessoas e lugares novos, odeia lag, bugs e falsidade. Saiba mais sobre ele:


Qual o nome do seu avatar e a sua idade na vida real?
"Wagner23 Bekkers. Tenho 24 anos".

Como conheceu e o quê o fez entrar no Second Life pela primeira vez?
"Conheci o SL em uma matéria no Fantástico. Entrei no SL pelo fato de poder fazer o que quiser, ser o que quiser e ainda ter a possibilidade de ter ganhos na vida real".

Desde quando participa do Second Life?
"Estou no Second Life desde 24/06/07".

Como escolheu o nome do seu avatar? Tem algo haver com sua vida real?
"Quando eu fiz o cadastro não me venho nenhum nome na cabeça. Eu gostei do sobrenome Bekkers. Daí eu coloquei meu nome real e minha idade na época. Meu nome tem tudo a haver com a minha vida real".

O que mais gosta de fazer no Second Life?
"Eu gosto de fazer muitas coisas no SL. Eu gosto de conhecer pessoas legais, conhecer lugares bonitos, tirar fotos, aprender as funções do SL, etc... Eu gosto de fazer de tudo no Second Life".

O que mais detesta no Second Life?
"Detesto lag, bugs e pessoas falsas".

Que tipo de produtos gosta mais de comprar? Qual a sua loja preferida no Second Life?
"Gosto de comprar roupas. Não tenho uma loja preferida, eu costumo comprar na Naught, Aitui e Form".

Qual seu point preferido, onde se encontra com sua galera no Second Life?
"Ultimamente ando ficando muito na Aroha Island. É uma praia bem legal e calma. Bom para conversar com os amigos e namorar. Hehe...".

Cite algo que ainda não existe mas que você gostaria de ver no Second Life.
"Praticamente existe tudo no Second Life. Acho que seria legal ter jogos interativos para se jogar com outro avatar como: dama, xadrex, jogos de cartas, etc...".

Mencione o nome de um avatar em especial para você, mas que não faz mais parte do Second Life.
"Todos os meus amigos estão no Second Life".

Mande um alô pra alguém!
"Gostaria de mandar um beijo para Malika, Rafaela e Carlagata. Um abraço para meus amigos Style, Erico e Felipe. Desculpa se esqueci alguém. Um abraço para todos os meus amigos do SL".

Wagner23 Bekkers compõe o casting da agência SLModels AVS
Site: www.orkut.com/Community.aspx?cmm=30508084
Espaço no SL:
http://slurl.com/secondlife/windward/45/89/457

RCA - Realistic Celebrity Avis é parceira da SL Models AVS
Visite, clicando neste link

Para participar, meninas e meninos devem passar por uma seleção e serem incluídos no casting da SLModels AVS. Para isso, enviem suas fotos, com o nome do seu avatar, para o e-mail paulos.ribeiro@uol.com.br (colocando 'Gata e Gato Linden da Semana' no assunto). Você também pode enviar o link do seu vídeo no YouTube. Os selecionados serão contactados.

Publicidade:

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Ferramenta permite backup de inventário para o disco rígido do residente

"Second Inventory" soluciona preocupação com a integridade de grandes quantidades de objetos nos servidores da Linden Lab.

Quem está no Second Life há algum tempo, seja para trabalhar ou para se divertir, fatalmente constatará que possui uma inúmera quantidade de objetos em seu inventário. Na sequência, pode se deparar com problemas de perda destes ítens, devido a eventuais instabilidades no servidor de intenvários da Linden Lab. Ou seja, tudo que você tem, e que em alguns casos pagou caro, está guardado em outro lugar, sem seu controle. Estava...

Foi lançado há algum tempo a ferramenta Second Inventory, de uma empresa com mesmo nome, que tem por objetivo principal permitir ao residente do Second Life salvar todos os seus objetos, presentes no inventário, em um local do disco rígido em seu computador. Texturas, peles, scripts, objetos multi-primitive complexos, ou seja, tudo mesmo.

Com o Second Inventory, o usuário efetua login direto no grid principal da Linden, quando o sistema efetua uma busca por todos os seus ítens, apresentando-os hierarquicamente como na janela de inventário no Second Life. Algo comum em qualquer navegador SL open-source. A diferença do SI é que, nele, o residente decidirá se deseja efetuar backup de um ou mais ítens, ou todos eles, no HD local. Com o Second Inventory também é possível re-enviar objetos, já salvos no micro, de volta para o servidor de inventário (asset server) da Linden, principalmente após constatada sua perda no inventário do navegador.


A solução, contudo está longe de ser acessível ao usuário comum, pois é vendida por salgados € 29 (euros), ou US$ 46,14 (dólares), cerca de R$ 85 (reais). Quem não tiver cartão de crédito internacional, ou PayPal, para adquirir o software no site do fabricante (www.secondinventory.com), poderá adquirir o Second Invetory através de linden dólares, com preço sugerido de L$ 11.000. Para esta modalidade, o SI está disponível no portal de vendas SLExchange. Em breve, será vendido também pelo Onrez e em um local do próprio Second Life.

O fabricante deixa claro, em nota no site, que o Second Inventory não é um software para captura ou roubo de ítens, de outros residentes, mas uma ferramenta de segurança para proteção de patrimônio virtual. Entretanto, não se responsabiliza caso um hacker o utilize para salvar ítens do inventário de um avatar, que teve seu login e senha previamente roubados. O SI não trabalha com linhas de comando, o que impossibilita seu uso para fins obscuros.

Publicidade:
Torley: aprenda a editar e enviar seus próprios sons para o Second Life

Vídeo postado pelo integrante da equipe de desenvolvimento da Linden Lab, ensina técnicas úteis e interessantes para personalizar seus áudios no metaverso. Confira:


quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Divulgados primeiros testes do Second Life rodando no iPhone

Com uma tecnologia baseada em web, desenvolvida pela Comverse, é possível ter acesso limitado ao seu avatar através de um iPhone. O sistema está em fase de testes, mas já é possível observar algumas funcionalidades. A solução só é adequada para conexões "wi-fi", a partir de 600kbps, além de inviável em conexões edge. Assista a demonstração:



Japoneses já estão desenvolvendo sistema VoIP baseado no OpenSim

Sistema está em estágio beta, em um grid não-oficial conhecido por "Jin-sei". Os mesmos criadores do MovableLife.net estão encarregados do seu desenvolvimento.

O grupo japonês NGI informou há poucos dias que sua subsidiária 3Di desenvolveu um protótipo de comunicação por voz, que utiliza as tecnologias VoIP e SIP, para uso em sua plataforma virtual "Jin-sei", baseada no código de servidor aberto OpenSim, através da variante OpenMV Project. É a primeira função de voz desenvolvida para empregabilidade nos servidores "Second Life livres".

Como parte de sua expansão estratégica pela internet, a 3Di tem reunido diversas marcas japonesas, em diversos segmentos de negócios, na sua plataforma Jin-sei, segundo eles a primeira aplicação comercial baseada na tecnologia OpenSim. A companhia mantém estreito contato com a comunidade open source e dita os passos para expandir as funcionalidades do SL livre, tornando sua experiência o mais próxima possível do original da Linden Lab.

O anúncio marca um grande passo, esperado pelos desenvolvedores, no sentido de incluir um sistema de voz estável nos grids OpenSim. Pelas informações da nota, a 3Di não é nem um pouco modesta em afirmar que estará, com isso, dando um grande passo na construção de um "super-grid" não-oficial na Ásia, a partir de sua sede no Japão. A companhia pretende também revender know-how e suas técnicas na criação de metaversos particulares mais amigáveis e de menor custo. Daí o entusiasmo na adoção e no desenvolvimento de melhorias ao OpenSim Jin-sei. A idéia inicial é produzir um metaverso que englobe todas as companhias do grupo NGI, da qual a 3Di faz parte, implementando diversos níveis de serviços virtuais.

Ainda segundo a nota, grandes companhias norte-americanas estão discretamente muito atentas à evolução e aos desenvolvimentos da comunidade SL de código aberto. Em virtude disso, a 3Di confirma que manterá foco quase total no conceito de "metaversos abertos" e em "aplicações de internet 3D", pois acredita que é o futuro da comunicação online, como um todo. O objetivo da companhia é se manter como líder global no provimento destas aplicações, promovendo melhorias, incluindo novas funcionalidades ao código OpenSim e definindo padrões para os metaversos livres.

O Mundo Linden criou um fórum oficial de discussão sobre OpenSim no Orkut. Participe!
www.orkut.com/Community.aspx?cmm=44839152

Com informações do Businesswire.com
Publicidade:

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Primeiro grid "Second Life open source" brasileiro já está a caminho

A Studiografics é a primeira empresa a investir seriamente no desenvolvimento de um grid open source, que emula os ambientes do Second Life em servidores privados.

Foi concluída a mais de 30 dias a parceria com o Central Grid (maior grid independente do mundo), através da aquisição de 40 regiões (ilhas). A parceria prevê exclusividade de atuação no mercado Brasileiro e na América Latina.

Com isso a StudioGrafics torna-se a primeira empresa brasileira, com atuação no Second Life a desenvolver um grid particular e em poucos meses estará com o seu novo produto LifeSim pronto, para comercialização a baixo custo no Brasil.

"Nossa intenção é trazer para o Brasil uma opção mais barata, de melhor qualidade e com suporte de alto nível. Nossos usuários registrados terão suporte total (on-line ou off-line) e certamente nosso produto terá um custo/benefício muito melhor às opções atuais em mundos virtuais e ao Second Life atual. Forneceremos a primeira integração real entre metaversos, com previsão de intercâmbio financeiro e de conteúdo entre os dois metaversos (Central Grid e Second Life)", informa Jean Liberato, Gerente de Negócios da Studio Grafics.

"O público brasileiro certamente terá a melhor opção, para desenvolver seus projetos a um custo bem mais acessível, grandes clientes que queiram comprar ilhas para realizar empreendimentos sérios (universidades por exemplo), ou ainda, o usuário simples que queira vivenciar uma nova experiência, em um novo mundo, que está pronto para ser totalmente colonizado", conclui Liberato.

No máximo em alguns dias, estaremos liberando o acesso para testes em nossas regiões, bem como estaremos aceitando reserva de ilhas e terrenos.

O Mundo Linden criou um fórum oficial de discussão sobre OpenSim no Orkut. Participe!
www.orkut.com/Community.aspx?cmm=44839152

Press release: Jean Liberato
Consultor especialista em redes sociais e Internet.
SL Guru – Consultoria Full Service em estratégias e negócios no Second Life
(11) 8400.9116/(11) 4129.2072

Publicidade:

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Códigos dos servidores são descobertos dando início aos grids SL não-oficiais

O projeto OpenSimulator permite que qualquer pessoa acesse e construa grids open-source alternativos aos da Linden Lab, através do mesmo navegador 3D oficial do Second Life. Já é possível hospedar em casa sua própria ilha e criar seu próprio grid, fora dos domínios da Linden.

"Grid" ou "grade", é um jargão da tecnologia que representa múltiplos núcleos de computação, trabalhando em conjunto, interligados pelos "nodes" (nós). Também conhecido como "cloud computing" e "utility" computing (mais informações no Wikipedia).

Há vários meses surgiram rumores de que a Linden Lab "em breve" estaria disponibilizando aos seus residentes investidores a possibilidade de hospedarem localmente suas ilhas (sims) em servidores particulares locais. Por algum tempo a boataria ganhou força, inclusive com o aval de nomões da companhia, como o vice-CEO Joe Miller, que em entrevista confirmou que seria necessário descentralizar a operacionalidade do grid do SL. Mas depois, como que por conspiração, o assunto simplesmente arrefeceu. No que antes havia uma estimativa de lançamento do novo serviço, agora nem se fala mais no assunto, pelo menos oficialmente.

Porém, a partir de Julho de 2007, um grupo de programadores e especialistas em computação multi-cluster (grid), descobriram a natureza do funcionamento dos servidores do Second Life, conseguindo assim compilar a primeira versão em código aberto de um controlador de simulação (sim, ou ilha, como queiram). Naquele momento surgiu o Projeto OpenSimulator que, dentre outras coisas, permite uma "experiência Second Life" fora dos domínios da Linden Lab.

O "OpenSim" é uma plataforma aplicativa de código aberto, com licenciamento BSD, que permite a qualquer um criar e utilizar ambientes de interação virtual 3D, como mundos virtuais, sem pagamento de royalties e com total liberdade autoral. Na prática, o OpenSim é um servidor Second Life "livre", que pode ser acessado localmente, através de um "standalone" software, ou através de grid próprio ou de terceiros. Este servidor não-oficial foi reescrito em linguagem C#, podendo ser compilado através dos motores Mono (Mac OS X e Linux) ou Microsoft .NET. Uma de suas inúmeras vantagens é a sua natureza "open-source", que permite a qualquer programador estender as capacidades do seu simulador, por conta própria, adicionando correções, plugins e módulos adicionais à plataforma já existente, como se fosse um técnico da Linden Lab.

Acessando grids existentes

Atualmente, existem quatro grids principais OpenSim. Entre o OsGrid, o DeepGrid e o CentralGrid, o mais conhecido hoje é sem dúvida o OpenLife Grid, extremamente organizado e que acaba de reformular seu website. Como no portal da Linden, no OpenLife o interessado conta com farta documentação para aprender a ingressar neste novo universo. Não é preciso baixar um navegador em especial. O próprio navegador Second Life oficial da Linden pode ser utilizado para acessar estes grids alternativos.

Ao lado, "mapa-mundi" do OpenLife Grid.

Mas antes é necessário escolher qual grid não-oficial deseja acessar, ir em seu site e realizar um cadastro próprio (nome, sobrenome e senha), pois o login e senha do Second Life oficial não funcionarão, visto que seus bancos de dados são independentes. Ao contrário da Linden, no OpenLife é possível cadastrar nome e sobrenome. Ou seja, seu avatar poderá ter seu mesmo nome da vida real. Feito este cadastro, o site fornecerá instruções para configurar seu navegador SL a acessar o OpenLife Grid. Estas instruções valem também para se obter acesso a outros grids, fora da Linden Lab, o que inclue sua ilha ou grid local.

Sua ilha, na sua casa

Uma das coisas emocionantes, do conceito criado pelo OpenSim Project, é a possibilidade de ter sua própria ilha (simulador) rodando em seu micro ou notebook. Não precisa ser um equipamento de grande capacidade, a não ser que se deseje rodar mais de uma ilha ao mesmo tempo, o que também é possível através de algumas configurações não muito complexas.

Ao lado, o servidor "standalone" produzido pelo OpenSim e distribuído pelo OpenLife Grid. O mesmo tem apenas 26 megas e roda, sem instalação, até mesmo em um "pen drive". Na foto abaixo, a ilha acessada localmente pelo navegador oficial do Second Life.

Pelo site da OpenLife, o interessado efetua o download do "Standalone Simulator" (ready-to-run), já na versão 0.5, com apenas 26 megas de tamanho. Para rodar, basta descompactar o arquivo através do WinRAR, seguindo estas instruções e configuração. Uma vez ajustado, conforme as recomendações do OpenSIM, o usuário "inicializa" sua ilha, podendo acessá-la com seu navegador SL já instalado. Através de outros ajustes, caso o IP da máquina do usuário seja "real" (não-roteada), será possível que seus amigos também acessem sua ilha, através de um cadastro prévio feito pelo dono do servidor, sem intermediação e sem custos.

Download alternativo em ZIP: clique aqui.

Quem, contudo, já estiver bem familiarizado com a nova plataforma, poderá rodá-la em modo grid. Ou seja, será possível "unir" sua ilha a outras ilhas dos amigos, ou grids não-oficiais já existentes. Unificar "duas" ilhas, através das instruções do OpenSim, por si só formaliza um grid. No caso do OpenLife, através de custos fixos mensais muito modestos se comparados aos da Linden Lab, será possível colocar sua ilha no grid já existente deles, que conta hoje com 135 sims agrupadas (totalizando, até o momento, 8.8 milhões de m2) e 8.4 mil avatares cadastrados. Mesmo assim, um grupo de amigos poderá efetivar seu grid particular e iniciar sua propagação.

Estágio "Alfa"

Apesar de descoberto o código do servidor do Second Life, o mesmo não está totalmente em sincronia com os avanços do similar original. O projeto OpenSim mantém uma página com relatórios dos avanços técnicos obtidos junto às compatibilidades com os servidores da Linden. Mesmo assim, observa-se que a grande maioria dos recursos está presente e operando com normalidade. Como o OpenSim está apenas em sua fase inicial, é óbvio que ainda "muita água correrá debaixo da ponte". Neste momento, dezenas de programadores entusiastas estão trabalhando no aperfeiçoamento do servidor "standalone" (que também pode ser configurado como um servidor remoto ou em grid), afim de que em breve lancem uma nova versão, com novas funcionalidades e compatibilidades presentes, dentre elas o "voice server" e o "voice client". O OpenSim já é compatível, por exemplo, com o "Windlight", se acessado pelo navegador SL correspondente.

Linden sabe e participa extra-oficialmente

Obviamente a Linden Lab está a par da existência dos grids não-oficiais. Mas é curioso constatar que a companhia, até onde se sabe, permanece indiferente à questão. Não se tem notícias de futuras ações retaliativas. Até porque, mesmo detentora da patente do código dos servidores, ela sabe que será inviável acionar juridicamente estas iniciativas. Quer dizer, se ela mandar fechar o OpenLife Grid (Os, Deep, Central, dentre outros), provocará o surgimento de novos grids alternativos, exponencialmente.

À direita, atalho do navegador oficial Second Life ajustado para acessar servidor/grid local (ou externo).

Entre os boatos e rumores, diz a lenda que integrantes do departamento de TI da Linden estão, extra-oficialmente, participando das sessões públicas de teste promovidas pelo OpenSim. Outro rumor atesta que Cory Ondrejka, ex-CTO da Linden, foi responsabilizado pelo "vazamento" do código dos servidores e, por isso, pediu demissão da empresa. Um novo boato surgiu na semana passada, atestando que a Linden já pensa em "oficializar" a liberação dos servidores e passar a vender "adesões" de ilhas particulares externas ao seu grid oficial. Curiosamente este método comercial, que seria adotado caso a companhia abrisse seu código-fonte de serviço, foi antecipado e implantado pela OpenLife. Por exemplo, se você quiser integrar sua ilha ao grid do OpenLife, pagará apenas US$ 55 dólares ao mês, contra os US$ 368 cobrados pela Linden para alugar uma ilha em seus servidores, fora os quase US$ 2 mil para compra da mesma (na prática não se compra nada na Linden, apenas "adere-se").

É ainda muito cedo avaliar o impacto desta nova realidade no Second Life oficial. Porém observamos que cresce cada vez mais o interesse no assunto, principalmente por parte daqueles fanáticos por tecnologia e interessados em ter seu próprio mundo virtual. As possibilidades didáticas, institucionais e comerciais que se apresentam são simplesmente fantásticas. É como se a comunidade "linuxista" tivesse quebrado o código fonte do sistema operacional Windows.

Nós, da equipe Mundo Linden, já experimentamos e confessamos nosso entusiasmo pelo conceito. Sempre que pudermos, manteremos a comunidade informada sobre os avanços do Projeto OpenSimulator. Independentemente do Second Life oficial, este veículo desde já se propõe a também divulgar no Brasil esta nova plataforma que poderá, em breve, obrigar a todos reverem seus conceitos sobre metaversos e sobre o Second Life, como o conhecemos.

O Mundo Linden criou, inclusive, um fórum oficial de discussão sobre OpenSim no Orkut. Participe!

www.orkut.com/Community.aspx?cmm=44839152

Download do servidor em ZIP: clique aqui.
O que funciona e o que ainda não funciona no OpenSim: clique aqui.

Para iniciar no Projeto OpenSim, clique aqui.

Veja uma galeria de fotos de ilhas OpenSim já existentes: clique aqui.
Outra galeria de fotos do OpenSim: clique aqui.
OpenSim no Flickr: clique aqui.
Vídeos do OpenSim no YouTube: clique aqui.
Vídeos do OpenSim com Windlight: clique aqui.


Links relacionados e importantes:

opensimulator.org

openlifegrid.com

centralgrid.com

osgrid.org

deepgrid.com

Um vídeo interessante sobre o OpenSim:



Publicidade:

domingo, 10 de fevereiro de 2008

Virtual CSI:NY desvenda seu 4º mistério

Considerado um sucesso pelos produtores do seriado e pela rede americana CBS, a versão Second Life de CSI:NY continua em pleno vapor, oferecendo agora um 4º mistério para que os visitantes da New York virtual o desvendem. Antigamente prevista a se encerrar ainda neste mês de Fevereiro, o Virtual CSI:NY foi estendido por tempo indeterminado. Veja abaixo, o promo oficial da CBS:



CSI:NY - Cobetura completa do Mundo Linden: CLIQUE AQUI

Fotos

CLIQUE AQUI para ver nossa galeria exclusiva de fotos do local.

Virtual CSI:NY
CLIQUE AQUI para acessar o site oficial CSI:NY no Second Life.

CSI:NY
CLIQUE AQUI para acessar o site oficial do seriado.