sábado, 21 de julho de 2007

Em primeira mão: "Doce Paixão", o clipe do Babado Novo gravado no Second Life

Lançamento oficial foi feito ontem, na Ilha Mosaico, com presença de Claudia Leitte. No vídeo, a cantora fala em entrevista como foi realizar este trabalho.


Fonte: iG.

sexta-feira, 20 de julho de 2007

Brasileiros testam serviço de voz em ilha no Second Life

A versão First Look tem acesso a todos os locais do Second Life, inclusive às ilhas que não têm suporte de voz.

A Boulevard Brasil é a primeira ilha brasileira a testar o sistema de voz no Second Life, possibilitando que os usuários conversem através de microfones e interajam conforme a proximidade com outros usuários. Este sistema foi habilitado no dia 11 de julho. O sistema de voz já foi testado na versão beta e agora é testado na versão First Look, para então poder entrar na versão oficial. Porém, ainda não existe uma previsão de quando será oficialmente implantado.

A versão First Look tem acesso a todos os locais do Second Life, inclusive às ilhas que não têm suporte de voz, em que se pode conversar normalmente através de texto com as pessoas que estão usando a versão oficial.

“É possível conversar com todas as pessoas no ambiente de uma só vez ou somente com uma pessoa que você queira. Este sistema é ótimo para reuniões, cursos online, palestras e etc”, afirma Beto Toledo, diretor da Resident, produtora full-service de marketing no Second Life. Qualquer usuário pode utilizar o sistema. Basta baixar gratuitamente a versão First Look, clicando aqui, ativar o sistema e possuir um microfone instalado em seu computador.

Fonte: B2B Magazine.
Brasileiros incentivam colegas a utilizarem sistema de voz através do 'First Look'
Por Marcelo Posthorn*

Grupo "BR SL Voice" está aberto para inscrições gratuitas, com objetivo de divulgar a disponibilidade do sistema de voz no grid principal. Empresário anuncia instalação de ilha brasileira com foco no "voice chat". Realizamos a primeira entrevista em voz do Brasil, no Second Life, com este grupo. Veja:

Como pouca gente sabe, o sistema de voz no Second Life já está disponível no grid principal do Metaverso. No entanto só é possível ter acesso ao serviço "beta", da Linden Lab, baixando e instalando a versão "First Look Voice" do cliente 3D. O "First Look" é uma versão intermediária entre a versão "Beta" (Aditi) e a versão final, que a maioria dos residentes utiliza. Há pouco tempo atrás, a Linden Lab transferiu do beta grid para o main grid seu sistema de voz, ainda não efetivado. Desta forma, é possível já utilizar o Second Life, com voz, através deste cliente específico.

Um grupo de brasileiros, há cerca de um mês, se formou para promover reuniões de 'voice chat', semelhantes aos que ocorrem nas ilhas Ahern e Morris (da Linden), testando assim o serviço. O grupo possui o nome de "BR SL VOICE" e aceita inscrições gratuitamente, com intuito de reunirem a maior quantidade possível de usuários de "First Look Voice" e promoverem assim estes encontros de voz.


Thati Boucher, uma das coordenadoras do grupo, informa que inicialmente os encontros são realizados na Ilha Delphin, um dos primeiros locais no grid principal onde o sistema de voz foi liberado pela Linden. Atualmente centenas de ilhas, inclusive algumas nacionais, como a Ilha Brasil, já possuem o serviço habilitado, visível apenas por quem acessa pela versão "First Look Voice" do cliente SL. Thati acrescenta que regularmente envia convites para que outros usuários façam o download desta versão e passem a utilizar a voz. Atualmente mais de 40 residentes compõe o grupo BR SL VOICE, número que já cresce espontaneamente sem mais a necessidade de convites. Para usar a voz no "First Look", o grupo recomenda o uso de fones de ouvido (com microfone embutido) para evitar o "efeito eco".

Ilha Brasil Voice

Conversamos também como o empresário brasileiro Patrik Oyen, da SLBRAZIL, proprietário de outras ilhas nacionais, como a 'Brasil Nordeste", com negócios baseados em vendas e aluguéis de terrenos. Convidado por Thati Boucher a experimentar o sistema de voz do Second Life First Look, rapidamente Oyen se tornou um entusiasta do serviço. De tal forma que já encomendou junto à Linden Lab a aquisição de mais uma ilha, que se chamará "Brasil Voice".

Nesta ilha, a intenção de Oyen é promover de forma maciça o uso do sistema de voz, através do First Look, até que o recurso seja definitivamente efetivado no navegador final. Ele indica que o local contará com várias opções de entretenimento e de negócios, baseados em voz. Ele destaca a criação de boates, shoppings, espaços empresarias, como salas de reunião e palestras, e que neles haverão atendentes recebendo os brasileiros, ensinando-os a usarem voz pela primeira vez. Oyen fechou uma parceria com o grupo BR SL VOICE, que entrará com recursos humanos, devidamente treinados para este atendimento, enquanto receberão do empresário um espaço para construirem seu escritório. Outras iniciativas empresariais, com uso da voz, terão apoio na Brasil Voice.

Patrik Oyen não tem dúvidas de que, com divulgação correta e eficiente, em breve o Second Life brasileiro terá inúmeros usuários de voz, e que este método de comunicação se tornará um padrão. Ele observa também que nem todos se sentem a vontade em 'conversar' no metaverso. Porém o objetivo de Oyen e do grupo BR SL VOICE é quebrar estes paradigmas e desinibir estes usuários. Sobre segurança, ele também acredita que, pelo menos próximo a ele, a exigência da conversação por voz poderá de certa forma inibir fraudes, como homens que se passam por mulheres, e vice-versa, ou adolescentes e crianças que se passam por adultos.

Patrik Oyen, Thati Boucher e integrantes do grupo BR SL VOICE concederam uma entrevista exclusiva, ao blog Mundo Linden, através de voz. É o primeiro registro do gênero no Second Life brasileiro. Acompanhe:

Parte 1:



Parte 2:



CLIQUE AQUI, para baixar e instalar a versão "First Look Voice".

Feito isso localize e se inscreva no grupo BR SL VOICE e solicite informações sobre como utilizar sua voz no Second Life. Eles irão fornecer a lista dos locais e eventos de voz nacionais que serão disponibilizados aos interessados e afins.

*Marcelo Posthorn é empresário paulista em internet medias, com foco em jornalismo e novo sócio-colaborador do Blog Mundo Linden. Informações: marceloposthorn@yahoo.com.br
A ironia do Second Life
Por Antônio Neto (Neto Revolution)*

Empresas estão saindo do Second Life porque a bolha esta murchando. Segundo especialistas o futuro do Metaverso está comprometido.

Nos últimos meses presenciamos um bombardeio da imprensa em cima do Second Life, onde cada empresa que anunciava seu ingresso no Metaverso foi aclamada como inovadora por centenas de especialistas que surgiram da noite para o dia. Até hoje ninguém consegue explicar como centenas de pessoas se tornaram verdadeiras sumidades em tão pouco tempo, mais elas estavam lá, provando através de números e planilhas que suas especulações eram a apoteose do sucesso no mundo dos negócios.

Enquanto algumas empresas colhiam os frutos das suas boas e bem sucedidas estratégias outras contavam seus Cases de Sucesso. A estrutura montada pelos especialistas lá fora, na porta das empresas, faz jus ao know-how que cada um vem conquistando na difícil área da comunicação.

Recentemente estamos presenciando uma virada de mesa, os especialistas em comunicação que venderam sucesso a verdadeiras fortunas, não sabem como comunicar as razões dos retornos tão baixos. A culpa é da bolha que esta murchando, a culpa é do consumidor que encontrou as empresas vazias e não tinham as informações que procuravam sobre os produtos ou ate mesmo não sabiam comprar, a culpa é dos usuários que preferem as ilhas de outros residentes, estes mesmos donos de ilhas ou pedaços de terra que também são culpados porque mudam constantemente a cara dos seus empreendimentos, porque suas ilhas estão em constantes transformações e desenvolvimento, porque eles prejudicam as empresas gerando empregos e dando treinamento a seus colaboradores que vem atraindo os clientes, com produtos similares a custo baixo em um mundo que chamou atenção dentre outros motivos pelo baixo custo.

Pobres burras pessoas que estão ganhando dinheiro aqui dentro, estão prejudicando quem esta gastando e nem se dão conta disso, pois no dia que gastarem R$80000,00 em terras, prédios, scripts e marketing que se consegue com menos de 10% do mesmo valor é que vão entender que os resultados que conseguem assim, a longo prazo não vão dar certo e que quem esta certo é quem entrou no Metaverso um dia desses e esta sendo esperto em sair logo. Não vale mesmo a pena perder tempo em um mundo onde as empresas vão competir com pessoas que copiam seus produtos e ainda podem fazer os produtos te mandarem uma mensagem e o endereço de sua loja quando for lançado um novo modelo, ou ate mesmo fazer esse produto falar ao invés de te mandar um texto, e no final os produtos similares vão sair ganhando porque são tão bem feitos que não é possível copia-los ou não há quem saiba como realizar tal proeza.

Com a saída e falatório das empresas que não tiveram o retorno esperado os especialistas vão começar a sair, a bolha vai começar a murchar e no final o Second Life vai voltar a ter um contínuo porém lento crescimento, o que é um grande impacto em um mundo onde as pessoas gostam de fazer muito barulho por nada, pois quem esta vendo o barulho do lado de fora percebe melhor do que quem já esta alienado no lado de dentro. Os verdadeiros talentos não se deixam alienar, ao perceber o fracasso evitam os prejuízos, pois estão atentos as mudanças e irão se retirar antes que os residentes mudem tudo novamente, como costumam fazer. Quando eles sumirem o Second Life vai amargar um crescimento lento contrariando todos os donos do mundo que entram no Metaverso.

NOTA: Este texto não representa nenhum tipo de crítica, não é direcionado a terceiros, não é nem deve ser interpretado como qualquer forma de reclamação nem visa promover a minha imagem ou depreciar a imagem de alguém. Este texto foi escrito intencionalmente com trocadilhos e expressões que induzem o duplo sentido, é controverso para ocasionar interpretações diferentes que não possam se classificar cada qual como de toda certa ou de toda errada, expressa opinião única e não mais que opinião de origem própria.

*Antônio Neto (Avatar: Neto Revolution), 29 anos é formando em Gestão de Negócios Internacionais, é empresário no Second Life e Gestor/Tutor de uma equipe que vai ser apresentar em Feiras e Ministrar palestras no estado do Amazonas.

Opinião do Mundo Linden: Acreditamos sim que o Second Life empresarialmente passa por um período de ajuste. Tal qual ocorreu com a própria internet com o 'estouro da bolha' em 1999. Acreditamos também que algumas empresas estão saindo do metaverso pois não fizeram um estudo mais preciso em cima do perfil dos usuários. Oportunistas, as companhias iniciaram suas ações, direcionadas apenas pela histeria da imprensa, que ajudou apenas a Linden Lab e ninguém mais. Agora que a realidade de fato está se apresentando, creio que passaremos por um período de 'amadurecimento', talvez nos remetendo a um Second Life de 1 ou 2 anos atrás, antes do 'boom'. Neste caso, tudo será repensando, mas não quer dizer que o Second Life vai acabar. Pelo contrário, se ajustará ao mercado e o mercado se ajustará a ele. O resultado é de que em breve teremos um metaverso com mais sensatez e maior qualidade de planejamento.

quinta-feira, 19 de julho de 2007

Cláudia Leitte, do Babado Novo, inicia divulgação de clipe gravado no Second Life

A música "Doce Paixão" está no novo disco da banda baiana, Ver-te Mar, que acaba de chegar às lojas.

A cantora Claudia Leitte, do Babado Novo, é a convidada desta sexta-feira (20) do iG Papo. A partir das 19h30, ela vai responder a perguntas dos internautas. A conversa será transmitida em vídeo. Claudinha estará promovendo o novo clipe do Babado Novo, "Doce Paixão". O vídeo foi filmado no ambiente virtual Second Life (clique aqui para saber mais sobre o assunto).

Este é o primeiro clipe brasileiro feito dentro do Second Life. A música está no novo disco da banda baiana, Ver-te Mar, que acaba de chegar às lojas. Para participar do papo com Claudinha e mandar suas perguntas, é só esperar até sexta-feira, às 19h30, e entrar aqui. Posteriormente, os melhores momentos da conversa estarão disponíveis no iG Música.

Fonte: iG Música.
IBM desmente saída do Second Life

Segundo a Big Blue, ela trabalha com diferentes plataformas e aplicativos virtuais, para ver quais benefícios podem obter para seus clientes.


A IBM continua no Second Life e afirma que os mundos virtuais fazem parte da estratégia de negócio da empresa. A informação oficial vem desmentir notícia publicada nesta semana no jornal norte-americano Los Angeles Times, que estaria abandonando o “mundo virtual”. Segundo a Big Blue, ela trabalha com diferentes plataformas e aplicativos virtuais, para ver quais benefícios podem obter para seus clientes.

“O Second Life oferece uma plataforma aberta que nos permite explorar grandes potenciais de negócio. Mas para conhecer todo o potencial que a Internet 3-D pode oferecer para a IBM e para seus clientes, a empresa explora também as outras plataformas existentes”, informa a empresa. Acrescenta ainda que “a IBM entende que cada mundo virtual tem seus pontos fortes e fracos e participa de diversos desses mundos (tanto publica quanto privadamente), buscando o melhor de cada um deles”.

Fonte: TIInside.
Casamento GLS promete agitar o Second Life brasileiro no dia 26

A cerimônia acontece na Moo'nlight Chapel, o serviço brasileiro de casamentos virtuais.

A comunidade GLS do jogo Second Life tem um encontro marcado no próximo dia 26 de julho, quinta-feira, às 22:00h, quando acontece o casamento das avatares Natsbrasil Boa e Katia Ducatillion, o primeiro do gênero entre os residentes brasileiros que se tem notícia. A cerimônia acontece na Moo'nlight Chapel, o serviço de casamentos criado pelo avatar Marcio Moo -- na verdade o publicitário carioca Marcio Ehrlich -- para permitir que os avatares brasileiros e portuguêses pudessem se casar tendo uma cerimônia em sua própria língua.

A história de amor

Paulista da capital, Natsbrasil foi uma das ganhadoras do concurso promovido pela Moo'nlight para dar três casamentos de graça a brasileiras residentes no Second Life. Entre mais de 30 meninas que se inscreveram para casar com seus noivos, Natsbrasil queria um casamento com a catarinense Katia Ducatillion, mobilizando toda a comunidade GLS do Second Life para colocá-la entre as mais votadas na promoção.

Definido o resultado e conseguindo ficar entre as ganhadoras, Natsbrasil surpreendeu Katia levando-a até a Moo'nlight e pedindo-a em casamento, imediatamente aceito. A cerimônia terá ambas as avatares vestidas de noiva, sendo levadas ao altar por seus respectivos padrinhos. A decoração está sendo especialmente preparada para a ocasião, incluíndo um bolo com a imagem de duas noivas em seu topo.
A Moo'nlight

Surgida em junho com a meta inicial de realizar um casamento por semana, a Moo'nlight se transformou em um enorme sucesso. Aquele objetivo foi rapidamente superado, com a capela alcançando hoje a média de 3 casamento semanais, com reservas já marcadas até o final de agosto.

A Moo'nlight Chapel fica na ilha FairChang Vista NW, em duas capelas que somam uma área de 10.240 m2. O pacote básico do casamento, que inclui a locação do local da cerimônia e do salão de festa, mais convite, oficiante, bolo, fotografia, DJ e certidão de casamento, fica em L$ 3.500 (Três Mil e Quinhentos Linden Dollars), que correspondem a cerca de 35 reais.

Press Release: Marcio Ehrlich (Marcio Moo) . Moo'nlight Chapel
marciomoo@gmail.com . Tel.: 55(21) 2537-8180 . Cel.: 55(21) 9989-0350
Sai nova versão compatibilizada do Sleek, navegador de texto do Second Life

Versão anterior parou de funcionar na troca dos servidores da Linden para v1.16.0. Somente agora a adaptação foi concluída.

Sempre aparecem idéias interessantes para se acessar o Second Life, através de métodos alternativos. Mas, sem dúvidas, o mais bem resolvido de todos é o navegador de texto não-oficial Sleek. Sua nova versão 0.2.0 acaba de chegar, com um certo atraso e ansiedade, devidamente compatibilizada com a versão atual dos servidores 1.18.0 da Linden Lab.

Baseado na plataforma Framework.Net 2.0 (necessária para rodá-lo) e compatível com Windows XP ou Vista, o Sleek é uma excelente opção de acessibilidade no metaverso, para que se realize tarefas básicas como chats, IMs, teleportes, visualização de inventário, etc. O programa é muito pequeno e pode ser rodado, inclusive, a partir de um pen drive, desde que a biblioteca de instruções .Net esteja devidamente instalada no computador.

O Sleek também disponibiliza uma cópia de seu código fonte, para que outros programadores possam customizá-lo e aperfeiçoá-lo ainda mais. Os produtores deste software prometem novas atualizações, em um menor espaço de tempo. Clique aqui para baixar e rodar o executável do Sleek, que não necessita ser instalado.

Comente: O que você achou do Sleek?
Acidente da TAM provoca protestos no Second Life

Pessoas indignadas com o ocorrido levantam banners e participaram de um debate no evento.

O acidente com o avião da TAM em São Paulo na terça-feira (17) provocou um protesto de avatares na Ilha "Brasil Porto Alegre" do Second Life. Foram distribuídas camisas pretas em sinal de luto pelas vítimas do acidente aéreo.

Os avatares também fizeram um protesto contra a falta de interesse de nossos políticos pelo tráfego aéreo brasileiro. Pessoas indignadas com o ocorrido levantam banners e participaram de um debate no evento.

Por Felipe Soares Kohn
Fonte: VC no G1.
TAM homenageia vítimas do vôo 3054 no Second Life

Companhia aérea constrói jardim virtual com mensagens de conforto a familiares.

A TAM construiu em sua sede no mundo virtual do Second Life um espaço para homenagear as 185 vítimas do acidente com o vôo 3054, no Aeroporto de Congonhas. Logo em frente ao prédio, na Ilha Berrini, há um pequeno jardim com flores coloridas, velas acesas e duas placas de condolências. "Aos familiares das vítimas, paz neste momento de dor", diz uma delas.

Além das placas, uma lápide faz referênmcia à tragédia, com a inscrição "Acidente em Congonhas - São Paulo, Brasil - 17/07/2007". O espaço foi criado nesta quinta-feira, 19, pela empresa de soluções digitais Cafeína Estúdio Criativo, responsável pela arquitetura da TAM no metaverso.

Dentro da sede virtual da companhia aérea, há ainda painéis com informações sobre o acidente e links que levam ao site da TAM. Os painéis estão escritos em português e inglês.

Por Lucas Pretti
Fonte: Estadão.
Sucesso de novela virtual interativa do iG garante segunda temporada

Atingiu uma média diária de 27 mil webespectadores e bateu a casa dos 250 mil usuários durante o período que ficou no ar.

A novela interativa do portal IG, "De que lado você está?" chega ao final neste sábado, com a exibição do capítulo zero e de todos os episódios juntos. Exibida desde 12 de junho, a novela trata da troca de personalidade entre o certinho executivo de uma empresa de tecnologia Gustavo e seu avatar bad boy no mundo virtual Second Life.


Antes mesmo de chegar ao fim, a série já tem segunda temporada garantida. Atingiu uma média diária de 27 mil webespectadores e bateu a casa dos 250 mil usuários durante o período que ficou no ar. Escrita pelo roteirista Emílio Boechat, com larga experiência em teatro e TV, a novela pedia a colaboração dos expectadores, que eram convidados a enviar imagens e vídeos, além de teorias formuladas pelos internautas para solucionar os mistérios da trama. Ao todo foram enviadas 5 mil teorias e 2 mil colaborações, entre vídeos, áudios e fotos. A série pode ser assistida no site www.dequeladovoceesta.ig.com.br.

Por Monique Cardoso
Fonte: JB Online.
Suposta morte de usuária brasileira famosa causa comoção no Second Life

Boatos indicariam que a pessoa por trás da avatar Minie Ah teria sido mais uma vítima fatal da dengue hemorrágica. Repórter investigou e conseguiu constatar o desencontro de informações, certificando que ela está bem. A questão fica: como obter contato, na vida real, de um avatar desaparecido?

Residentes do SL ainda tentam entender o mistério que envolveu a notícia do suposto falecimento de Minie Ah (foto) na RL. Foi com total perplexidade que recebemos a notícia de que a pessoa por trás do avatar Minie Ah havia falecido, vítima de dengue hemorrágica. Um misto de dor, lamento e choque envolveu todos nós que a tínhamos como amiga. Muitas perguntas, o desejo em saber detalhes e confortar a todos nos envolveu em um ato simbólico. Amigos prepararam um velório onde nos encontramos para prestar uma última homenagem.

Entretanto, ao chegarmos lá, deparamos com notícias confusas, alguns comentando que ainda não era certo o falecimento. Não conseguiam confirmar em nenhum telefone, pois ninguém atendia e nenhum hospital de sua cidade no sul do Brasil, confirmara a internação. Um lampejo de esperança trouxe certo alento a todos. Mas ninguém conseguiu saber de nada concreto. Qual seria realmente a verdade disso tudo? Qual mistério envolveu uma notícia tão mórbida que causou comoção em todos? Sem uma certeza e angustiados, todos se retiraram, esperando algum esclarecimento para o dia seguinte.

Novas notícias informaram que ela estaria em coma, com falência de alguns órgãos e que os médicos teriam conseguido reanimá-la. Havia uma boa chance de recuperação. Alívio geral… Mas, recuperação do que? Dengue hemorrágica ou o que realmente tinha acontecido? Ainda ninguém conseguia esclarecer os fatos com exatidão e o mistério permanecia sem solução. Uma nova notícia chegou, dizendo que ela já estava em casa, se recuperando. Como? O mistério se tornou assunto para Sherlock Holmes. Primeiro faleceu, depois estava em coma e apenas depois de um dia de coma com falência de órgãos, ela pôde repousar em casa?

Velório de Minie Ah chegou a ser realizado

A alegria em saber que ao menos a Minie está viva é tão intensa quanto a perplexidade em receber notícias tão confusas e surreais. Talvez, seja por que vivamos intensamente uma segunda vida de fantasias, onde é natural criar scripts, histórias que servem para ilustrar as mais diversas intenções. As interrogações se multiplicaram, mas ver novamente a Minie Ah online em nossa lista de amigos foi a melhor e mais concreta notícia. E em comunicado a todos a própria nos mandou mensagem dizendo que foi choque anafilático. Depois de algum tempo a mesma nos comunicou pedindo desculpas pela confusão criada por sua mãe em divulgar notícia equivocada?

Bem, como repórter com uma mente investigativa, que anseia por respostas, eu até busquei apurar os fatos com clareza, mas o mistério que causou comoção na comunidade brasileira e amigos, ficou sem uma notícia clara. No final de tudo, talvez seja melhor seguirmos nossas vidas com alegria e leveza, celebrarmos os bons momentos em contato com os amigos queridos. Bem vinda de volta Minie Ah, seja muito feliz e saudável.

Dificuldades em estabelecer contato 'real'

Como nesses momentos nos damos conta da fragilidade dessa relação virtual que criamos. Vivemos tantas histórias, nos envolvemos tão intimamente com avatares, que, teoricamente são apenas “bonequinhos”, mas que na verdade são representações em pixels de quem somos na vida real. A falta de um telefone para contato na RL, a falta de um contato real que faça a ligação entre os mundos real e virtual, cria abismos muitas vezes intransponíveis entre essas vidas vividas tão intensamente. Tudo isso nos leva a muitas reflexões… No Second Life não morremos ou ficamos doentes (até existem animes pra isso, mas é uma fantasia)… Mas, a RL continua e cobra posturas de todos nós. Um brinde à vida, um brinde à insustentável leveza do ser

Por Ananda Valeeva
Fonte: Blog Second Life News!.
Gato Linden da Semana !

O Mundo Linden abre espaço para divulgação de seu maior patrimônio: nossos leitores. Residentes brasileiros no Second Life terão um espaço permanentemente aberto para se apresentarem à comunidade nacional. Meninas e meninos podem participar.

No 'Gato Linden da Semana' de hoje, vamos falar de SrPinpinho Dagger, que tem 18 anos na vida real e acessa o Second Life diariamente. Ele é um daqueles residentes que passou a acessar e gostar do metaverso, após a famosa matéria do Fantástico. Pinpinho gosta de fazer filmagens e reportagens no SL, além de curtir comprar roupas e acessórios transados. Ele detesta os vários bugs que ainda ocorrem, mas acha isso normal. Pinpinho adoraria se pudesse assistir TV dentro do Second Life. Saiba mais sobre ele:


Qual o nome do seu avatar e a sua idade na vida real?
Olá o nome de meu avatar é SrPinpinho Dagger tenho 18 anos.

Como conheceu e o quê a fez entrar no Second Life pela primeira vez?
Conheci o Second Life, na reportagem do Fantástico.

Desde quando participa do Second Life?
Participo desde 06 de janeiro de 2007.

Como escolheu o nome do seu avatar? Tem algo haver com sua vida real?
Escolhi esse nome, pq era como minha mãe me chamava quando era mais novo rsrs, deste então uso ele para todas as coisas ^^.

O que mais gosta de fazer no Second Life?
Gosto muito de Conversar, comprar roupas e etc... e de Fazer reportagens.
trabalho fazendo Filmagens como freelancer da SexyLife quem quiser que eu filmee algo, como casamento festa, é só chamar.

O que mais detesta no Second Life?
Ahh....com certeza, Lag e bug odeio essas coisas, mais entendo por que o jogo é online e tem sempre que ter essas coisas.


Que tipo de produtos gosta mais de comprar? Qual a sua loja preferida no Second Life?
Gosto mais de comprar roupas, e minha loja preferida eh Colt Designs NEW SHOP.

Cite algo que ainda não existe mas que você gostaria de ver no Second Life.
Gostaria de poder assistir TV no Second Life =) é axo que é isso mesmo não consigui penssar em outra coisa, tudo que eu queria esse jogo já tem =).

Mande um alô pra alguém!
Ahh sim, queria mandar um beijo para minha Esposa Kahena McMillan, um abraço para meus manos: billl bury e Allan!

SrPinpinho, que adora surfar, mandou um pequeno vídeo para nós. Confira:



SrPinpinho Dagger recomenda Chrystiane Hyan e Status Shopping.

Para participar, meninas e meninos podem enviar suas fotos, com o nome do seu avatar, para o e-mail mundolinden@yahoo.com.br (colocando 'Gata e Gato Linden da Semana' no assunto). Você também pode enviar o link seu vídeo no YouTube. Os selecionados serão contactados e poderão ganhar roupas super-transadas!
Empresas publicitárias retiram seus anúncios do Second Life

Especialista em estudos sobre marketing, concluiu que o desastre mercadológico no Second Life era esperado.

Agências de publicidade estão retirando anúncios do Second Life. Além dos visitantes do “universo paralelo” não estarem muito interessados em comprar produtos online, o número de usuários que entram simultaneamente é bem menor do que o divulgado pelo site (secondlife.com).

Na foto acima, loja virtual da American Apparel registrou taxas mínimas de visitação.

Segundo um artigo publicado no jornal The LA Times, o número de avatares (personagens virtuais criados pelas pessoas) vivendo ao mesmo tempo é bem menor do que o anunciado. O site assegura que existem mais de oito milhões de residentes, mas de acordo com a apuração do jornal esse número seria no máximo 40 mil.

O site marketingsudies.net, especialista em estudos sobre marketing, concluiu que o desastre mercadológico no Second Life era esperado, já que a maior parte de seus usuários é indiferente e até mesmo hostil em relação aos anunciantes.

Fonte: Clicabrasilia.
A segunda impressão do Second Life
Por Gilberto Pavoni Junior*

Não é possível dizer que foi uma perda de tempo se aventurar no Second Life e é impossível negar a força dos mundos paralelos como forma de comunicação, expressão e gerador de novos modelos de negócio.

O mundo sintético Second Life foi escolhido pela revista Time um dos cinco piores sites existentes. E essa é apenas uma das más notícias divulgadas recentemente. O noticiário não pára de trazer dados pouco entusiasmantes para esse que já está sendo considerado o primeiro fenômeno efêmero da web social. O último e mais sarcástico está publicado no Tech Crunch: Will The Last Corporation Leaving Second Life Please Turn Off The Light – literalmente, “a última empresa a sair, por favor, apague a luz”.

Os números também são duramente criticados. Enquanto a página inicial contabiliza mais de 8 milhões de habitantes, as estatísticas mostram que não chegam a 30 ou 40 mil em horários de pico. Essa é uma audiência baixa e pouco segmentada para os padrões da indústria anunciante.

O site parece ter perdido realmente o brilho e o charme, o que é fatal em algo tão fashion. “Um dos problemas principais é que o site força a utilização da Internet e suas possibilidades como um fim, na realidade deveria ser apenas o meio”, propõe a superintendente de Educação Executiva da Fundação Getúlio Vargas, Sandra Turchi.

Mas não é possível dizer que foi uma perda de tempo se aventurar no Second Life e é impossível negar a força dos mundos paralelos como forma de comunicação, expressão e gerador de novos modelos de negócio. “O importante é a tendência”, alerta o diretor de Marketing e Novos Negócios da ESPM, Emmanuel Publio Dias.

A faculdade está no Second Life com uma sala de aula para modelagem em 3D. O próprio mundo do SL é o campo de testes e o software para visualizar os trabalhos. Embora faça restrições ao modelo e à tecnologia da criadora do SL, a Linden Lab, o professor defende a participação de empresas em novidades assim. “É barato entrar e mais barato sair”, diz.

O gerente de marketing da Fundação Dom Cabral, Roberto Sagot, alerta para a insistência de ficar em meio ao declínio de um fenômeno. “As empresas não podem ligar suas marcas à efemeridade”, comenta. Contudo, ele também defende a experiência de vida em mundos assim para empresas. “O custo não estar em algo assim nesse momento de aprendizado e dúvidas é deixar de aprender”, alerta. Os especialistas estiveram reunidos no “Manifesto Contra a Proliferação da Mesmice”, um encontro de discussões promovido pela empresa de investimentos digitais Adrenax.

*Gilberto Pavoni Junior é colunista da B2B Magazine.
Fonte: B2B Magazine.

quarta-feira, 18 de julho de 2007


"Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em Mim, ainda que morra, viverá." João 11:25

.

terça-feira, 17 de julho de 2007

Campeão brasileiro no tae-kwon-do vai falar com torcida no Second Life

Diogo Silva, o primeiro ouro no Pan, confirma chat com avatares nesta terça, às 20h.

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) confirmou na manhã desta terça-feira, 17, um encontro do lutador de tae-kwon-do Diogo Silva, medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, com torcedores no mundo virtual do Second Life. Ele vai conversar com avatares às 20 horas no espaço "Torcida Brasil" construído na Ilha Brasil.

É o primeiro atleta brasileiro a interagir com torcedores no metaverso desde a inauguração da vila virtual do Pan, em junho. Ele conquistou a primeira medalha de ouro nos jogos para o Brasil no domingo. Ele derrotou por 3 a 0 o guatemalteco Gabriel Sabastine, na categoria até 68 kg.

Ainda não há previsão de outros encontros com atletas na Ilha Brasil. Segundo o COB, a programação depende dos resultados dos jogos e da disponibilidade da delegação. O espaço "Torcida Brasil" pode ser acessado no Second Life pelas coordenadas Ilha Brasil (163, 251, 31).

Por Lucas Pretti
Fonte: Estadão.
Residente consegue rodar o Second Life em PDA da Nokia

A emulação é fruto de um 'hacking' com instruções ainda não publicadas pelo autor. Limitação na navegabilidade torna a solução ineficiente.

Usuários do PDA Nokia n800, com avatares presentes no Second Life, tiveram ontem uma grande notícia vinda do residente Wrestling Hulka. Durante o último final de semana, através de algumas modificações, ele conseguiu emular o navegador 1.18.0 neste aparelho, conforme se vê na foto.

Hulka informou que, apesar de rodando no n800, o navegador apresenta extrema lentidão, permitindo apenas o uso se sistemas de comunicação IM, pesquisas e visualização de perfis. Quando se movimenta o avatar, em certos casos, o navegador trava. Isso se dá principalmente pelas limitações de hardware do PDA da Nokia. Prudentemente, Hulka preferiu não divulgar (ainda) o método de emulação do Second Life no n800.

O que se observa atualmente é a grande demanda esperada, por parte da Linden Lab, na disponibilização do navegador SL em dispositivos móveis. Ainda não há resposta da Apple sobre uma provável versão do SL para o iPhone. Outras empresas correm por fora para criarem meios móveis de acesso alternativo. A maior parte delas envolve simples sistemas de comunicação IM, além do gerenciamento de perfis e inventários. O futuro certamente guarda novidades neste sentido.

Com informações do Metaversed.
Marcas já repensam sua posição e ações relacionadas ao metaverso

Os motivos apontados por empresários ouvidos na reportagem são a falta de público nas ilhas e lojas das companhias e o baixo volume de vendas.

Uma reportagem do jornal Los Angeles Times, publicada no fim de semana, repercute até agora na imprensa especializada em tecnologia e blogs que cobrem o mundo virtual do Second Life. A matéria, assinada pela jornalista Alana Semuels, faz uma lista de empresas que resolveram abandonar seus negócios no metaverso, o que seria, para o jornal, o início de uma nova tendência. Entre eles estão Starwood Hotels, IBM e Reebok.

Os motivos apontados por empresários ouvidos na reportagem são a falta de público nas ilhas e lojas das companhias e o baixo volume de vendas. "O Second Life deveria ser o paraíso do consumismo. Mas com o tempo percebeu-se que é tão difícil vender produtos lá quanto em qualquer outro lugar", afirma a reportagem.

São três os problemas apontados pelo Los Angeles Times para o fenômeno. O primeiro é que grandes empresas teriam percebido que as ilhas criadas por usuários independentes são as que mais atraem freqüentadores, e não as "comerciais".

Além disso, avatares não têm necessidades fisiológicas como humanos. É possível viver sem comida, bebida, roupas e transporte. Até a aparência humana não é condicional – muitos avatares escolhem rostos e corpos de animais (os chamados "furries") para representá-los. Isso faz com que não exista necessidade de consumo.

O último problema é o tráfego de usuários, que caiu, de acordo com a própria Linden Lab, desenvolvedora do jogo nos Estados Unidos. O relatório de junho da empresa mostra decréscimo de 2,5% no número de usuários ativos em relação a maio. Há mais de 8 milhões de pessoas cadastradas no Second Life hoje, mas apenas 495 mil estiveram online na última semana de junho. Não passam de 40 mil os usuários conectados ao mesmo tempo.

"Deserto de marcas"

Na foto, avatar em frente à loja virtual fechada da American Apparel

Empresas americanas como Best Buy, Sun Microsystems, Dell e American Apparel não chegaram a destruir seus territórios no SL, mas deixaram a ilha sem atrações e atendimento. Para a lógica do metaverso, é suicídio manter espaços vazios e ilhas sem novidades constantes.

Segundo o consultor de negócios virtuais Jean Liberato, é preciso evitar o que chama de "deserto de marcas reais". Para ele, a maioria das empresas ainda não entendeu o conceito do metaverso e cria produtos sem preocupação estratégica. O resultado é a incapacidade de se comunicar com a audiência.

"Não basta abrir uma loja virtual, construir a sede em qualquer lugar e pronto", diz o consultor. "As pessoas querem vivenciar uma experiência de imersão na marca, e o conteúdo lúdico é o combustível que move o novo mundo."

Exemplos de companhias que obtiveram sucesso no Second Life também não são raras. A interatividade e o diálogo com o "conteúdo lúdico" fizeram Nike, Nokia e Volkswagen serem as marcas mais lembradas por avatares brasileiros em pesquisa "top of mind" realizada entre maio e junho.

O Second Life ganhou versão brasileira em abril, distribuída no País pela Kaizen Games e pelo iG. Desde o final de junho, o Grupo Estado também edita o MetaNews no mundo virtual, que pode ser acessado em bancas das ilhas da Kaizen. Atualizado diariamente de forma dinâmica, traz notícias sobre o mundo virtual e dicas de lugares interessantes, eventos e agenda cultura.

Por Lucas Pretti
Fonte: Estadão.com

segunda-feira, 16 de julho de 2007

Estratégia de permissões no Second Life pode servir de armadilha para usuários

Qualquer usuário inexperiente pode ser lesado com a estratégia da permissão para modificar seus objetos. Mais regras básicas de segurança na internet e um pouco de atenção podem evitar danos.

Na madrugada de hoje fui abordado por um francês falando que eu estava com vírus e que meu shopping seria atacado, tirei alguns prints da conversa, mais, devido a extensão da conversa resolvi fazer um resumo das partes mais importantes através do log da conversa onde identifiquei a possibilidade de danos em seus objetos no Second Life. Não estou acusando o francês, nem ditando as suas reais itenções. Enquanto não existe um serviço de utilidade pública agradeço ao Mundo Linden permitir a publicação das partes mais importantes para que sirva como referência a outras pessoas como uma fonte de conhecimento que possa evitar danos em seus objetos. Segue abaixo o resumo onde eu separei por “/” as frases em seqüência para economizar texto. Meu inglês não é dos melhores, nunca fui a uma escola de inglês, não levem em conta meus erros.

tookie Beck: hello neto!
Neto Revolution: hi
tookie Beck: you have a big problem
Neto Revolution: well, is one more, lets go, whats the problem?
tookie Beck: second life / because you buy full perms 10L$
Neto Revolution: yes
tookie Beck: do you can protect you?
Neto Revolution: protect?
tookie Beck: yes / i have counter virus; Sl / a men a german men have a virus and he got the virus in your account / just got a script in your / mall / please can show me bé modify your object / can be modify your object i give counter virus garde


Nesta hora fiz a transferência de uma quantia em lindens para outra conta por prevenção:

Neto Revolution: whats virus?
tookie Beck: the virus destroy your computer
Neto Revolution: lol
Neto Revolution: serious?
tookie Beck: very serious
Neto Revolution: you?
tookie Beck: His name it's / betelgeuse muni
Neto Revolution: well, betelgeuse muni is a french girl
tookie Beck: yes / she have a virus
Neto Revolution: she destruct my computer?
tookie Beck: yes / to destroy your 10L$ shop
Neto Revolution: because?
tookie Beck: because you sell 10L$ full perms / modify your object please / i pose counter virus
Neto Revolution: lol
tookie Beck: can be modify your object / please / i pose / just one / anti virus


Nesta hora criei um cubo e o modifiquei para ver o que acontecia, o francês fez algo que apareceu em minha tela a mensagem que eu tinha dado a ele permissão para modificar meus objetos, fui conferir a lista de amigos onde ele estava com a gravura de permissão para modificar os objetos mais a caixa não estava marcada. A reação de qualquer pessoa seria marcar e desmarcar para tentar corrigir, porém não o fiz, deixei tudo como estava, na hora devido ao sono não percebi que ele havia dado permissão para que eu modificasse os objetos dele, até então devido ao sono eu estava acreditando em um possível BUG:

Neto Revolution: i dont see virus in my objects tookie Beck: arrf / now / modify your object / please! / just pose counter virus / but 10L$ shop is funny

Nesta hora ja havia deletado o primeiro objeto para tentar resolver o problema, porém a gravura da permissão continuava acompanhando o nome do francês na lista de amigos, sem me dar conta que a permissão era para que eu modificasse os objetos dele criei outro objeto para ver o que iria acontecer já que meu dinheiro já estava seguro:

tookie Beck: now
Neto Revolution: and dont see nothing
tookie Beck: can be modify your object / i can just see a antivirus / i can you modifi my object / now you can be me modifi your object / it's finish? / now / please / can be modify your object please? / neto?
Neto Revolution: yes
tookie Beck: please / can be modify your object?
Neto Revolution: whats your objective?
tookie Beck: Neto / my objectives it's modify your security / with robot
Neto Revolution: you sell securit robot?
tookie Beck: nono / i creat / create
Neto Revolution: hummm
tookie Beck: a security systeme / with script / with alarm / and light
Neto Revolution: cool
tookie Beck: ok / now please can be modify your object please / ok?
Neto Revolution: i dont understand your objective
tookie Beck: see my name
tookie Beck: and click in can modify my object
Neto Revolution: its not possible =)
tookie Beck: why?
tookie Beck: what?
Neto Revolution: because i see a bug in sl, and my itencious is report to linden this bug
tookie Beck: ok / click in can modify my object / for / 5 minutes / please / just pose security système / in your shop / for 3 prims!!!


Bom, você não deve marcar esta opção, pois dará permisão a outra pessoa para modificar tudo o que é seu, é bom ter cuidado:

Neto Revolution: sorry man, its not possible, this is a linden problem, virus in sl.

Nesta hora estava fazendo o report a Linden Lab:

tookie Beck: okok / i go in Algeria / today / can you
Neto Revolution: brasil
tookie Beck: i sell security système / do you interested?
Neto Revolution: well, whats your store?
tookie Beck: i don't have store / i don't have / money to / rent / a box
Neto Revolution: well, in my next problem for security i find you ok?
tookie Beck: okok / good day
Neto Revolution: good day =D


Bom, as reais intenções do francês eu desconheço, mais um usuário desatento ou ate mesmo quem não conhece bem as funcionalidades do Second Life pode se prejudicar se não tomar as atitudes certas. Obrigado ao Mundo Linden pelo espaço e espero que ajude a todos.

Por Neto Revolution . Colaborador do Mundo Linden.
Como realizar bons negócios e se proteger das armadilhas do metaverso

Em entrevista, advogado residente no metaverso dá dicas sobre como se proteger de golpes ou crimes que ocorrem no Second Life.

Devido ao crescimento do metaverso, milhares de empresas buscam profissionais autônomos para auxiliar na implantação da marca ou empresa no Second Life. Paulo Ferraz (avatar Accountin Peccable) é um deles. Advogado especializado em empresas, ele presta assessoria jurídica e empresarial para quem deseja montar um negócio no mundo virtual. Segundo ele, o mercado é promissor e ficará ainda mais.

Pombinho Carter: Como surgiu a idéia de ter um negócio no SL?
Accountin Peccable: Eu conheço e acompanho o universo do Second Life há dois anos, quando morei nos EUA. Sempre acreditei no potencial do metaverso. Ter um negócio no Second Life foi uma opção por um novo nicho de mercado, aonde eu poderia ter mais chances de fazer um nome profissional. Afinal, quem chega primeiro bebe a água mais limpa.

Como é o seu trabalho no SL?
AP:
Embora eu seja advogado, o maior foco dos meus serviços é como consultor no Second Life, principalmente na estratégia de negócios. Identifico as reais necessidades do cliente e o porte da loja que deverá ser montada.

Como fica a questão do lucro de empresas virtuais?
AP: Havendo lucro nas transações, o fisco de cada país pode taxar parte e arrecadar uma porcentagem da riqueza. Porém, a maior dificuldade é identificar quem gera a riqueza, e a qual país o tributo da transação seria pertencente, uma vez que o metaverso é terra de ninguém, e não pertence a nenhum país em especial.

Existe solução?
AP: Talvez, seja o caso de se criar um tipo de CPMF para as transações virtuais. Para isso é necessário identificar o país de onde determinado avatar está logado. Identificado o país do avatar, a empresa Linden Lab “reteria na fonte” o tributo devido, e repassaria ao fisco daquele país. Isto poderia, por hora, ser a medida mais sensata.

Quais os problemas que uma empresa pode ter no Second Life?
AP: A pirataria de seus produtos e no uso indevido de suas marcas. Tênis virtuais da Nike, Adidas, assim como relógios Rolex, já estão sendo vendidos há muito tempo no metaverso, antes mesmo de as empresas detentoras destas marcas lançarem produtos no mundo virtual.

E as transações em dinheiro virtual que pode se tornar real, como evitar uma eventual lavagem de dinheiro?
AP: Esse é uma das maiores preocupações do fisco mundial atualmente. Cada avatar pode fazer, em bancos virtuais como o SL Exchange, operações de compra e venda de Lindens, com sua respectiva conversão em dólares, até o limite de US$ 250 diários. Mas, como não há uma forma de se impedir que uma mesma pessoa crie vários avatares, isto significa que, existe “laranjas” virtuais.

O que é considerado crime no Second Life?
AP: Qualquer atitude, feita por um avatar, que possa gerar uma lesão a direito de alguém, poderá ser avaliada pelo poder judiciário. Esta atitude, desde que encontre uma tipificação no Código Penal será considerada crime. Não importa o local ou o meio pelo qual determinado crime foi cometido, pois ele continuará sendo crime. A repercussão das lesões a direitos individuais ou coletivos podendo atingir a honra (calúnia, injúria e difamação), o patrimônio, a família, etc. Mas, ao contrário do que muitos pensam, os crimes virtuais muitas vezes deixam rastros, que podem ser descobertos por peritos, o que facilita a instrução de um processo criminal e a provável localização do autor do crime.

Como evitar que crianças fiquem exposta a pedofilia, racismo e apologia a drogas e nazismo?
AP: Embora eu ainda não seja pai, posso usar uma analogia, e dar um conselho que qualquer pecuarista honesto e prudente daria a seu filho: Se você não cuidar da sua vaca direito, meu filho, ela pode ir para o brejo!

E o futuro do metaverso?
AP: Acredito que, atualmente, o maior impasse é a pressão pela identificação das pessoas por trás de um avatar, o que causa um enorme desconforto a todos. O anonimato é a maior atração para se viver uma segunda vida. Ao criar mecanismos para se identificar cada pessoa por trás de um avatar, e atender à pressão constante do fisco, os criadores do Second Life poderiam estar dando um tiro nos próprios pés.

Fonte: Cosmo Online.

domingo, 15 de julho de 2007

Blecaute na Califórnia derruba suporte da Linden Lab e 130 regiões do metaverso

Região de San Francisco foi atingida pela falta de energia elétrica, comprometendo serviços essenciais na Linden.

O blog oficial da Linden Lab informou neste sábado sobre problemas com fornecimento de energia elétrica ocorridos na região de San Francisco, Califórnia. E empresa relata que na tarde de sexta-feira teve comprometido seus seviços burocráticos no departamento financeiro e no de suporte técnico. As linhas ficaram inoperantes.

A Linden diz que nem todo serviço de suporte é centralizado na California e que parte do seu serviço de suporte permaneceu ativo e para onde as chamadas foram direcionadas. No entanto, o datacenter que fica na sede da empresa também teve seu fornecimento de energia comprometido, derrubando assim cerca de 130 mainlands (regiões) do Second Life. Somente na madrugada de sábado os serviços foram restabelecidos, através de um 'rollback' (reinicialização) geral dos servidores locais.

Com informações do Official Linden Blog.
Cresce o número de golpistas brasileiros atuando livremente no Second Life
por Paladino Dagostino*

Assim como na real life, o Second Life está cheio de pessoas que tentam enganar, roubar ou lesar outro residente de alguma maneira. Nas fotos reproduzo as transcrições entre mim e o golpista.


O Second Life é hoje algo bem avançado no que se possa dizer como veículo de midia, diversão, trabalho, etc. As possibilidades são infinitas dentro do metaverso e não poderíamos deixar de fora os golpistas . Sim. Como na real life, o Second Life está cheio de pessoas que tentam enganar, roubar ou lesar outro residente de alguma maneira.

No último dia 14 (sábado), sofri uma tentativa de golpe, muito bem bolada. Mas o golpista não teve sorte em concretizar o golpe. Mesmo tendo um pouco de vergonha de ter sido enrolado inicialmente na conversa dele, tomei coragem em dividir isso com toda a comunidade do Second Life no Brasil. E como o Mundo Linden é o hoje sem sombra de dúvidas o ponto de partida para todas notícias, resolvi enviar essa denúncia para que todos tenham cuidado com residentes brasileiros que se utilizam dessas praticas.

Estava eu passeando por uma das ilhas da Kaizen para ver como andam as coisas por lá. Visitar as novas empresas e quem sabe alguma oportunidade de negócio. Pois bem, um usuário se identificou como uma empresa da real life. Iniciamos uma conversa (que reproduzo das imagens deste artigo). Desconfiado eu sai da ilha e fui para outra localização. Percebendo que se tratava de um golpe, pedi para conversarmos por IM, para que pudesse ficar mais fácil capturar imagens desta conversa.

Mesmo estando desconfiado, admito que a empolgação na possibilidade de realizar algum tipo de negócio com alguma empresa me deixou eufórico. Porém, nos finalmentes, quando o golpista tentou concretizar o golpe eu não cai. Tenho uma bagagem muito grande em mundos virtuais. Sempre fico atento a notícias como essas para me precaver. E isso me deu coragem para poder denunciar, afim de que outras pessoas experientes, ou não, nunca caiam nesse golpe ou em outros.

Realmente não sei se a Kaizen vai tomar alguma providencia contra esse residente, mas isso também não me cabe a decisão. Fico satisfeito em apenas dividir e alertar a todos que tomem cuidado. Acessem sempre o Mundo Linden e as comunidades espalhadas pela internet e procurem ficar sempre atentos.

Outro golpe que tem chamado bastante atenção é aquele em que usuários se fazem passar por bancos. Comprando e vendendo linden dólares. Existem bancos no Second Life aparentemente confiáveis. Porém existem outros bancos que não são. Já ouvi diversos relatos de residentes que depositam dinheiro em contas e nunca viram seus lindens cairem na conta, conforme esperado. E isso esta virando um golpe comum. Enquanto a Kaizen não providenciar a troca de indens por reais, isso vai continuar a ser um problema e que vai dar muita dor de cabeça. Não haverá para quem reclamar.

A minha sugestão é que esperem a Kaizen colocar todo seu serviço em pleno funcionamento. Ou então procurem "bancos" que possuam domínio '.com.br' e nada de subdomínio grátis, pois todos que tem com.br são obrigados a abrir firma e reconhecer em cartório e seus dados, que ficam todos a disposição da Receita Federal. Qualquer pessoa que queira saber os dados do dono do site. Nem em .com dá pra confiar e, mesmo com tudo isso, se você realmente está desesperado para vender seus lindens, procure muitas indicações e referências antes de fechar negócio

Agradeço ao Mundo Linden pela oportunidade de alertar toda a comunidade e quem sabe assim a Kaizen e a IG possam agilizar essa conversão de moeda que hoje é um dos grandes problemas e gerador de muita dor de cabeça.

*Paladino Dagostino é empresário brasileiro e fundador da 'Full Permissions'.